POLÍTICA PR
Sessão solene na Assembleia Legislativa celebrou o trabalho dos Lions Clubes do Paraná
Publicado em
6 de dezembro de 2024por
A Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), realizou, nesta sexta-feira (06), no Plenário Deputado Waldemar Daros, a sessão solene alusiva às “Festividades dos Lions Clubes do Paraná” em homenagem aos clubes de serviços voluntário e desenvolvimento comunitário que já vêm atuando no Paraná há mais de 50 anos de história em 45 municípios.
A Associação de Lions Club foi fundado em 1917 pelo empresário Melvin Jones de Chicago com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactam vidas em mais de 200 países. Em 2007, o Lions Clube Internacional foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU e em 2016 foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.
O proponente e presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), destacou a importância que os Lions Clubes causam em cada comunidade que atuam. “O Lions Clube é uma associação de serviços que trabalha em prol da população do Paraná especialmente dos menos favorecidos. Eu já estou há 22 anos dentro do Lions Clube de Arapongas, e com isso a gente vai aprendendo a servir. Trabalhamos em todas as áreas, na saúde, na educação, trabalhamos na segurança, são campanhas feitas pelo Paraná e por todo Brasil. Nos momentos também de dificuldade que o país passa em desastres coo ocorreu no rio Grande do Sul, os Lions Clubes se unem para poder atender aquela população que está sofrendo naquele momento. Nós trabalhamos muito em campanhas de prevenção da saúde, campanhas de trânsito, arrecadação de cestas básicas e também na área da pessoa com deficiência, com bancos de cadeira de rodas, banco ortopédico, etc.”.
“Temos uma atenção especial para os cuidados com a visão, hoje somos um dos maiores incentivadores para diminuir a cegueira no mundo. Atualmente, a cada três minutos uma pessoa fica cega no mundo e dentro do Lions Clube Internacional, disponibilizamos recursos para poder combater a cegueira no mundo, principalmente na África com uma forte atuação. Essa é a missão do Lions, uma missão do bem, de fazer o bem para aquelas pessoas que mais precisam, concluiu o deputado Bazana.
No Brasil, o Lions Clube foi fundado em 1952 por Armando Fajardo, com o objetivo de promover o serviço voluntário e o desenvolvimento comunitário. Hoje, conta com mais de 1.500 clubes e 42.000 associados, sendo o 7º país com mais membros do Lions Clube internacionalmente.
No Paraná, o Lions Clube Curitiba Batel completou 65 anos em 2024, com uma história de serviço voluntário e desenvolvimento comunitário. O clube realiza atividades como a inauguração de placas comemorativas, homenagens a clubes com mais de 50 anos e festivais comemorativos. O Lions Clube no Paraná também promove atividades de serviço voluntário, como a arrecadação de fundos para causas sociais e a realização de projetos comunitários.
Antes da sessão solene o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) e integrantes dos mais diversos Lions clubes do estado dirigiram-se até o Largo Melvin Jones, na Rua Marechal Hermes, ao lado da Assembleia Legislativa para a inauguração de placas com o nome dos Lions clubes do estado.
Homenageados
O presidente da Associação de ex-governadores do Brasil – AGDL e curador da Fundação Lions Clube Internacional, Juventino Figueira Borges enalteceu a iniciativa do parlamentar. “Essa proposta do nosso deputado e companheiro leonino é muito bem-vinda porque reconhece o trabalho dos Lions. Gosto de comparar os Lions Clubes do mundo, são como uma galáxia, cheia de energia, muita luz, e os leões são os planetas que iluminam, aliás, são as estrelas que iluminam os planetas. E a energia que é dada a cada uma dessas estrelas é a Fundação Lions Internacional. A Fundação Lions Internacional é o nosso braço de subsídios e de programas para atender as demandas dos mais necessitados no mundo. No ano de 2023-2024, porque o ano no Lions começa em julho e termina em junho, aplicou 46 milhões de dólares em subsídios no mundo inteiro para atender às necessidades das causas globais. As causas globais do Lions combatem o diabetes, combate à fome, promovem a preservação do meio ambiente, dentre outras. Essa iniciativa do nosso parlamentar, vem para comemorar e deixar a gente muito orgulhoso de estar aqui por causa de uma causa tão nobre quanto é a de servir”.
Já o coordenador da Equipe Global de Serviços – GST do DMLD, Ari Eduardo Stroher, contou que “o meu envolvimento com o Lions Club já aconteceu há muitos anos. Eu sou do Lions Club de Mandaguari, onde eu fui presidente e nós temos várias ações sociais na região. Ao todo, o Lions Club Internacional, conta com 1.400.000 associados que o qualifica como a maior organização de clubes de serviço do mundo. Atualmente eu sou coordenador da Equipe Global de Serviços da Região Sul do Brasil. No último ano, o Lions Internacional atendeu e impactou 360 milhões de pessoas. Aqui na Região Sul, nós impactamos 11 milhões e 600 mil pessoas. E aqui no Paraná, mais de 3 milhões de pessoas. E hoje estamos aqui nesta solenidade com muita alegria, recebendo mais um incentivo, mais um apoio, para promovermos o crescimento do Lions no Paraná.
Para a presidente do Banco de Alimentos de Curitiba e Região Metropolitana, Carla Menguini ser voluntária é apaixonante. “Eu sou Presidente do Lions Clube Pinhas, estou lá na minha quarta gestão, sou apaixonada pelo voluntariado com 30 anos trabalhando no terceiro setor. Tenho sob a minha responsabilidade, o Banco de Alimentos da região metropolitana de Curitiba. O Banco de Alimentos tem 25 anos fazendo a arrecadação de alimentos com as empresas, supermercados, pessoas físicas, quem queira doar, e fazemos doações para as instituições que nós temos cadastradas. Hoje nós temos mais de mil instituições cadastradas. Esse ano, o banco de alimentos aqui de Curitiba conseguiu fazer uma doação de mais de 40 mil quilos, conseguimos atender mais de 8 mil pessoas nesse projeto. O nosso lema é o servir, e eu acho que nós estamos aqui nesse mundo exatamente para isso, para servir. Este reconhecimento do deputado Bazana me pegou de surpresa, porque como voluntários, a gente nunca espera, sempre estamos dando nosso melhor e ter um reconhecimento do trabalho do Lions me deixa muito envaidecida”.
O governador do Distrito LD – 6, Mauro Ribeiro da Silva disse que “uma homenagem como esta incentiva os nossos clubes a continuar o trabalho que eles fazem já há mais de 100 anos.O nosso Lions Clube, em Umuarama, tem um trabalho muito intenso no ramo ortopédico e também criação de mudas, produção de mudas nas escolas. A gente é um projeto que, inclusive, já foi ganhador de vários prêmios, chama-se Árvores da Vida. Nós produzimos mudas nas escolas para serem entregues nas maternidades, nas igrejas para batizados e quando do nascimento de crianças. O trabalho voluntário não me cansa, eu sou portador de Parkinson já há oito anos. Como governador eu levantei essa bandeira. Mas o trabalho voluntário não me cansa, ao contrário, porque a rigidez muscular que marca a minha doença, provoca muitas dores, mas quando eu estou fazendo trabalho voluntário ele, na verdade, me cura”.
O governador do Distrito LD – 1, Kleber Gonçalves declarou estar emocionado com a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa através do deputado Bazana. “Eu acredito que tudo aquilo que nós fazemos em prol de alguém, principalmente o Lions, é servir. O reconhecimento nos dá a força para continuar. Eu agradeço ao deputado que teve essa iniciativa que só nos fortalece. Este ano o nosso lema é: “a energia que nos move ao servir”, porque nós acreditamos que assim como a energia move o mundo, o nosso serviço transforma vidas e comunidades”.
A mesa de autoridades foi composta pelo proponente e presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD); o presidente da Associação de ex-governadores do Brasil – AGDL e curador da Fundação Lions Clube Internacional, Juventino Figueira Borges; pela presidente do Distrito Múltiplo LD – DMLD, Iara Zacher Corso; pelo governador do Distrito LD – 1, Kleber Gonçalves; o governador do Distrito LD – 6, Mauro Ribeiro da Silva; assessor de Relações Internacionais do Lions, Toshiro Ida; o coordenador da Equipe Global de Serviços – GST do DMLD, Ari Eduardo Stroher; pelo presidente do Conselho Deliberativo de Avaliação do LD – 1, Cláudio Miessa Rigo; pelo presidente da Região Leste e presidente do Lions Clube Batel, Fernando Misato; pela presidente do Banco de Alimentos de Curitiba e Região Metropolitana, Carla Menguini e o assessor para o Plano 25+ do DMLD e coordenador do evento no Lions, João Silva dos Santos.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Comissões permanentes têm papel essencial no debate dos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa
Published
3 dias agoon
23 de dezembro de 2024By
Promover o exercício da cidadania e a participação da sociedade civil na elaboração das leis estaduais, que fazem parte do cotidiano dos mais de 11 milhões de paranaenses. Com esse objetivo atuam as 29 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná, que durante o ano de 2024 promoveram 203 reuniões, sendo responsáveis pela elaboração de 1.172 pareceres sobre os projetos em tramitação na Casa de Leis.
O balanço anual – referente a 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura – apresentado pelas Comissões, integradas pelos 54 deputados estaduais, revela o seguinte: foram emitidos 1.013 pareceres favoráveis; 15 pareceres contrários; apresentados 36 votos contrários; e solicitadas 111 baixas em diligências. Outras 138 proposições acabaram sendo retiradas das pautas de ofício; enquanto, foram feitos 202 pedidos de vista.
Neste período, os colegiados técnicos foram encarregados de analisar 786 Projetos de Lei Ordinária; 13 Projetos de Lei Complementar; 31 Projetos de Resolução; 12 Projetos de Decreto Legislativo; e três Propostas de Emenda à Constituição (PECs), de autoria dos parlamentares e de diversos outros Poderes, como Executivo e Judiciário.
Reuniões abertas para a população
É no âmbito das comissões que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência relacionados a cada um dos projetos. Ali há a possibilita de avaliação e discussão detalhada dos inúmeros aspectos da proposta. O ambiente permite mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso, emitido sob a forma de parecer da Comissão. Esse documento irá orientar o Plenário na apreciação de cada uma das matérias.
Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as Comissões são permanentes e fazem parte da estrutura institucional da Assembleia. Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo. As reuniões são públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer cidadão. É só acompanhar a agenda do Poder legislativo.
As Comissões Permanentes são compostas por sete membros cada uma; exceto a Comissão Executiva, que é integrada pelo Presidente, 1º e 2º Secretários; e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é formada por treze membros – e, considerada a mais importante do Parlamento estadual. Quem vai presidir esse colegiado em 2025 será o deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Traiano assume o novo cargo a partir de fevereiro de 2025.
De acordo com o artigo 35 do Regimento Interno, “na constituição das Comissões será assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e dos blocos parlamentares que participem da Casa na data da posse dos deputados”. O Poder Legislativo pode ainda constituir comissões temporárias: são aquelas criadas para apreciar determinado assunto, que se extingue ao término da legislatura, ou expirado seu prazo.
Gestão é da Comissão Executiva
O 29º grupo de trabalho é a Comissão Executiva composta pelo Presidente, 1º e 2º Secretários, tendo ainda três Vice-Presidentes, e, por isso, tem atribuições diversas das demais. Cabe à ela: opinar sobre modificações do Regimento Interno; dispor sobre criação, transformação ou extinção de serviços do Poder Legislativo, da sua administração indireta e fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias; expedir atos referentes a pessoal, podendo delegar competências; prover os cargos dos serviços administrativos; conceder licença, aposentadoria e vantagens previstas em lei aos servidores, bem como colocá-los em disponibilidade; e julgar todos os tipos de licitações; entre outras funções.
Essa Comissão pode, inclusive, conceder licença ao Governador ou Vice-Governador do Estado para se ausentarem do País ou do Estado por mais de quinze dias durante o recesso parlamentar, ad referendum do Plenário, bem como, encaminhar ao Poder Executivo as solicitações de créditos adicionais necessários aos seus serviços; e autorizar a realização de concurso público.
Confira quais são as 29 Comissões Permanentes da Casa Legislativa e suas atribuições: https://www.assembleia.pr.leg.br/atividade-parlamentar/comissoes-permanentes-e-temporarias
Frentes e Blocos apontam soluções
Os deputados promoveram também 13 reuniões das Frentes Parlamentares e cinco encontros foram organizados pelos Blocos Temáticos e Bancadas Partidárias. As Frentes são associações suprapartidárias de integrantes do Poder Legislativo que visam discutir um tema específico para procurar soluções ou aprimorar a legislação especializada no assunto. Já o Bloco é a agremiação de deputados que tratará de assuntos de interesse da sociedade paranaense.
Recentemente, a Frente Parlamentar da Primeira Infância, debateu os desafios das administrações municipais na gestão de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos. Destinada a gestores municipais responsáveis pela educação infantil, a reunião tratou de investimentos e ações relacionados aos primeiros 100 dias das gestões que se iniciam em 2025. Além disso, discutiu-se a possibilidade do incremento do repasse de ICMS aos municípios por meio da melhoria do Índice de Qualidade da Educação Paranaense (IQEP). Coordenada pela deputada Maria Victoria (PP), o encontro da Frente Parlamentar reuniu representantes de secretarias estaduais, secretários municipais e gestores da área de educação.
Já a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcio Municipais realizou a audiência “Cuidando do Futuro: A relevância da água e do solo na sustentabilidade”. O encontro foi conduzido pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), coordenador da frente. Participaram do debate representantes do poder público, estudantes universitários, e renomados pesquisadores e especialistas. Segundo Romanelli, “a compreensão da profunda influência que solo e água exercem um sobre o outro, especialmente num contexto global de mudanças climáticas e aquecimento global, representa um dos grandes desafios da atualidade”. “O fato é que o aquecimento global está acelerando a degradação dos solos e alterando os padrões de distribuição e disponibilidade de água”, frisou.
Os programas habitacionais desenvolvidos pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que garantem a realização do sonho da casa própria para milhares de cidadãos paranaenses, foram também debatidos durante reunião promovida pela Frente Parlamentar de Habitação e Regularização Fundiária. “Moradia regularizada significa um novo momento de vida para todas as famílias”, afirmou o deputado Luis Corti (PSB), coordenador do grupo de trabalho.
A Assembleia foi palco ainda do curso de “Capacitação em Emendas Parlamentares Estaduais” com o objetivo de orientar as instituições sobre os procedimentos e documentos necessários para pleitear recursos públicos, que vão auxiliar as atividades foi realizado por iniciativa do coordenador da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, deputado Gilson de Souza (PL). Direcionado para representantes de comunidades terapêuticas, assessores parlamentares e outras organizações da sociedade civil (OSC) interessadas em aprender mais sobre o tema, foi ministrado por servidores da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), para orientar as entidades que operam o Sistema de Apoio de Transferências e Apoio à Gestão (SISTAG) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Governo do Estado do Paraná.
Por outro lado, a Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenada pela deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), solicitou ao Governo do estado dados sobre afastamentos de servidores públicos. Conforme requerimento assinado por sete parlamentares membros da frente, o objetivo é levantar os casos de afastamento por problemas relacionados à saúde mental, identificar os programas de assistência existentes no governo e, a partir disso, propor ações para enfrentar o problema.
Atendendo requerimento proposto pela deputada Flávia Francischini (União Brasil), em conjunto com outros 10 deputados, a Assembleia Legislativa instalou, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Paraná-Paraguai com a finalidade de acompanhar, apoiar, opinar e fiscalizar as relações comerciais entre o Estado e o país vizinho. A deputada Flávia Francischini (União Brasil), que assumiu a coordenação da Frente, destacou a importância da iniciativa para o comércio regional.
Quer saber quais Frentes, quantos Blocos e quais são os deputados que estão atuando nesses colegiados especializados da Assembleia? É só clicar no seguinte link: https://www.assembleia.pr.leg.br/atividade-parlamentar/frentes-parlamentares-e-blocos-tematicos
Fonte: ALPR PR
Multa por crimes ambientais cresce 24% no Paraná entre janeiro e novembro de 2024
Com investimento de R$ 25,2 milhões, Estado leva qualificação profissional aos 399 municípios
Estado distribuiu mais de 366 milhões de medicamentos, soros e vacinas em 2024
Mais de 25 mil empresas são beneficiadas com Selo do Baixo Risco em 10 meses de vigência
Com 444 toneladas, Paraná foi o segundo estado que mais apreendeu drogas em 2024
PARANÁ
Multa por crimes ambientais cresce 24% no Paraná entre janeiro e novembro de 2024
O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), aplicou R$ 229 milhões em multas por desmatamento...
Com investimento de R$ 25,2 milhões, Estado leva qualificação profissional aos 399 municípios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, alcançou os 399 municípios paranaenses com cursos...
Estado distribuiu mais de 366 milhões de medicamentos, soros e vacinas em 2024
Para garantir o abastecimento de medicamentos, soros e vacinas para as 22 Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado da...
POLÍCIA
PMPR leva alegria de Natal a crianças em comunidades do litoral paranaense
Em clima de solidariedade e espírito natalino, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta terça-feira (24), duas ações sociais...
PCPR e PMPR prendem foragido após perícia papiloscópica identificar falsa identidade no litoral
Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na prisão de...
PCPR prende homem três horas após roubo em Matinhos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, nesta terça-feira (24), um homem de 30 anos, três horas após...
ENTRETENIMENTO
Sabrina Sato combina look com Nicolas e filha para Natal em família: ‘Feliz natal’
Sabrina Sato, de 43 anos, combinou look com o noivo, Nicolas Prattes, de 27, e a filha, Zoe, de 6,...
Vanessa Lopes celebra Natal em família, em Orlando: ‘Pessoas que me inspiram’
Vanessa Lopes, de 23 anos, está celebrando dezembro em paz e com a família. A influenciadora começou o ano confinada...
Chegou ao mundo Clara, filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda: ‘Nsceu’
Graciele Lacerda, de 44 anos, deu à luz a primeira filha, Clara, fruto do casamento com o cantor Zezé Di...
ESPORTES
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
O atacante Paulinho, do Atlético-MG, alimentou os rumores sobre sua transferência para o Palmeiras ao publicar uma foto em suas...
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital
-
POLÍCIA7 dias ago
PMPR promove oficiais e praças com base na nova legislação estadual
-
PARANÁ7 dias ago
Investimentos do Lote 6 vão garantir o crescimento do Paraná, diz Ratinho Junior
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Jovens paranaenses viram protagonistas de suas histórias com o apoio transformador da Gerar