NOVA AURORA

PARANÁ

Parceria entre Polícia Penal e Unifacear cuida da saúde de presos em Piraquara

Publicado em

Um novo projeto elaborado em parceria pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a faculdade Unifacear, de Curitiba, envolve ações de cuidado com a saúde de pessoas privadas de liberdade (PPL) que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na Região Metropolitana de Curitiba. Com apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem, são realizados testes de HIV, sífilis e aferições de pressão arterial com o objetivo de prevenção e acompanhamento das condições de saúde dos custodiados.

As atividades iniciaram na última sexta-feira (01) e prosseguirão até que todos os apenados sejam atendidos. Os presos também recebem orientações de saúde e medicamentos para controle parasitário. A equipe de acadêmicos trabalha sob coordenação da professora Manuela Kaled e acompanhamento do técnico de enfermagem da PEP I, Cláudio Rogério Alves da Silva.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, a ação tem um impacto positivo na sociedade. “Essa parceria é importante não só para o sistema penal, mas para a saúde pública. A ação é preventiva para que os apenados não precisem sair das unidades e dividir espaço com a população para atendimento nas unidades de saúde”, disse.

Leia Também:  Com incentivo do Profice, ópera "Anjo Negro" estreia no final do mês no Teatro Guaíra

O diretor da unidade prisional, Thorsten Ferraz, destacou o apoio da universidade nessa ação e o desempenho da equipe da saúde da PEP I. “Esta é uma importante ação que reforça a assistência aos privados de liberdade sob custódia na PEP I e que auxilia na prevenção a enfermidades. A PEP I não registrou nenhum óbito durante a pandemia da Covid-19. Com ações preventivas e atenção dos gestores Polícia Penal do Paraná estamos mantendo a unidade com índices de cuidados à saúde e de escolaridade acima da média nacional”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  Paraná capacita profissionais sobre manejo clínico de pessoas que vivem com HIV/Aids

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Sanepar homenageia colaboradores que atuaram na tragédia do Rio Grande do Sul

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA