NOVA AURORA

PARANÁ

Seminário do Estado ressalta importância da capacitação do setor público em leis de inovação

Publicado em

Promover o melhor entendimento sobre novas leis de incentivo à inovação e como aplicá-las em contratações para modernização e desburocratização do serviço público foram focos do evento realizado nesta quarta-feira (07) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Com a participação de mais de 500 pessoas, o 1º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público aconteceu no centro de eventos da Fiep, em uma parceria com Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e o Sebrae, com apoio da Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa.

Com as grandes transformações que impactam o mercado, diversos países têm desenvolvido leis para fomentar o surgimento de negócios inovadores e formas de regulamentar as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Blockchain, por exemplo. O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, explica a importância da capacitação do setor público através do conhecimento técnico da lei para ganhar agilidade e ter maior transparência na contratação de serviços de tecnologia. “Recebemos não apenas especialistas da área, mas representantes das prefeituras e secretários. Temos que avançar na desburocratização para serviços de tecnologia para os Estados e municípios”, disse ele.

Leia Também:  Sanepar entrega obras de abastecimento em Santa Tereza do Oeste nesta quinta

“A inovação só é válida quando é transformada em serviço social. Temos que sair da bolha de que a inovação é para uma pequena nata de técnicos. Na verdade, a inovação precisa estar no dia a dia das pessoas, facilitando o acesso aos serviços. Para isso acontecer, precisamos de um empenho dos gestores públicos para contratação desses meios”, afirma Rangel. 

O seminário promoveu debates sobre o Marco Legal das Startups (lei complementar nº 182/21). Também foram discutidas questões sobre a Lei de Inovação do Paraná (lei estadual nº20.541/21), regulamentada em abril deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Também foram disponibilizadas palestras do procurador da Advocacia-Geral da União, Bruno Portela, e do procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio. O presidente do TCE, Fernando Guimarães, ressalta que para a evolução tecnológica, a informação tem que ser tratada de forma rápida e moderna.

“Essa velocidade nas contratações é importante. Eu chamo isso de ousadia propositiva. Para os servidos do TCE é necessário ter o conhecimento sobre as leis e as ferramentas que podem ser apresentadas para sairmos do senso comum. E para os gestores é importante esse tipo de seminário para crescer o senso coletivo do poder público”, afirmou Guimarães.

Leia Também:  Com participação do Estado, Mariópolis promove a Festa da Uva

BRDE – Para fortalecer o incentivo aos serviços de inovação que estão emergindo no Paraná, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou, de forma inédita, contratos com quatro startups, que trazem soluções diversas na área de ESG (Ambiental, Social e Governança), inovando o papel de instituição pública.

As startups contratadas vão desempenhar ações específicas de áreas do banco, de acordo com as soluções propostas durante o programa BRDE Labs. São elas a Sustain, Busca Terra, AKVO ESG e a Sipremo.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor-geral da SEI, Diego Nogueira; o procurador da Procuradoria Geral do Estado, Diogo Cordeiro; o diretor do Sebrae, Cesar Rissete; o diretor-geral da Secretaria de Indústria e Comércio, Christiano Puppi, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Sanepar entrega obras de abastecimento em Santa Tereza do Oeste nesta quinta

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Palmeiras encara o Corinthians na quinta-feira; Dudu fala sobre a importância do derby

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA