NOVA AURORA

POLÍCIA

Banda da PMPR recepciona músicos veteranos para homenagem

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (27), a Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) organizou uma recepção aos seus veteranos, músicos que fizeram parte da história da Banda de Música e hoje se encontram na reserva ou reforma. A iniciativa teria surgido de um pedido da filha de um militar da reserva, a qual afirmou que seu pai está acometido do mal de Alzheimer, sendo que uma das únicas lembranças que ele recorda, com clareza, seriam do tempo em que serviu na Banda de Música.

O subtenente veterano Walter Menta ingressou nas fileiras da PMPR no ano de 1969, indo para a reserva remunerada em 1994. De acordo com militares contemporâneos do subtenente Menta, o músico deixou sua marca na Banda da PMPR pela excelência com a qual executava seu instrumento Clarinete e pelas diversas vezes em que esteve à frente da Banda, como regente.

A filha do militar veterano procurou a PMPR, relatando o atual quadro de saúde de seu pai e solicitando a realização de uma possível visita à sede da Banda da PMPR. Com o pronto atendimento do pedido, por parte do chefe da banda de Música, capitão músico Elizeu da Silva, foi organizada uma recepção, não apenas para o subtenente Menta, mas para vários outros integrantes veteranos da Banda da PMPR.

Leia Também:  PCPR prende mulher por receptação em Paranavaí

O encontro, que reuniu militares da ativa e da reserva, abriu espaço para o compartilhamento de memórias daqueles que integraram por décadas a Banda de Música e que fazem parte da sua história, estabelecendo a Banda da PMPR como um patrimônio cultural para a Polícia Militar do Paraná e para a população do estado.

Para o capitão Elizeu Silva, desta iniciativa surge a ideia de um projeto. “A nossa ideia é lançar um projeto, valorizando o veterano, nossos heróis. Nós queremos que a Banda possa ir até as residências dos militares veteranos, muitos deles acamados, pra que eles possam ouvir algumas músicas executadas pela Banda e reviver suas memórias”, comentou o capitão.

Elisane Menta, filha do subtenente Menta que propôs o encontro, descreveu a importância do momento, de maneira emocionada. “Meu pai mal sabe onde ele mora, mas ele sabe onde fica o quartel. Agradeço muito a acolhida que a banda realizou, permitindo que meu pai tenha um encontro com seu passado. Certa vez eu disse ao meu pai que, ainda que ele viesse a esquecer, eu estarei aqui pra contar a história dele”, relatou a filha do militar.

Leia Também:  PCPR cumpre quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de furto em Sengés

Como parte da visita, a Banda executou aos presentes o dobrado denominado “Eterna Saudade”, muito executado em formaturas militares há décadas. O encontro contou ainda com a entrega ao subtenente Menta de um conjunto de fardamento da época em que o militar estava na ativa, um café para os músicos veteranos e seus familiares e uma visita ao Museu da PMPR.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  AIFU registra 25 autuações durante operação em estabelecimentos de Paranaguá

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende dois foragidos por furto e tráfico de drogas em Quedas do Iguaçu

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA