O Governo do Estado prorrogou até a próxima segunda-feira (19) o prazo para inscrição na nova edição do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre). Ao todo, são 506 vagas para profissionais recém-formados em diferentes áreas, com oportunidades para Curitiba e 24 cidades do interior paranaense. A seleção é gratuita e realizada totalmente em formato remoto.
Os programas de Restec são desenvolvidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. A duração é de dois anos, com bolsa mensal de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220. Os bolsistas da nova edição da Restec Integre começarão as atividades em agosto deste ano.
A residência abrange um curso de pós-graduação em nível de especialização na modalidade de educação a distância (EAD) e atividades práticas nas diferentes instituições do Poder Executivo Estadual. O objetivo é qualificar profissionais para atuação no setor público, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços disponibilizados para os cidadãos.
O conteúdo acadêmico da Especialização em Inovação, Modernização Digital e E-Gov será aplicado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com previsão de carga-horária de 360 horas. Já as atividades práticas da Restec Integre somam 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira.
SELEÇÃO – Em etapa única, eliminatória e classificatória, a seleção será por meio de uma prova on-line com 20 questões objetivas, elaboradas a partir do conteúdo programático e das referências disponíveis no edital. Serão atribuídos cinco pontos para cada questão correta, perfazendo o total de 100 pontos, sendo classificados os candidatos com nota igual ou superior a 60 pontos, conforme as vagas e os municípios escolhidos no ato da inscrição.
PROFISSÕES – Podem se inscrever profissionais graduados até três anos nos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Pública, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia.
As vagas também contemplam profissionais de Engenharia: Agronômica; Alimentos; Ambiental; Cartográfica; Civil; Computação; Elétrica; Produção; e Mecânica.
LOTAÇÕES – Os residentes serão lotados nas secretarias estaduais: da Administração e da Previdência (Seap); da Agricultura e do Abastecimento (Seab); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Fazenda (Sefa); da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); da Mulher e Igualdade Racial (Semi); da Saúde (Sesa); da Segurança Pública (Sesp); do Desenvolvimento Social e Família (Sedef); do Desenvolvimento Sustentável (Sedest); do Planejamento (SEPL); e na Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Também há oportunidades para a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep); a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); a Biblioteca Pública do Paraná (BBP); o Departamento de Estradas de Rodagem (DER); o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran); o Instituto Água e Terra (IAT); o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes); a Paraná Esportes; a Polícia Cientifica do Paraná; e a Receita Estadual.
As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) também receberão residentes.
Serviço:
Inscrições: até 19 de junho – AQUI
Editais: Vagas AQUI | Prorrogação do prazo de inscrição: AQUI
Homologação de inscritos: até 21 de junho
Aplicação de provas: 30 de junho
Resultados: 10 de julho
Matrículas: 12 de julho a 1º de agosto
Início das atividades: 28 de agosto
Fonte: Governo PR