NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Sessão Solene na Assembleia Legislativa presta homenagem à Porcelana Schmidt

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará uma sessão solene na próxima terça-feira, 8 de abril, às 19h, no Plenário da Casa de Leis, para homenagear uma das mais tradicionais indústrias do estado e do país: a Porcelana Schmidt.

A proposição do deputado Fabio Oliveira (Podemos) celebra os quase 80 anos da empresa, que se tornou um símbolo de qualidade e tradição na produção de porcelanas que estão presentes na mesa e na memória afetiva de milhões de paranaenses.

A trajetória da Porcelana Schmidt teve início em 1945, na cidade de Pomerode (SC), com a fundação da primeira unidade fabril pela família Schmidt. Nas décadas seguintes, a empresa expandiu suas atividades para o Paraná e São Paulo, com a aquisição de novas unidades, incluindo a Porcelana Real, em Mauá (SP), e a Porcelana Steatita, em Campo Largo (PR) — cidade reconhecida como a “capital da louça”.

“A Porcelana Schmidt é um verdadeiro patrimônio da indústria paranaense. Mais do que produzir louças, ela leva a tradição, a qualidade e a identidade do nosso estado para a mesa de milhões de brasileiros. Essa homenagem é um reconhecimento à sua história, à sua contribuição econômica e ao orgulho que representa para todos nós”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Assembleia recebe primeiro mutirão da Defensoria Pública para atender demandas na área de Saúde

A empresa

Hoje, segundo a empresa, a marca é reconhecida pela sofisticação de suas peças, que atendem lares, hotéis, restaurantes e estabelecimentos de diversos segmentos, no Brasil e no exterior. Suas porcelanas, muitas vezes passadas de geração em geração, fazem parte da identidade cultural de inúmeras famílias.

Ligada à FIEP, por meio do Sindicato das Indústrias de Louça de Cerâmica do Paraná (Sindilouça), a Porcelana Schmidt se destaca por manter o compromisso com a excelência, inovação e respeito às suas origens.

A unidade de Campo Largo, no Paraná, é motivo de orgulho para o setor produtivo estadual, sendo responsável por uma parte significativa da porcelana utilizada em restaurantes, bares e hotéis do país. O Paraná responde por 75% da produção nacional desse segmento, reforçando a importância econômica da indústria de louças no estado.

Serviço:

Sessão Solene Homenagem aos 80 anos da Porcelana Schmidt

Data: 08/04/2025

Horário: 19h

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Projeto de prevenção e combate ao bullying recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca história de lutas e vitórias na comemoração dos 90 anos de Londrina

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA