14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Empresários paranaenses conhecem oportunidades de negócios com empresas da Silésia

    Publicado em

    Empresários paranaenses conheceram nesta quarta-feira (19) oportunidades de negócios com empresas da província da Silésia, região mais industrializada da Polônia, com forte atuação na indústria automotiva, metalúrgica, de aviação, além da produção de equipamentos médicos e inovação.

    A comitiva do país europeu, que no início da semana assinou termo de cooperação com o Governo do Estado, participou do seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia”. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Invest Paraná – agência de negócios do Governo Estadual – e o Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) no câmpus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba. A visita da comitiva é uma articulação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.

    Uma rodada de negociação foi promovida no seminário, na qual empresas paranaenses tiveram contato com produtos e soluções de companhias polonesas de atividades variadas, como biotecnologia, equipamentos médicos, softwares, tratamento de água em processos industriais, entre outros.

    “Trazer investimentos qualificados ao Paraná é uma premissa da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Por isso é importante receber comitivas internacionais, as quais são assessoradas por nossas equipes para que consigam fechar os melhores negócios para o nosso Estado”, afirmou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

    Leia Também:  Com investimentos, visitas nas Unidades de Conservação estaduais aumentam 184%

    O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, explica que a rodada de conversas do seminário nesta quarta é a porta de entrada para que as empresas paranaenses fechem negócios com os representantes poloneses.

    “É muito importante receber delegações de fora do país para esse contato direto. Isso ajuda na atração de investimentos internacionais ao Estado, confirmando o bom ambiente de negócios aqui. Ou seja, podemos usar as soluções que eles apresentaram para melhorar nossa produção, bem como alguma dessas empresas podem se instalar aqui para replicar suas atividades no Paraná”, enfatizou.

    O representante da Invest Paraná cita o caso de uma das empresas da Silésia que pode se virar fornecedora de indústrias automobilísticas do Paraná, estado com o segundo maior polo do setor no Brasil. Há também uma empresa de logística da Silésia que demonstrou interesse em abrir uma franquia no Estado.

    “Vale lembrar que geralmente uma indústria não vem sozinha. Ela pode buscar um parceiro aqui para replicar sua atividade, já que no Brasil, por ser um país continental, qualquer empresa que se instale aqui ganha escala automaticamente”, avaliou Rocco.

    O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou aos empresários poloneses a força econômica do Paraná, que em 2022 superou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia do Brasil. “O Paraná tem uma relevância significativa na industrialização no Brasil, incluindo o setor agroalimentar, por meio das nossas exportações. Por isso, precisamos muito desta integração em tecnologia, unir a experiência e a tradição da Silésia com a nossa capacidade de mercado. Juntos, fomentaremos essa parceria de negócios”, ressaltou.

    Leia Também:  Porto de Paranaguá é a principal estrutura de escoamento das exportações paranaenses

    A vice-governadora da província da Silésia, Anna Jedynak, destacou o interesse de a comitiva retornar à Polônia com bons acordos comerciais com o setor produtivo paranaense. “A Silésia é uma região bem industrializada e temos boas bases logísticas. Temos possibilidades de parceria e já queremos sair daqui com contatos firmados e acordos concretos tanto na área automotiva, logística, de educação, empreendedorismo”, destacou.

    “Na Silésia temos apoio da União Europeia para promover e impulsionar negócios com nossos parceiros e para trocarmos experiências, seja de tecnologia, energia, entre outras. Sei que o Paraná tem soluções energéticas que buscamos e esse deve ser o início de uma grande parceria de cooperação”, acrescentou Anna Jedynak.

    SEMINÁRIO – O seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia” teve apoio também da Upper Silesian Fund e do Consulado Geral da Polônia em Curitiba. O evento teve também a presença do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do presidente da Upper Silesian Fund, Bartłomiej Babuska, e da cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista

    Published

    on

    By

    Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) chegam a 62 municípios nesta semana para dar continuidade à coleta de dados de uma amostragem inédita, que pretende traçar o perfil socioeconômico da população paranaense. A fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) entra na sua terceira semana e já concluiu a amostragem em três cidades: Salto do Lontra, Leópolis e Uraí.

    Até a última quinta-feira (10), foram respondidos aproximadamente 8.800 questionários, o que equivale a 14,6% dos que serão aplicados até junho. A pesquisa amostral tem caráter regional e deve abranger 361 cidades de todas as regiões, o que equivale a 90% dos municípios do Estado. 

    Além das cidades onde já foram iniciadas as amostragens, os pesquisadores também iniciam nesta semana entrevistas domiciliares com moradores das áreas urbanas e rurais de mais 20 municípios: Califórnia, Arapongas, Boa Esperança do Iguaçu, Cambé, Capanema, Carambeí, Castro, Cruzeiro do Iguaçu, Florestópolis, Itambaracá, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Matinhos, Mauá da Serra, Nova Prata do Iguaçu, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Oeste e Sarandi. 

    INÉDITA NO BRASIL – A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. No Paraná, a abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.

    Leia Também:  Policiais do Paraná apreendem 3 toneladas de maconha em janeiro, mais do que em 2022 inteiro

    As informações coletadas servirão de base para as políticas públicas do Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná, dentro da política estadual de atração de investimentos.

    A pesquisa é financiada com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.

    O plano é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Na sequência, os dados poderão ser consultados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.

    SEGURANÇA E SIGILO – As entrevistas duram de 10 a 15 minutos, em média, e os profissionais são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa. Durante as abordagens, são coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

    Leia Também:  Paraná colocou 61,6 mil jovens no mercado de trabalho em 2023, melhor resultado do Sul

    As informações fornecidas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uso exclusivo para fins estatísticos. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.

    Confira a lista de municípios onde os pesquisadores contratados pelo Ipardes farão entrevistas domiciliares nesta semana:

    Apucarana

    Arapongas

    Araruna

    Bandeirantes

    Boa Esperança do Iguaçu

    Califórnia

    Cambé

    Campo Largo

    Campo Magro

    Campo Mourão

    Capanema

    Carambeí

    Carlópolis

    Cascavel

    Castro

    Cianorte

    Colombo

    Cornélio Procópio

    Cruzeiro do Iguaçu

    Curitiba

    Dois Vizinhos

    Fazenda Rio Grande

    Florestópolis

    Foz do Iguaçu

    Francisco Beltrão

    Guarapuava

    Ibaiti

    Irati

    Itambaracá

    Ivaiporã

    Jaguapitã

    Jandaia do Sul

    Loanda

    Londrina

    Maringá

    Matinhos

    Mauá da Serra

    Nova Prata do Iguaçu

    Paraíso do Norte

    Paranaguá

    Paranavaí

    Pato Branco

    Peabiru

    Pinhais

    Piraquara

    Pitanga

    Ponta Grossa

    Pontal do Paraná

    Porto Vitória

    Salto do Lontra

    Santa Cecília do Pavão

    Santa Isabel do Ivaí

    Santa Mariana

    São João do Caiuá

    São Jorge do Oeste

    São José dos Pinhais

    São Mateus do Sul

    Sarandi

    Sertaneja

    Telêmaco Borba

    Toledo

    Umuarama

    União da Vitória

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA