NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná apoia empresas que desejam expandir vendas com certificação Halal

Publicado em

Empresas paranaenses que desejam ampliar atuação internacional têm a oportunidade de expandir mercado através da certificação Halal. O tema foi pauta de evento promovido nesta quinta-feira (3) pela Invest Paraná – agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) – em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).

O webinar “Como o Halal impulsionará a internacionalização da sua marca” apresentou a empresários, cooperativas e interessados no tema o que é e como obter a certificação Halal. O certificado atesta que a empresa, o processo e os produtos seguem requisitos e valores do Islamismo, sendo, portanto, permitidos pela religião para consumo pelos muçulmanos.

Maior produtor de frango do Brasil, com 547 milhões de aves abatidas só no primeiro trimestre de 2023, representando 34% do mercado nacional, o Paraná também se destaca na exportação dessa proteína com certificado Halal.

Marc Daher, diretor-geral do Centro Halal no Brasil, explica que, além das normas religiosas, a certificação também é criteriosa com a qualidade do produto. “Principalmente com os alimentos, além dos requisitos normativos, há também os requisitos de satisfação do consumidor”, disse.

Sotirios Denis, economista da CCAB, afirma que a adequação aos padrões Halal impulsiona toda a cadeia produtiva. “Muitas empresas estão adequando seus produtos ao Halal, mas como ele trata também do processo produtivo, fornecedores e outros agentes também se adaptam”, avaliou.

Dessa forma, as possibilidades comerciais geradas pela certificação se ampliam. Um produto apto para exportação Halal pode, ao mesmo tempo, servir de matéria-prima para a indústria local, que também precisa dessa certificação em seus fornecedores.

Leia Também:  Verão Maior Paraná amplia ações para incentivar hidratação do público durante os shows

ERVA-MATE – Outra cadeia paranaense que se destaca no mercado Halal é a da erva-mate, uma das vocações produtivas do Estado. O mercado árabe, cuja população em sua maioria é muçulmana, é um grande consumidor de mate na forma de chá e de uma infusão parecida com o chimarrão.

Sotirios destaca o potencial do Paraná para atender o mercado árabe, não só pelo volume, mas também pela qualidade da erva-mate. “Visitei alguns produtores de mate no Paraná e fiquei realmente impressionado com o cuidado no cultivo, conforme os critérios que a certificação exige, e com a qualidade final que isso confere ao produto”, disse.

O Paraná é o maior produtor de mate do Brasil e nos últimos anos a erva vem ganhando valor agregado com a produção sombreada. Nesse sistema, o mate é produzido à sombra de árvores, em especial araucárias, o que faz com que tenha menos cafeína, reduzindo a amargura do mate e, consequentemente, sendo mais agradável ao paladar. Plantada desta forma, a erva-mate também produz mais teobromina, substância que dá um gosto mais amaciado ao chimarrão e ao chá.

Dentro do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Invest Paraná, que incentiva pequenos empreendedores de produtos tradicionais do Estado a se profissionalizar, o mate é a maior cadeia produtiva, com 14 municípios atendidos na Região Centro-Sul.

ACESSO AO MERCADO INTERNACIONAL – Para as empresas que desejam ampliar a atuação no mercado internacional através do Halal, a Invest Paraná presta serviços que colaboram para a abertura de mercado e exportações. Além de atender e colocar a empresa em contato com o mercado internacional, a agência promove regularmente missões comerciais internacionais, levando empresários paranaenses para negociar com potenciais compradores, além de aprender e se inspirar com trocas de experiência que colaboram para aprimorar seus produtos e serviços.

Leia Também:  Estado pede suspensão da liminar que paralisou projeto da Ponte de Guaratuba

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca que desde 2021 foram 16 missões internacionais e que mais quatro estão planejadas para acontecer ainda neste ano. “Agora em julho realizamos uma missão ao Canadá e ao Estado de Iowa, nos Estados Unidos, em que fomos acompanhados do governador Ratinho Junior e de empresários e representantes de cooperativas. Pudemos aprender, trocar experiências e fazer contato com nomes importantes do agro, principalmente em Iowa”, disse.

Para os próximos meses a Invest Paraná deve promover missões internacionais para a China, em setembro, com foco em investimentos, e uma segunda missão à Itália (a primeira ocorreu em junho), que deve acontecer em outubro, voltada ao Hidrogênio Renovável. Em novembro, além de uma missão à Índia, vai participar da feira Agritechnica 2023, em Hannover, na Alemanha.

“Nós da Invest Paraná nos colocamos à disposição das empresas que buscam internacionalizar, seja pelo apoio para obter a certificação Halal, contatos estratégicos ou participação em missões, feiras e eventos”, salientou Rocco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Paraná alcança 10 meses seguidos com tempo médio de abertura de empresas abaixo de 10 horas

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Paraná avança em parcerias culturais e econômicas com província polonesa da Silésia

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA