NOVA AURORA

PARANÁ

No Parque Tecnológico da Saúde, Margareth Dalcolmo reitera importância da vacinação

Publicado em

A médica Margareth Dalcolmo, uma das principais especialistas na área da saúde e referência no combate à Covid-19 no País, reforçou, nesta sexta-feira (4), durante palestra sobre os aprendizados que a pandemia deixou ao Brasil, a importância da vacinação.

Ela participou de um evento realizado no Parque Tecnológico da Saúde, que reúne o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A palestra foi em celebração aos 14 anos do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná, que é comemorado em 4 de agosto.

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalcolmo é pesquisadora sênior da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Ela ocupa a cadeira de número 12 da Academia Nacional de Medicina (ANM). Em 2021, lançou o livro “Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.

A médica apresentou uma linha do tempo, citando as principais coronaviroses endêmicas e epidêmicas que aconteceram ao longo do tempo, até o surgimento do vírus SARS-CoV-2 no final de 2019, na China. “Não adianta a gente querer planejar o futuro sem olhar o passado. O passado nos ensina e a história das epidemias sempre foi algo que eu escrevo muito, há muito tempo. Precisamos aprender com o que passamos”, disse.

A médica falou ainda sobre a evolução dos tratamentos para a Covid-19, desde os antivirais até os imunomoduladores, suas vantagens e desvantagens. “A Covid-19 não é uma doença do aparelho respiratório, embora a porta de entrada seja um aparelho respiratório, sim uma doença da microcirculação”, afirmou.

Leia Também:  Surpresa revelada: Luan Santana é confirmado como uma das atrações do Verão Maior Paraná

Margareth também reforçou a importância da vacinação, tanto em relação à Covid-19, como dos demais os imunizantes disponíveis pelo Plano Nacional de Imunização.

“A epidemia arrefeceu de certa maneira, sem a transmissão ainda é razoável, nós ainda temos cerca de 100 óbitos por Covid-19 por semana no Brasil, o que não é pouca coisa. E temos uma adesão à vacina bivalente muito baixa. Estamos com menos de 20% de cobertura na população adulta e adolescente da vacina bivalente, o que é uma pena porque os estudos já mostraram que a vacina bivalente é capaz de proteger quantas novas cepas variantes e subvariantes circulantes hoje no mundo”, afirmou.

PARQUE DA SAÚDE – Tecpar, Fiocruz Paraná e IBMP são parceiras em diversos projetos, como o Centro de Saúde Pública de Precisão, que fará estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo.

Durante a apresentação, Margareth ressaltou a importância de fortalecer o complexo industrial da saúde no Brasil, lembrando as diversas ocasiões em que a falta de insumos e a dependência externa atrasaram a produção das vacinas. “Vocês lembram que no começou da produção de vacina, ninguém envasava as vacinas? Não tinha frasco, não tinha vidro. Isso não pode mais acontecer, de ficar dependendo de uma coisa simples de produzir. O complexo industrial da saúde no Brasil aprendeu o que tem que produzir aqui, não pode ficar nesse grau de dependência”, afirmou.

Leia Também:  Revitalização de Matinhos vira referência para intervenção em praia do Rio Grande do Norte

O Tecpar, como laboratório público oficial, está conectado com as necessidades do Brasil na área da saúde. Uma das metas do Plano do Governo para o instituto está a implementação de uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a produção da vacina pentavalente, que protege pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.

FIOCRUZ PARANÁ – O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) é a unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná. Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz Paraná se destaca como um produtivo e bem instalado centro de pesquisa, atuando nas áreas de bioquímica, biologia molecular e biologia celular de agentes infecciosos e seus hospedeiros, no estudo da regulação da expressão gênica de microorganismos e parasitas, na caracterização molecular de células tronco, em virologia molecular e em biotecnologia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Paraná estimula prefeituras a aderirem ao programa Cidade Amiga do Idoso

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Revitalização de Matinhos vira referência para intervenção em praia do Rio Grande do Norte

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA