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Boletim do IDR-PR mostra agosto “quente” e chuvas com distribuição irregular

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Os índices de precipitação em agosto variaram bastante nas diversas regiões do Paraná. Houve maiores quantitativos pluviométricos na metade Sul e menores nas regiões mais ao Norte do Estado. A média estadual de precipitação em agosto/2023 e a média histórica foram bem próximas, com valores de 91,5 mm e 88,9 mm, respectivamente. Segundo o boletim agrometeorológico do IDR-Paraná, a precipitação ficou muito abaixo da média histórica nas regiões Norte e Noroeste, e nas demais ou acima ou bem próxima da média histórica.

Um dos principais sistemas que provoca chuva no Paraná, preponderantemente no outono/inverno, são as frentes frias advinda do Sul do Brasil. Houve três entradas desses sistemas no Estado, provocando formação de áreas de instabilidade e chuvas abundantes na metade Sul, mas a presença de bloqueios atmosféricos mais ao Norte do Estado impediu a atuação efetiva desses sistemas nessa região.

As anomalias das temperaturas máximas de agosto foram predominantemente acima da média. A temperatura máxima de agosto e a média histórica foram de 25,0 ºC e 24,4 ºC, respectivamente. Quanto às mínimas, observa-se que em todos os municípios analisados as temperaturas de agosto/2023 ficaram acima da média histórica, indicando um mês com manhãs mais quentes que o normal. A temperatura mínima média do Paraná em agosto foi 13,2 °C e a média histórica é 11,9 °C, ou seja, 1,3 °C mais elevada.

Quanto à ocorrência de geadas, houve atuação de três massas polares de intensidades fracas provocando geadas leves e restritas ao extremo sul do Paraná.

Com relação à agricultura, de maneira geral o clima favoreceu as culturas as quais se desenvolveram dentro da normalidade.

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IDR

MILHO 2ª SAFRA – De forma geral o clima mais seco e com chuvas espaçadas beneficiou a cultura do milho, que foi colhido na sua grande maioria. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no final de agosto 1% do milho paranaense estava na fase de frutificação, 99% na maturação e 63% da área colhida. Além disso, 76% das lavouras foram classificadas como boa condição, 19% condição mediana e 5% ruim. A produtividade esteve dentro do previsto inicialmente.

MILHO 1ª SAFRA – Em agosto iniciou-se a semeadura do milho primeira safra e até o final do mês 9% da safra do Paraná foi implantada e apresentou boas condições de desenvolvimento (Seab).

FEIJÃO 1ª SAFRA – A semeadura do feijão primeira safra já começou e até o final do mês 4% da safra do Paraná foi implantada, segundo a Seab. Desse montante, 93% apresentaram boas condições e 7% condição média.

TRIGO E DEMAIS CEREAIS DE INVERNO – Começou a colheita do trigo no Paraná, com 13% do cereal colhidos. Também se iniciou a colheita dos demais cereais de inverno. De modo geral, o clima favoreceu essas culturas as quais apresentaram bom desenvolvimento. Há relatos de redução da produtividade em decorrência de doenças fúngicas como brusone, giberela e ferrugem. De acordo com a Seab, estima-se que 76%, 19% e 5% das lavouras de trigo apresentaram condições boas, medianas e ruins, respectivamente.

CAFÉ – De acordo com a Seab, cerca de 82% do café do Paraná foi colhido até agosto. Na região cafeeira do Estado, localizada mais ao Norte, a colheita foi favorecida pelo clima mais seco. Houve atraso e desuniformidade na maturação devido às floradas tardias ocorridas em novembro e dezembro/2022. O café colhido apresentou, na sua maioria, boa qualidade de bebida e grãos graúdos. 89% apresentaram boas condições de desenvolvimento e 11% condições médias.

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PASTAGENS – As pastagens apresentaram produções de massa verde bastante variável de acordo com o clima local. Em algumas regiões a produção foi satisfatória, já em outras se observou baixa produção, com necessidade de suplementação para o rebanho, como no Noroeste do Estado.

BATATA – A batata segunda safra foi praticamente toda colhida e a maioria apresentou boas condições (90%). Iniciou-se o plantio da batata primeira safra, e até o final de agosto 8% das áreas foram plantadas, as quais apresentaram bom desenvolvimento vegetativo e floração.

MANDIOCA – As condições climáticas foram favoráveis à colheita e a implantação da nova safra de mandioca, que iniciou em alguns municípios do Paraná.

OLERÍCOLAS – O clima foi favorável às hortaliças de modo geral, sem ocorrência de geadas e sem necessidade de irrigação intensiva. As olerícolas em geral apresentaram um bom desenvolvimento.

FRUTICULTURA – A colheita da laranja, uva, tangerina e demais frutíferas foi, em geral, favorecida pelas condições climáticas de agosto.

MANANCIAIS HÍDRICOS – De modo geral, os rios, represas e córregos registraram níveis dentro da normalidade.

Fonte: Governo PR

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Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba

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O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).

Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

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ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.

O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.

A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.

Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.

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SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.

Fonte: Governo PR

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