NOVA AURORA

PARANÁ

Semana da Família integrou pais e comunidade escolar em toda a rede estadual

Publicado em

Criada pela Secretaria da Educação com o objetivo de integrar as famílias dos alunos de colégios estaduais, professores e funcionários, a Semana da Família, celebrada de segunda até esta sexta-feira (05 a 10), aconteceu em toda rede estadual com as mais diferentes ações.

Escolas vestiram a camisa e promoveram atividades culturais, recreativas, premiações, passeios e ações beneficentes. Reconhecendo a importância da participação ativa dos pais na educação de seus filhos, a iniciativa buscou proporcionar um espaço de encontro e interação, no qual as famílias possam conhecer mais de perto as escolas, os professores e as atividades desenvolvidas.

“Quando os pais conhecem de perto o ambiente escolar e têm contato direto com os profissionais envolvidos na educação de seus filhos, eles se sentem mais seguros e confiantes em relação ao processo educativo”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Além disso, segundo o secretário, essa maior proximidade também facilita a comunicação e o diálogo entre pais e professores, permitindo a troca de informações efetiva sobre o desempenho acadêmico e o desenvolvimento dos alunos. 

“As atividades propostas durante a semana da família, como encontros, palestras, passeios e ações em prol da comunidade, proporcionaram momentos de aprendizado e integração. Os pais puderam se envolver ativamente na vida escolar de seus filhos”, disse Miranda. “Essas vivências colaboram para uma maior valorização da educação, estimulando o interesse dos pais em participar das atividades escolares ao longo do ano”.

Leia Também:  Meio Ambiente: alunos da rede estadual de Antonina ajudam a limpar manguezais

AÇÕES  No Colégio Estadual do Campo Heloísa Infante, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, a Semana da Família contou com a participação de cerca de 40 pais e familiares. Durante os dias 6 e 7 de junho, a escola realizou atividades especiais, incluindo palestras e café da manhã em conjunto com as famílias.

A diretora Alessandra Nara Santos destacou a importância da iniciativa. “A atividade é muito importante para fortalecer a integração dos pais com a escola e estabelecer uma parceria sólida em prol da educação dos alunos”, disse. O Campo Heloísa Infante conta com 110 alunos e possui uma equipe de 25 professores e pedagogos.

Já no Colégio Estadual Bandeirantes do Oeste, em Goioerê, no Centro-Oeste do Estado, a equipe de pais e professores estendeu a programação numa caminhada em meio à natureza, no município de Quarto Centenário. “Fizemos o percurso a pé até o ‘Paradão’, ponto em meio à floresta com rios e cachoeiras. No trajeto, recolhíamos todo o lixo que encontrávamos. Foi um passeio agradável, repleto de natureza e ar puro. Uma forma de conectar as famílias ao meio ambiente e colaborar com a preservação”, afirmou a diretora da instituição, Maria Jeanete Oliveira.

Leia Também:  No Show Rural de Inverno, Estado reforça promoção de ações sustentáveis no campo

Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, o evento foi uma oportunidade para a prática da consciência de consumo. No Colégio Estadual Professora Agalvira Bitencourt Pinto, um bazar foi organizado em parceria com entidades comunitárias, no qual mais de 5 mil peças de roupas em bom estado foram doadas.

“Ao todo, 150 familiares participaram da ação. O evento envolveu alunos dos três turnos da escola e serviu como ponte entre a comunidade escolar e as famílias”, afirmou o diretor Alessandro Vieira Rosa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Com esportes indígenas e gincana da família, Londrina recebe os Jogos de Aventura e Natureza

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA