SAÚDE
Crianças também precisam de transplante de coração
Publicado em
22 de agosto de 2023por
Tadeu Itajubá
Segundo o Ministério da Saúde, 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração no Brasil; Pequeno Príncipe tem cinco pacientes em espera
No último domingo, dia 20, o apresentador de televisão Fausto Silva entrou na fila de espera por um transplante cardíaco. Embora o procedimento seja mais comum em adultos, no Brasil 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração para continuar vivendo. O número representa 17% do total de pacientes brasileiros esperando por esse órgão. Os dados, atualizados até o dia 16 de agosto, são do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, tem hoje cinco crianças listadas na fila do transplante cardíaco e outras duas estão sendo avaliadas para entrar na lista. Segundo o cardiologista Bruno Hideo Saiki Silva, responsável clínico pelo Serviço de Transplante Cardíaco e Miocardiopatias da instituição, a criança mais nova atualmente no rol de espera tem 1 ano e 10 meses, enquanto o adolescente mais velho está com 16 anos.
No caso das crianças pequenas, é ainda mais difícil encontrar um coração de tamanho compatível. “Ofertas de coração com pacientes abaixo de 30 quilos são um grande desafio”, informa Bruno. É o caso do paciente do Pequeno Príncipe, que aguarda há mais tempo na fila – desde novembro de 2022. Quando foi listado, ele tinha 1 ano e 6 meses.
“Para haver compatibilidade entre doador e receptor, existe a necessidade de uma concordância entre peso e altura. Por exemplo, o peso do doador não pode ser menor que 20% ou maior que o dobro do peso do paciente em lista de espera”, detalha o cirurgião cardiovascular responsável por uma das equipes do Serviço de Cirurgia Cardíaca no Pequeno Príncipe, Fabio Binhara Navarro. Neste ano, a instituição já realizou quatro transplantes cardíacos.
Indicação de transplante cardíaco em crianças
De acordo com o cirurgião cardiovascular Fabio Binhara Navarro, crianças e adolescentes podem nascer com malformações no coração ou desenvolver doenças que afetem o funcionamento da estrutura do órgão no decorrer dos anos. Em alguns casos, o tratamento com medicamentos ou cirúrgico (correções de anomalias) não normaliza a função, por isso o transplante cardíaco é indicado.
Pacientes que apresentem estágio final de insuficiência cardíaca, ou seja, quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, precisam do transplante.
Como é feito o transplante cardíaco pediátrico?
Para o procedimento ser realizado, são necessários diferentes profissionais, como cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas, intensivistas, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, perfusionistas, psicólogos e assistentes sociais. No Pequeno Príncipe, a equipe multidisciplinar analisa cada caso desde a consulta pré-operatória, assim como auxilia na seleção do órgão que a criança vai receber e no procedimento cirúrgico, além dos cuidados depois que o transplante cardíaco é finalizado.
A cirurgia, bastante complexa devido à pouca idade dos pacientes, exige duas equipes. “Enquanto parte dos profissionais vão para a retirada do coração do doador, outra parte prepara o receptor, de forma simultânea. Tudo com o intuito de diminuir o tempo de isquemia [tempo em que o fluxo sanguíneo do coração é interrompido] do coração transplantado, para que ele seja o menor possível, preferencialmente menor do que quatro horas”, ressalta o cirurgião cardiovascular.
Essa divisão da equipe, segundo o médico, é fundamental para um procedimento seguro, principalmente quando a captação do órgão é realizada em outros estados, exigindo transporte aéreo. Durante o procedimento, é utilizada uma máquina que faz a função do coração e do pulmão (máquina de circulação extracorpórea) e mantém a circulação sanguínea dos demais órgãos. Nesse momento, o coração doente é retirado, e o órgão saudável é implantado.
Pequeno Príncipe é referência no atendimento de bebês
O Hospital é referência no atendimento de crianças menores de 2 anos. É o caso de Miguel Gabriel da Silva Valoroski, que realizou um transplante cardíaco pouco antes de completar 1 ano. Ele foi diagnosticado com fibroma, um tumor que cresceu dentro do músculo do coração, e só esse tipo de procedimento poderia normalizar o funcionamento do órgão.
O transplante do menino foi um sucesso. De acordo com a mãe, Beatriz Valoroski das Almas, um dia após a cirurgia, ele foi desentubado e recebeu alta antes do esperado. “Ele ficou mais tempo na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] antes da cirurgia do que depois do procedimento, que é complexo. Ele se recuperou muito rápido, foi um milagre”, comemora.
Conforme Navarro, após o transplante, o paciente é monitorado continuamente e necessita de terapia para imunossupressão, com medicamento que atua no seu sistema imunológico, impedindo o processo inflamatório que pode levar à rejeição do órgão. Depois da alta hospitalar, que varia entre 15 e 30 dias, a criança ou adolescente é acompanhado pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia do Pequeno Príncipe até completar 18 anos.
Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.
30 de maio é o Dia Mundial de Conscientização da doença que ataca o sistema nervoso central e acomete cerca de 40 mil brasileiros
Formigamento, dormência, dor, fraqueza nos braços, pernas, tronco ou face, além de problemas com a visão, podem ser sinais iniciais de esclerose múltipla, sobretudo em pacientes jovens.
Cerca de 40 mil pessoas no Brasil são atingidas pela esclerose múltipla, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). No mundo, esse número chega a quase 3 milhões de pessoas.
Afeta principalmente jovens, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos de idade. Depois de doenças neurológicas decorrentes de traumas de acidentes, a esclerose múltipla é a maior causa de incapacidade neurológica em adultos jovens.
Essa patologia neurológica é inflamatória e autoimune, acomete o cérebro e a medula. Acontece quando as zonas de mielina, substância que reveste a maioria das fibras nervosas é danificada ou destruída, causando uma inflamação que compromete o funcionamento do sistema nervoso central e criando uma barreira na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo.
“Os sintomas variam de pessoa para pessoa, de acordo com o grau do dano já causado. Não há cura para a esclerose múltipla, mas existem tratamentos que ajudam na redução e gravidade dos surtos bem como reduzindo chances de novos surtos e progressão da doença”, explica o neurologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Frederico Lacerda, que destaca ainda alguns sinais de atenção. Confira:
- Fraqueza;
- Sensitivas: dormências ou formigamentos; dor ou queimação na face;
- Visuais: visão borrada, mancha escura no centro da visão de um olho, visão dupla;
- Motoras: perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular;
- Ataxia: falta de coordenação dos movimentos finos ou para andar e desequilíbrios;
- Esfincterianas: dificuldade de controle da bexiga ou intestino;
- Cognitivas: problemas de memória, de atenção, do processamento de informações;
- Mentais: alterações de humor, depressão e ansiedade.
- Além disso, pode apresentar sintomas associados descritos abaixo, sendo rara a sua apresentação de forma isolada:
O diagnóstico é feito por meio da análise médica que inclui exame clínico e exames complementares, como ressonância magnética de cérebro, coluna cervical e torácica e coleta de líquor. Desta forma, é essencial que mediante qualquer suspeita, ocorra a busca por um especialista, sobretudo após a apresentação de um sintoma novo e agudo, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são determinantes para gerenciar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.
Camila Crepaldi

Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários

Em um ano, 1ª PPP da Sanepar investe R$ 30 milhões e acelera universalização do esgoto

PMPR é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho voltado às pessoas com TEA

Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’

Vencedor do APCA e celebrado em Paris, espetáculo de dança “Encantado” chega ao Guaíra
PARANÁ


Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu três Processos Seletivos Simplificados para contratar agentes universitários de níveis de...


Em um ano, 1ª PPP da Sanepar investe R$ 30 milhões e acelera universalização do esgoto
Com avanços na coleta e tratamento de esgoto para milhares de pessoas, a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da Sanepar está...


Vencedor do APCA e celebrado em Paris, espetáculo de dança “Encantado” chega ao Guaíra
Depois de estrear no Festival d’Automne de Paris, fazer temporada em dois teatros da capital francesa e vencer o Prêmio...
POLÍCIA


PMPR é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho voltado às pessoas com TEA
Na manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi homenageada em uma sessão solene realizada no Plenário...


PM intercepta carro que tinha 75 quilos de maconha em Manoel Ribas (PR), no Centro-Sul do estado
Marcia Santos Jornalista Responsável O trabalho conjunto entre o 16º Batalhão e o 5º Comando Regional da PM possibilitou a...


Em Ponta Grossa (PR), PM registra estelionato e orienta população; mulher teve prejuízo de R$ 43 mil
Marcia Santos Jornalista Responsável O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º...
ENTRETENIMENTO


Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’
Leticia Spiller, de 51 anos de idade, publicou, nesta segunda-feira (31), uma foto em que aparece ao lado de Franclim Mendes,...


Graciele Lacerda faz tour por apartamento de Itapema, Santa Catarina: ‘Vem pouco’
Graciele Lacerda, de 44 anos, está em Itapema, Santa Catarina, onde tem um apartamento de frente para a praia. A...


Yuri Lima exibe vídeo fofo da filha Nala, brincando com pulseira luxuosa: ‘R$ 33 mil’
Yuri Lima, de 30 anos, publicou um vídeo repleto de fofura, nesta segunda-feira (31), em que registra Nala, sua filha...
ESPORTES


Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que...


Vasco vence o Santos com virada emocionante na abertura do Brasileirão
Em um clássico deste domingo pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Santos começou sua jornada com uma derrota de virada frente...


Palmeiras e Botafogo empatam no Allianz em estreia no Brasileirão
Na tarde deste domingo (30.03), Allianz Parque foi palco do confronto entre Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
PARANÁ1 dia ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro