NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e Senac abrem inscrições de 17 cursos gratuitos para o setor de turismo

Publicado em

Os paranaenses têm uma grande oportunidade de se qualificar gratuitamente para trabalhar no segmento turístico – um dos setores econômicos que têm apresentado maiores índices de crescimento no Estado – e se habilitar para o mercado de trabalho. Já estão abertas as primeiras inscrições para as 4 mil vagas gratuitas de cursos profissionalizantes na área, ofertadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Fecomércio-PR e o Senac-PR. 

No total, serão 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. Nesse primeiro ciclo são 17 (13 presenciais e quatro a distância), como Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Cozinha, Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local, Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, Organizador de Eventos e Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso.

As inscrições podem ser realizadas pelos sites https://www.pr.senac.br/turismoemfoco e https://www.pr.senac.br/turismoemfocoEAD.

Todos os cursos são abertos para a comunidade, sendo que cada modalidade tem os próprios requisitos de idade e escolaridade. A ideia é atender pessoas de baixa renda, que recebam até dois salários mínimos mensais. 

Os primeiros cursos presenciais vão acontecer em Curitiba, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Irati, Bom Sucesso do Sul, São Mateus do Sul, Nova Londrina e Porto Rico.

“A Fecomércio, o Sesc e o Senac têm nos ajudado na formação dos trabalhadores do setor, e a ideia é ampliar esse programa de capacitação para que mais profissionais possam ingressar no setor de forma qualificada. O Paraná foi um dos estados do Brasil com o maior crescimento do turismo no primeiro quadrimestre e queremos ampliar a geração de emprego nesse ramo, que ainda tem um potencial muito grande a ser explorado”, explica o secretário do Turismo, Marcio Nunes.

Leia Também:  Com apoio do Estado, prefeitura de São João vai construir complexo esportivo

“Empresários do setor relatam que falta mão de obra especializada em áreas como hotelaria e alimentação. Por isso, é fundamental o apoio do Estado no sentido de criar condições para essa qualificação, o que irá se refletir na melhoria do serviço oferecido aos turistas. Queremos transformar o Paraná em referência nacional no atendimento aos visitantes”, complementa.  

“A qualificação no atendimento aos turistas e a profissionalização no setor são muito importantes para que os visitantes queiram voltar mais vezes ao Paraná. Esta é também uma grande oportunidade para aqueles que querem ingressar nesse virtuoso mercado de trabalho ou se aperfeiçoar para galgar novas posições. Além de gratuita, inscrição é fácil e rápida”, acrescenta o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, Marcelo Antonio Martini.

Os cursos fazem parte do programa Turismo em Foco Paraná, ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Essa é segunda oferta do projeto, que em 2022 já qualificou 1,9 mil pessoas em cursos presenciais e à distância. 

Em caso de dúvidas, basta contatar a Coordenação de Qualificação da Secretaria do Turismo do Paraná pelo fone (41) 3304-7097.

Confira a relação dos cursos com inscrições abertas:

Presenciais

Agente de Informações Turísticas (200h) – CURITIBA

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: 6º ano do Ensino Fundamental 

Aplicativos Básicos em Informática: MS Office (15h) – SÃO MATEUS DO SUL

Idade mínima: 14 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Auxiliar de Cozinha (240h) – IRATI e NOVA LONDRINA

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: 6º ano do Ensino Fundamental 

Desenvolvimento Comercial e Oportunidades de Negócio pelo Turismo (21h) – FOZ DO IGUAÇU

Leia Também:  UEPG abre processo seletivo para contratar agentes universitários e dois intérpretes de libras

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo 

Design de Experiências Turísticas (60h) – CURITIBA

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo 

Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local (80h) – GUARATUBA

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Ferramentas de Marketing Digital (24h) – PARANAGUÁ, CURITIBA, BOM SUCESSO DO SUL e NOVA LONDRINA

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Gestão de Empreendimentos Turísticos no Espaço Rural (40h) – MARINGÁ

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços (40h) – PARANAGUÁ

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Organização e Planejamento do Receptivo Turístico (40h) – CURITIBA e PARANAGUÁ

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo 

Organizador de Eventos (180h) – PARANAGUÁ

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Qualidade no Atendimento ao Turista (21h) – SÃO MATEUS DO SUL, PORTO RICO e CURITIBA

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental 

Recepcionista em Meios de Hospedagem (160h) – PONTA GROSSA, LONDRINA e FOZ DO IGUAÇU

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: 1º ano do Ensino Médio 

Ensino à Distância

Boas Práticas para Serviços de Alimentação (16h)

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo 

Sustentabilidade Aplicada à Cozinha (20h)

Idade mínima: 16 anos 

Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental 

Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso (30h)

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo 

Aperfeiçoamento ao Atendimento Turismo Religioso (15h)

Idade mínima: 18 anos 

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Governo do Estado reúne 28 municípios da RMC para capacitação ambiental

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  UEPG abre processo seletivo para contratar agentes universitários e dois intérpretes de libras

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA