PARANÁ
Censo 2022: Paraná tem 30.460 indígenas em 345 cidades
Publicado em
7 de agosto de 2023por
Itajuba TadeuO Paraná tem 30.460 indígenas autodeclarados, de acordo os dados do Censo 2022 divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com os dados do Censo anterior, de 2010, o Estado registrou um aumento de 14% na população indígena, que era de 26.559. O número representa 0,27% da população total do Paraná, que é de 11.443.208 habitantes. Em 2010, a participação da comunidade indígena na população total do Estado era um pouco menor, em 0,25%.
Dos 399 municípios paranaenses, 178 apresentaram aumento das suas populações indígenas, segundo o Censo de 2022. São 345 cidades com registro de ao menos um indígena autodeclarado – 86% do total.
O Paraná tem a 14º maior população indígena do País e a segunda maior a região Sul, atrás de Rio Grande do Sul, com 36.096 pessoas (evolução de 6,1% em relação aos 34.001 de 2010), e à frente de Santa Catarina, que tem 21.541 indígenas (aumento de 18,2% em relação aos 18.213 de 2010).
Amazonas lidera o ranking, com mais de 490 mil indígenas, seguido pela Bahia, com mais de 229 mil, e Mato Grosso do Sul, com mais de 116 mil pessoas. No Brasil, a população que se autodeclara dessa forma chegou a 1.693.535 pessoas, o que representava 0,83% da população total.
De acordo com o levantamento, 13.887 dos indígenas moram em terras de demarcação no Paraná, com destaques para a Rio das Cobras, na região Centro-Sul do Estado, a maior terra indígena paranaense e a 50ª maior do País, segundo o Censo, com 3.102 pessoas. A segunda maior é a Terra de Mangueirinha, no Sudoeste, com 1.994. Na sequência estão Ivaí, com 1.886 indígenas, Apucarana, com 1.636 pessoas, e Palmas, com 725.
Os outros 16.573 indígenas do Estado moram fora das regiões demarcadas. Em comparação com os dados gerais do País, o Paraná está acima da média nacional, com 45,59% da população desta etnia morando em terras indígenas. No Brasil, a proporção é de 36%. Nas terras demarcadas, ainda existem 374 moradores não indígenas. Isso quer dizer que mais de 97% dos ocupantes das terras demarcadas são indígenas, o que representa o 7º maior índice do Brasil.
“A luta dos povos indígenas e as políticas públicas de fortalecimento têm sido fundamentais para o País. É importante ressaltar que, embora grande parte viva fora das terras indígenas, devido a um processo histórico de desterritorialização, o Paraná ainda se destaca como um dos dez estados com maior população vivendo dentro desses territórios, o que é fruto de muita luta”, afirmou a secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte.
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CENSO INDÍGENA – A população indígena do País chegou a 1.693.535 pessoas em 2022. Um pouco mais da metade (51,2%) estava concentrada na Amazônia Legal. Em 2010, quando foi realizado o Censo anterior, foram contados 896.917 indígenas no Brasil.
A maior parte dos indígenas (44,48%) está concentrada no Norte. São 753.357 indígenas vivendo na região. Em seguida, com o segundo maior número, está o Nordeste, com 528,8 mil, concentrando 31,22%. Juntas, as duas regiões respondem por 75,71% desse total. As demais têm a seguinte distribuição: Centro-Oeste (11,80% ou 199.912 pessoas indígenas), Sudeste (7,28% ou 123.369) e Sul (5,20% ou 88.097).
Dos 5.568 municípios brasileiros, acrescidos do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, 4.832 tinham, em 2022, pelo menos um residente indígena, o que representa 86,7% do total. Dentre eles, 79 municípios tinham mais de cinco mil habitantes declarados indígenas, um aumento na comparação com 2010, quando eram 42 municípios com, no mínimo, esse quantitativo.
A terra indígena com maior número de habitantes indígenas é a Yanomami (AM/RR): 27.152, ou 4,36% do total de indígenas em terras indígenas. Raposa Serra do Sol (RR) vem a seguir, com 26.176 indígenas e a Terra Indígena Évare I (AM), com 20.177, aparece em terceiro lugar no ranking.
No Censo Demográfico anterior, o quesito de cor ou raça foi aplicado a todas as pessoas recenseadas. Quando elas eram residentes das Terras Indígenas oficialmente delimitadas e se declaravam como brancas, pretas, pardas ou amarelas, ou seja, não respondiam que eram indígenas nesse quesito, havia a abertura da pergunta “você se considera indígena?”. Em 2022, houve a extensão dessa pergunta de cobertura para outras localidades indígenas, que incluem, além dos territórios oficialmente delimitados pela Funai, os agrupamentos indígenas identificados pelo IBGE e as outras localidades indígenas, que são ocupações domiciliares dispersas em áreas urbanas ou rurais com presença comprovada ou potencial de pessoas indígenas.
CENSO GERAL – O IBGE apontou que, em 12 anos, o Paraná ganhou praticamente um milhão de novos residentes, passando de 10.444.526 no Censo de 2010 para 11.443.208 pessoas no estudo mais recente. O crescimento da população paranaense foi de 9,56% no período, maior do que o aumento em termos nacionais, que foi de 6,5%, o equivalente a 12,3 milhões de novos brasileiros. Com isso, o Estado passa a ser oficialmente o 5º mais populoso do País e o primeiro da região Sul, à frente do Rio Grande do Sul (que passou de 10.693.923 para 10.880.506 habitantes) e de Santa Catarina (de 6.248.436 para 7.609.601 habitantes).
Veja o comparativo da população entre os dois Censos AQUI e o estudo completo do IBGE AQUI .
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba
Published
11 minutos agoon
8 de abril de 2025By

O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).
Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).
Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.
Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.
O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.
A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.
Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.
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SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).
As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.
Fonte: Governo PR

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