NOVA AURORA

PARANÁ

Rede de coleta de sangue do Paraná recebe câmeras para agilizar processos

Publicado em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) promoveu durante esta semana um encontro entre gestores e chefias técnicas da hemorrede do Estado. Ele teve como objetivo ampliar o alinhamento de ações e planejamento de atividades.

Durante o encontro, foi anunciada a distribuição de 46 câmeras digitais para uso em todas as unidades da hemorrede do Paraná, num valor de R$ 13,9 mil. A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, disse que os equipamentos anunciados vão garantir maior controle de doadores, ampliando a segurança transfusional e permitindo maior agilidade ao processo de coleta.

“As câmeras auxiliam as unidades a verificar as doações de maneira qualificada. Durante o processo de triagem, em muitos momentos encontramos doadores com o mesmo nome, o que pode, por exemplo, levar a um processo mais detalhado de conferência, consumindo mais tempo dos profissionais. Com as câmeras, toda essa dinâmica acontece sem interrupções, o que leva a maior agilidade e evita trocas de bolsas de sangue ou perda de materiais”, explicou.

Leia Também:  Vice-governador recebe líder da Igreja Ortodoxa grega na América do Sul

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, afirmou que essas reuniões garantem maior integração entre as unidades, permitindo troca de experiências para expandir coletas e doações.

“O Hemepar presta um papel imprescindível ao Paraná. O sangue é um elemento de características únicas e justamente por essa propriedade não possui substituto. Por isso, ter uma hemorrede alinhada e que trabalha ativamente para expandir seus números de coleta é de fundamental importância. As estratégias e principalmente a conscientização salvam inúmeras vidas”, destacou.

HEMEPAR – O Hemepar é a unidade da Secretaria estadual da Saúde responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

PARA DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Leia Também:  Ganhando o Mundo: Estado vai levar 200 diretores da rede para capacitação no Chile

A doação pode ser agendada AQUI.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Polícia Militar apreende em Paranaguá 10 toneladas de fertilizantes furtados

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA