NOVA AURORA

PARANÁ

MIS-PR leva mostra em homenagem Tiomkin ao Festival de Cinema da Lapa

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) estará no 14º Festival de Cinema da Lapa com a exposição “Homenagem a Tiomkin através de suas lentes”. A mostra presta uma homenagem ao cineasta Oswald Dias de Siqueira Filho, o Tiomkin, que deixou um impacto significativo na indústria cinematográfica paranaense. A exposição estará aberta ao público de sexta-feira a domingo (28 a 30), na Casa da Música, com entrada gratuita.

O MIS-PR, com o compromisso em preservar e promover a cultura audiovisual paranaense, leva aos visitantes do Festival essa exposição em homenagem à vida do produtor curitibano, que por 24 anos foi dedicada ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, contribuindo com o setor de pesquisa da instituição cultural. Dentre os destaques, estão alguns objetos pessoais de Tiomkin e que hoje fazem parte do acervo do MIS-PR, após o falecimento do cineasta em janeiro de 2021. Esses itens oferecem uma perspectiva íntima e enriquecedora da vida e do trabalho do cineasta, em uma conexão mais próxima com seu legado.

Leia Também:  R$ 266 milhões: BRDE alcança meta na emissão de LCDs em apenas uma semana

O acervo cuidadosamente selecionado também é composto por fotografias do homenageado, temáticas releituras de filmes clássicos, como “O Grande Gatsby” e “La Dolce Vita”. A exposição destaca a trajetória de Tiomkin na indústria cinematográfica, revelando ao público um olhar aprofundado sobre suas produções no cinema.

FESTIVAL – O 14º Festival de Cinema da Lapa, que acontece na cidade histórica do Paraná, começa nesta quinta-feira (27) com programação que inclui exibição de filmes brasileiros, realização de oficinas e a entrega do Troféu Tropeiro. Nesta edição, a primeira totalmente presencial desde a pandemia, a atriz Nívea Maria será homenageada. Ela será apresentadora do evento, ao lado do ator Gustavo Piaskoski. O evento é promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa neste ano tem programação também em Curitiba, em parceria com o Cine Passeio. 

SERVIÇO

Homenagem a Tiomkin através de suas lentes

De 28 a 30 de julho

Festival de Cinema da Lapa – Casa da Música

Rua Cel. Francisco Cunha s/n, Centro Histórico – Lapa

Entrada gratuita.

Leia Também:  Paraná recebe primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do País

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Estudantes que perderam o prazo ainda podem se matricular na rede estadual

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Tecpar recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 45 anos como empresa pública

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA