NOVA AURORA

PARANÁ

Nova Casa de Semiliberdade Feminina Regina Pessuti vai atender até 18 adolescentes

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta terça-feira (26) a nova estrutura da Casa de Semiliberdade Feminina Regina Fischer Pessuti, em Curitiba, destinada ao atendimento socioeducativo de adolescentes que cometem atos infracionais. O espaço, de 481 m² de área construída e 1.848 m² de área total, conta com cozinha, jardim, biblioteca, salas de aula, estudos e atividades, e oito dormitórios. A capacidade total é de 18 vagas.

A Casa fica ao lado do Centro de Socioeducação (Cense) Feminina Joana Richa que, com a construção da sede do Escritório Regional Socioeducativo de Curitiba, farão parte do primeiro complexo socioeducativo feminino do Brasil.

A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações, e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 2 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR)

“O atendimento socioeducativo está passando por uma revolução no Paraná. Estamos aprofundando o processo de regionalização, já realizamos a destinação de equipamentos e viaturas às unidades, e também contratamos novos profissionais de saúde”, disse o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “Além disso, estamos fortalecendo os projetos pedagógicos voltados à ressocialização, aproveitando o trabalho já realizado pelos profissionais da socioeducação, e estamos construindo novas unidades que irão integrar a rede estadual de atendimento”.

“É importante entender que um ato infracional não pode determinar o que são essas adolescentes. O projeto de vida das meninas que irão viver nesta Casa vai ser cercado de apoio técnico, responsabilidade e afeto”, afirmou Juliana Sabbag, coordenadora da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Sedef e vice presidente do Cedca-PR. “Este espaço foi pensado junto com o conselho, que não apenas financiou o projeto como acompanha a execução da política pública da socioeducação.”

Leia Também:  IAT e ONG farão inventário de aves que habitam as Unidades de Conservação

A Casa de Semiliberdade Feminina já conta com 15 servidores, entre agentes de segurança socioeducativos, assistentes sociais, auxiliares administrativos, motoristas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que compõem a equipe multidisciplinar de atendimento às adolescentes.

O projeto político pedagógico que norteará o atendimento, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi construído pela Coordenação Estadual de Gestão da Socioeducação da Seju, apresentado e validado pelo Cedca-PR e pelo Ministério Público do Paraná.

“Como esta Casa vai atender não apenas Curitiba e sim todo o Paraná, meninas que vão estar longe de suas cidades, suas casas e suas famílias, elas merecem um lugar adequado e uma equipe qualificada para cumprir sua medida socioeducativa e reconstruir sua trajetória de vida”, disse a promotora Danielle Tuoto.

SOCIOEDUCAÇÃO NO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Desse total, 19 são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Leia Também:  Duplicação de rodovia entre Maringá e Iguaraçu chega a 44% de execução

Há também nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama. Garantem o atendimento nas 28 unidades em funcionamento 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

HOMENAGEM – A cerimônia de inauguração contou com a presença do ex-governador Orlando Pessuti, atual secretário-executivo do Paraná da Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), e outros familiares da ex-primeira dama do Paraná. O prédio homenageia Regina Fischer Pessuti, que faleceu no dia 25 de maio deste ano.

“Fico muito emocionado com esta homenagem. É uma Casa de Semiliberdade, mas antes de tudo é uma escola, uma escola para a vida e das coisas da vida que a gente tem, e a Regina teve como sua primeira atividade o mister de ser professora de química em Ivaiporã”, declarou o ex-governador Orlando Pessuti, acompanhado dos filhos Moisés, Felipe e Bruno, que é vereador em Curitiba, e outros familiares.

PRESENÇAS – Também estiveram presente na solenidade o secretário de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni, o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, a deputada estadual Márcia Huçulak, e o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Paraná, defensor público Fernando Redede.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Tudo por WhatsApp: IAT muda forma de reserva para o camping no Pico do Marumbi

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governador entrega sete caminhões aos Bombeiros para combate a incêndios florestais

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA