NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Semana Detox Digital Paraná promove conscientização sobre o uso saudável da tecnologia

Publicado em

A Semana Detox Digital Paraná, instituída por meio de uma lei estadual de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), é uma campanha anual que busca conscientizar e prevenir os impactos negativos do uso excessivo da internet e dos dispositivos digitais. O evento ocorre em torno do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

O Paraná foi pioneiro no Brasil ao aderir ao Programa “Reconecte”, que abrange a campanha nacional “Detox Digital Brasil”. Com o objetivo de promover um equilíbrio saudável entre o mundo digital e o real, a semana incentiva práticas de bem-estar e conscientização sobre o tempo gasto nas telas.

Um dos pontos altos da campanha é o “Dia D”, quando os participantes são desafiados a passar 24 horas sem utilizar tecnologia. Nesse período, são estimuladas atividades como momentos em família, exercícios físicos, leituras e passeios ao ar livre, reforçando a importância da convivência e do autocuidado.

O conceito de detox digital propõe uma desconexão temporária da vida virtual para se concentrar no presente, o que pode resultar em diversos benefícios, como melhoria da saúde mental, fortalecimento dos laços pessoais e aumento da produtividade.

Leia Também:  Assembleia entrega título de Cidadã Honorária do Paraná à médica Laila de Laguiche

Para quem deseja aderir ao movimento, seguem algumas dicas práticas:

– Estabeleça limites de tempo para o uso do celular, especialmente à noite;
– Evite fazer refeições na frente de telas;
– Silencie as notificações dos aplicativos;
– Reserve um momento diário para investir em si mesmo, sem distrações digitais.

A Semana Detox Digital Paraná é uma oportunidade para refletir sobre os hábitos digitais e adotar uma relação mais saudável com a tecnologia, promovendo o bem-estar físico, mental e social de todos os paranaenses.

Crianças

O deputado Cobra Repórter destaca ainda a importância de ficar atento ao uso de telas pelas crianças. Ele ressalta que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação é evitar a exposição a telas para crianças menores de dois anos, a recomendação é evitar por completo a exposição a telas. Já crianças com idades entre dois e cinco anos, a indicação é limitar o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia. Entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias. Para os maiores, a orientação é de três horas por dia. Esses períodos diários sempre devem ser acompanhados por um adulto.

Leia Também:  Projeto de lei leva aos salões de beleza conscientização sobre DST e da importância de denunciar a violência doméstica

Entre os efeitos deletérios causados pelo abuso no uso do mundo digital, estão: dificuldades de aprendizagem, atrasos no desenvolvimento, dependência virtual, irritabilidade, problemas oculares, transtornos do sono e mais. Segundo a especialista, é indispensável também refletir sobre o porquê de crianças e adolescentes buscarem tanto refúgio no mundo digital.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende ampliar fiscalização nas rodovias estaduais do Paraná

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Deputada Luciana Rafagnin (PT) será a nova líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA