NOVA AURORA

PARANÁ

Com Comitê de Ética e Integridade, Portos do Paraná reforça segurança a investidores

Publicado em

A estrutura de governança da Portos do Paraná fica mais robusta com a criação de um Comitê de Ética e Integridade. Esta é a primeira vez que um colegiado com esse foco é formalizado na empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina.

O comitê passa a se ocupar em atividades que vão desde a apuração de denúncias de desvios éticos, em apoio ao Conselho de Auditoria Estatutário (CAE), até o desenvolvimento de ações informativas voltadas ao conhecimento dos princípios e valores éticos que regem as relações interpessoais na companhia.

Na coordenação estão Cinthia Breidenbach, da Gerência de Arrendamentos e, como suplente, Jaqueline Dittich Trevisan, da Diretoria de Meio Ambiente. Ainda integram o comitê Adrielle Lourenço, da Diretoria de Operações, que tem como suplente Nívea Wajima, da presidência; e Adrian Lamek de Ramos, da Coordenadoria Financeira, que tem como suplente o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Henrique Pires.

O mandato dos membros do Comitê tem duração de dois anos, sem recondução dos titulares. Além de atuar, de maneira autônoma, em apoio à Ouvidoria, o órgão recebe apoio técnico da Superintendência de Governança, criada em 2020.

Leia Também:  Eventos esportivos do Corpo de Bombeiros Militar serão atrações no Verão Maior Paraná

“Com certeza ele eleva o nível de governança na empresa, trazendo mais segurança na execução das nossas atividades. Além disso, traz ainda mais segurança jurídica para investidores e demais parceiros da empresa pública”, afirma o superintendente de Governança da Portos do Paraná, Carlos Eidam de Assis.

“Analisamos os exemplos já aplicados não apenas na nossa área de atuação – portuária –, mas em outros mercados. Com isso, buscamos tornar ainda mais sólido o trabalho de governança corporativa e compliance que vimos desenvolvendo desde 2020”, completa.

O grupo está focado em desenvolver ações de conscientização e abordar os mais diferentes temas para garantir as melhores práticas na empresa. “O Comitê se reflete tanto como um instrumento de efetivação e garantia de direitos dos colaboradores, como de conscientização e fomento acerca dos princípios e valores éticos que norteiam as relações na Portos do Paraná”, explica Cinthia, a coordenadora do grupo. 

Leia Também:  Filhote de onça com ferimentos graves é resgatado por técnicos do IAT em Umuarama

Nesse contexto, o grupo já traçou diretrizes para implementação de ações de conscientização a respeito do Código de Ética da Autoridade Portuária e do Código de Conduta e Integridade dos Empregados Públicos. Isso será feito com palestras e outras atividades de disseminação em larga escala de conteúdo educativo voltado à ética nas relações de trabalho.

“Nossa prioridade está voltada à saúde das relações interpessoais, com vistas a um ambiente laboral sadio, colaborativo e ainda mais produtivo, com ênfase no respeito à individualidade e à diversidade”, garante.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Premiação do Estado reconhece excelência de pesquisadores e motiva soluções inovadoras

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Unioeste e Secretaria de Ensino Superior levam pesquisas e inovação ao Show Rural 2024

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA