NOVA AURORA

PARANÁ

Cursinho da UEL vai beneficiar 250 estudantes de Assaí a partir deste sábado

Publicado em

Começam oficialmente neste sábado (16) as atividades presenciais do Cursinho Pré-vestibular (CEPV) da UEL no município de Assaí, a cerca de 50 km de Londrina, que tem o objetivo de preparar uma turma de estudantes do último ano do Ensino Médio para as provas do Vestibular 2024, que serão realizadas em outubro e novembro.

As atividades são resultado de convênio estabelecido entre a UEL e a Prefeitura Municipal de Assaí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Pelo acordo firmado, a UEL cederá os instrutores e o material didático, cabendo à prefeitura custear as bolsas mensais e o transporte semanal. Ao todo, serão 11 encontros presenciais realizados aos sábados, que deverão beneficiar diretamente 250 estudantes.

Segundo a reitora da UEL, professora Marta Favaro, a estrutura do CEPV foi solicitada pela prefeitura, considerando a necessidade de oferecer melhores condições para os alunos de Ensino Médio. Em março, o prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo, esteve na universidade discutindo a possibilidade de melhorias do ensino público a partir de aulas bilíngue nas escolas locais.

Leia Também:  BRDE ultrapassa os R$ 500 milhões em captações no mercado de captais

“Levar essa capacitação para Assaí é bem importante porque existe uma competência comprovada na preparação dos estudantes para o processo de seleção no ensino superior. Além disso, levar a universidade para o município significa um avanço social importante, na medida que oportunizaremos um processo de formação diferenciada para os estudantes”, definiu Marta.

A pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade, ressalta que o Curso Preparatório Pré-vestibular em Assaí representa uma oportunidade para a universidade ampliar as suas ações extensionistas. “Vamos atender a uma demanda específica e possibilitar aos estudantes melhores condições para concorrer às vagas no ensino superior, seja por meio de vestibular ou de outras formas, como Enem”, disse.

Uma apostila foi preparada para amparar as aulas, que deverão ser dadas no formato presencial, durante 11 semanas, das 8h às 12h. Em dois encontros, os alunos deverão ter atividades também no período da tarde. A cada sábado será dado um módulo com três até disciplinas.

Leia Também:  Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Toda semana uma equipe de três instrutores e mais um responsável pelo apoio pedagógico se deslocará para Assaí. Além das aulas, os alunos contarão com plantão de dúvidas semanais das matérias. O intensivo prevê um total de 44 h/aula presenciais. Ao final, todos os participantes receberão um certificado.

A UEL pretende levar o cursinho para outras regiões. O processo está sendo coordenado pela Proex, Procuradoria Jurídica (PJU) e Administração, considerando uma análise detalhada das necessidades de prefeituras e demais parceiros interessados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Oficina vai orientar produtores de erva-mate na busca por novos mercados

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Artista contemporâneo Adão é o novo residente artístico do Museu Casa Alfredo Andersen

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA