NOVA AURORA

PARANÁ

No Show Rural, Estado e produtores discutem cuidado e prevenção em saúde animal

Publicado em

O cuidado com a sanidade animal, particularmente o trabalho de prevenção, foi o tema preponderante de eventos com a participação do Governo do Estado nesta terça-feira (07) no Show Rural, em Cascavel. Os encontros trataram de aves, suínos e animais aquáticos. O vice-governador Darci Piana participou da reunião sobre suínos e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhou os três temas. 

“Temos muito respeito por esse tema, que precisa ser tratado em alto nível de informação, de ciência aplicada, de conhecimento, de jeito correto de fazer”, disse o secretário. Ele lembrou que, no ano passado, a carne de frango ganhou destaque entre os produtos mais exportados na balança comercial paranaense. O produto teve alta de 31,72%, passando de US$ 2,7 bilhões para US$ 3,6 bilhões, o que representou 39,76% da carne de frango exportada pelo Brasil.

“Temos chance de aumentar a participação mundial, por isso precisamos ter protocolos sanitários absolutamente aplicáveis e aplicados na prática”, reforçou Ortigara, em reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola. “Essa é a segunda atividade que gera mais renda no campo e precisa ser protegida”. A primeira é a soja.

Leia Também:  Autoridades prestigiam posse de nova executiva do Podemos de Curitiba

Para ele, os trabalhos preventivos para evitar que doenças, como a influenza aviária, cheguem às granjas, são primordiais. “Se uma doença como essa entrar, vai afetar largamente toda a nossa economia”, afirmou. “A ideia é ter ambiente controlado e mais seguro para a produção”, enfatizou.

O secretário afirmou que o primeiro interessado em preservar o negócio é o criador, depois as agroindústrias e integradoras. “O governo tem o braço especializado que olha o bem comum, que quer e ajuda para as coisas acontecerem bem”.

SUINOCULTURA – No Conselho Estadual de Sanidade de Suínos, o vice-governador Darci Piana salientou a importância do cuidado sanitário para o segmento e para dezenas de outros profissionais da cadeia de produção. “Se a produção não for bem, o comércio não ganha dinheiro. Temos de cuidar”, afirmou. Piana reforçou a possibilidade de conquista de novos mercados com o status de estado livre de febre aftosa sem vacinação e do aparte do Paraná como estado livre de peste suína clássica independente. “Esse mercado se acessa com sanidade e qualidade”, disse.

Leia Também:  Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

PISCICULTURA – Durante reunião do Comitê dos Animais Aquáticos, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, destacou o crescimento que a piscicultura está tendo no Estado, com perspectivas de aumento de 20% ao ano. “Precisamos trabalhar de forma conjunta agricultores, indústrias e Estado”, disse.

EVENTOS – Ainda no Show Rural houve o lançamento de cultivares de soja e feijão pela Embrapa, que teve a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O secretário Norberto Ortigara paticipou do evento. Ele também esteve a posse de César Darci Veronezzi na presidência da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC) e da assinatura de financiamentos do Banco do Brasil com empresas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Autoridades prestigiam posse de nova executiva do Podemos de Curitiba

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA