NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Militar apreende 850 quilos de droga em área rural de Toledo

Publicado em

Em uma patrulha de rotina na segunda-feira (31), a equipe Rotam/Canil, do 19º Batalhão da Polícia Militar encontrou um veículo Toyota Hilux abandonado na área rural próxima ao distrito de Vista Alegre, no município de Toledo, no Oeste do Estado. Os policiais notaram características suspeitas do veículo, apresentando vidros escuros e aparentando estar carregado com muito peso.

Ao fazer a revista no interior do carro, eles constataram que havia fardos com uma substância análoga à maconha, totalizando 852,5 quilos. Além disso, durante a verificação, foi identificado que a placa e as numerações estavam adulteradas e que o veículo tinha alerta de furto em Minas Gerais.

Todo o material apreendido e o veículo recuperado foram encaminhados para a 20° SDP (Subdivisão Policial). Estima-se um prejuízo ao crime de aproximadamente R$ 1,1milhão. A polícia segue investigando o caso para identificar os responsáveis pela carga e o envolvimento de outras pessoas.

Leia Também:  90 anos do Porto de Paranaguá: portuários relembram suas trajetórias na empresa pública

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  90 anos do Porto de Paranaguá: portuários relembram suas trajetórias na empresa pública

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Com apoio do Estado, PepsiCo lança nova linha de snack produzida em Curitiba

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA