NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná integra programa nacional para transformação digital da administração pública

Publicado em

O Governo do Paraná agora faz parte da construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital do Brasil. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (2), em Brasília, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O objetivo é criar um conjunto de recomendações estratégicas para que a transformação digital da administração pública resulte na boa qualidade da prestação dos serviços públicos do País. O Paraná foi representado pela Secretaria da Administração e da Previdência.

“A ideia de ter um governo cada vez mais digital, acessível e que potencializa os serviços que chegam até a população tem sido a missão do Governo do Paraná”, disse o secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo. “Dessa forma, o Estado tem muito a contribuir com esse projeto nacional ao compartilhar estratégias aqui adotadas e que já estão gerando resultados”.

Entre as iniciativas do Paraná, o secretário cita a adoção do sistema eletrônico de tramitação de processos, o E-Protocolo, que nos últimos anos fez com que o Estado deixasse de circular os documentos na forma física, gerando economia com espaço, manutenção e preservação dos documentos. Isso trouxe agilidade e transparência para os atos públicos, e alguns projetos que antes levavam meses para serem finalizados hoje podem ser resolvidos em poucos dias.

Leia Também:  Unidades de Conservação do Paraná vão funcionar em horário normal no Natal e ano novo

“Além disso, o Paraná tem uma variedade de sistemas de gestão, monitoramento e controle, em sua maioria desenvolvidos com tecnologia do Estado, por meio da Celepar, que foram implementados e evoluindo conforme a necessidade. Isso certamente poderá ser usado como referência para ajudar na transformação digital do Brasil”, salientou Frigo.

A robustez dos sistemas digitais adotados pelo Paraná foi testada recentemente quando o Estado precisou integrar seu portal de Compras Públicas com o Portal Nacional de Contratações Públicas, uma prerrogativa da Nova Lei das Licitações (14.133/2021). Considerado uma etapa complexa do novo regramento, como o sistema do Paraná foi evoluindo ao longo dos anos, o Estado foi o primeiro a concluir a etapa em março, enquanto o prazo final é dezembro deste ano.

CAPACITAÇÃO – Um ponto importante tratado em Brasília foi a necessidade de investir também no letramento digital, com capacitações dos servidores públicos acerca dos recursos digitais. De acordo com a diretora-geral da Seap, Luiza Cabel Corteletti, que também participou do evento e das oficinas do evento, essa é uma preocupação que já está sendo considerada pelo Paraná.

Leia Também:  Governador destaca potencialidades do Estado para atrair investidores em Nova York

“Neste sentido, temos contado com a Escola de Gestão do Paraná para ofertar capacitações e formações continuadas para os servidores do Estado, para que a inovação comece com as pessoas que atuam no Poder Público. Os temas são pensados conforme as demandas das secretarias e autarquias, mas, principalmente, olhando para o mercado e para as novidades”, explicou.

De janeiro a junho de 2023, mais de 28 mil servidores paranaenses foram certificados em cursos ofertados pela Seap, via Escola de Gestão do Paraná.

PRÓXIMOS PASSOS – A partir deste lançamento, o governo federal vai promover oficinas regionalizadas para escutar os entes federativos para dar continuidade à criação e implementação da Estratégia Nacional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Celepar mostra tecnologias alinhadas a iniciativas internacionais na Smart City

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA