PARANÁ
Engenheiras dedicadas, mulheres são protagonistas nas grandes obras de infraestrutura do Paraná
Publicado em
10 de março de 2023por
Itajuba TadeuEm uma área historicamente marcada pela predominância masculina, são as mulheres que assumem o protagonismo por trás das principais obras de infraestrutura rodoviária do Governo do Paraná. Desde o processo de licitação até a execução dos projetos, tudo passa pelo olhar minucioso das engenheiras do alto escalão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
E não são poucas obras. Nos últimos anos entraram em execução projetos em todas as regiões do Estado, como a revitalização da PRC-280 (Sudoeste), duplicação da BR-277 em Cascavel (Oeste), duplicação da PR-323 em Umuarama (Noroeste), duplicação da PR-445 (Norte), Contorno de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro) e duplicação da Rodovia dos Minérios (RMC).
Servidora desde 2014, Janice Kazmierczak Soares, 39, é diretora técnica do DER/PR, além de coordenadora do programa estratégico de infraestrutura e logística, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela é quem coordena a execução, fiscalização e monitoramento de mais de 30 projetos e 40 obras rodoviárias.
Acostumada com a rotina de estar na estrada diariamente, a engenheira formada pela UFPR acompanha de perto cada passo das obras mais importantes do Paraná.
“São muitas obras e cada uma tem a sua particularidade. Para mim é um desafio muito grande porque é um trabalho de extrema relevância para nossa sociedade. Nosso objetivo é sempre entregar a obra no prazo, com a melhor execução possível. Poder ajudar as pessoas e o desenvolvimento do Paraná é muito gratificante”, explica.
“Tivemos um crescimento de mulheres na engenharia e elas estão fazendo um trabalho excelente. Tanto é que temos muitas mulheres nas equipes de coordenação e de gestão do DER do Paraná”, comemora.
A engenheira Elaine Cristina Koutton, de 47 anos, foi a primeira mulher a ser nomeada superintendente regional do DER/PR, cargo que exerceu de 2019 a 2021, nos primeiros anos da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Atualmente é gerente de obras e serviços da área do Litoral e responsável pela fiscalização do ferry boat.
No ano passado, Elaine assumiu a presidência da comissão de fiscalização da contratação integrada da Ponte de Guaratuba. “Eu amo o que faço. É muito gratificante poder participar de uma obra tão importante e esperada para população do Paraná, principalmente para o Litoral, como é a da Ponte de Guaratuba”, diz.
Sua inspiração de seguir a Engenharia Civil partiu de uma mulher, quando ainda era adolescente. Hoje, ela ressalta a importância do DER/PR de ter mulheres em cargos do alto escalão.
“Com 15 anos, eu trabalhava no setor administrativo de uma construtora. Nessa empresa tinha uma engenheira fiscal de obras. Eu a observava e achava demais aquela mulher comandando todos aqueles homens na obra. Foi o que me inspirou. Atualmente, eu não me deparo com a questão de machismo como antigamente. Nós somos respeitadas nas obras e também ocupamos posições de liderança. Eu penso que quanto mais mulheres na profissão, melhores as obras serão executadas”, garante.
TIRANDO DO PAPEL – Quando se trata de “tirar a obra do papel”, o trabalho de Thais Koyama é fundamental. A engenheira de 33 anos é a coordenadora de licitações do DER/PR, setor que cuida de uma etapa fundamental e de alta complexidade no setor público.
Thais foi presidente da comissão da licitação da Ponte de Guaratuba, além de ter trabalhado em outras licitações importantes, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, a duplicação do Trevo Gauchão, em Umuarama, e a revitalização da PRC-280, em Palmas, no Sul do Estado.
“É uma função de muita responsabilidade. São obras importantes para a população e com alto valor de investimento. Trabalho com seriedade e procuro dar o meu máximo. Meu objetivo é ver as obras começando”, explica Thais.
“De fato a engenharia civil é predominantemente masculina, mas é por isso que temos que demonstrar ainda mais capacidade para ocupar o nosso lugar. Para as meninas que querem seguir essa carreira, se esforcem e estudem muito. Acreditem em vocês mesmas”, afirma a coordenadora do DER/PR.
MÃOS À OBRA – A recompensa pelo esforço também move a engenheira Thamirys dos Santos Glovacki, que todas as manhãs está de pé desde às 7h na Rodovia dos Minérios. Ela é supervisora de obras de arte especiais (pontes e viadutos) da maior obra do Governo do Paraná na Região Metropolitana de Curitiba. Com apenas 33 anos, exalta, como mulher negra, as conquistas profissionais.
“Eu me tornei engenheira civil porque sempre gostei de obras, de ir para campo e atuar na prática. É uma área muito dominada por homens, ainda mais na engenharia rodoviária. Acho que sou um exemplo de estar aqui, de estar trabalhando com vários homens e sendo respeitada. Por isso eu convido todas as mulheres, e também as mulheres negras, que sonham em ser engenheira civil. Venham e se sintam acolhidas nessa profissão”, afirma a engenheira.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
1 mês agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

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