NOVA AURORA

PARANÁ

Paranaenses estreiam nos Jogos da Juventude 2023 com prata no ciclismo

Publicado em

Os campeões dos Jogos Escolares do Paraná iniciam neste fim de semana as disputas dos Jogos da Juventude 2023, que acontecem em Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a competição reúne mais de 4 mil atletas, dos estados e Distrito Federal, competindo em 18 modalidades esportivas. A abertura oficial foi nesta sexta-feira (01), que no Theatro Pedro II, com a presença de embaixadores do evento, acendimento da tocha e desfile das delegações com suas bandeiras. Os Jogos seguem até o dia 16 de setembro.

O Paraná participa com uma delegação formada por mais de 200 integrantes, entre atletas e dirigentes. A expectativa é repetir o desempenho da edição de 2022, quando o Estado sagrou-se campeão geral da competição. 

Em Ribeirão Preto, o Estado estreou com prata no ciclismo. A equipe paranaense, comandada pelo treinador Jeferson Fernando Ribeiro e composta por Catharine, Matheus, Nicolly e Ryan, competiu nos naipes individuais, mas foi no geral misto que conquistou o segundo lugar.

Leia Também:  Com 12,2 mil acidentes somente neste ano, Saúde alerta para o risco de quedas de idosos

A nota é resultado da soma do melhor no individual de cada naipe, ou seja, com Matheus Constantino, que ficou em 5º geral no masculino e Nicolly Carolline, em 7º no geral feminino, somaram o suficiente para colocar a delegação atrás apenas de Goiás. Neste sábado ciclismo tem prova de 200 metros de velocidade, no domingo acontece a prova por pontos e, na segunda, a prova de estrada.

Marcia Tomadon, da secretaria estadual do Esporte (Sees) e coordenadora dos Jogos Escolares, lembra que o Paraná foi campeão dos Jogos da Juventude em 2022 e que busca realizar campanha de sucesso nesta edição. “É um prazer enorme chefiar a delegação do Paraná, temos grandes atletas, com muita responsabilidade, educados, gentis, que têm um comportamento acima da média, tanto nas quadras, como na hospedagem, no refeitório. Eu acho que isso é um aprendizado dessas crianças, das nossas fases municipais, regionais, macros, porque a gente trabalha muita parte pedagógica das nossas crianças”, disse ela.

Leia Também:  Fazenda realiza mais uma rodada de capacitação do novo Sistema Financeiro do Estado

Cristiano Barros D’El Rei, diretor de esportes da Sees ressalta a expectativa do Paraná em relação à participação do Paraná nos Jogos da Juventude. “Com delegação completa e com interesse de buscar o mesmo resultado de 2022, de nos mantermos, como historicamente acontece, entre os três primeiros”, disse.

O atleta Luiz Fernando Sena Santos pratica a Marcha atlética. Ele pratica atletismo há sete anos e afirma estar feliz de chegar até os Jogos da Juventude. “Estamos muito animados e achamos que vai ser bem legal”, afirmou Luiz.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibular

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA