NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Semana da Pessoa Idosa encerra com diplomação dos participantes do curso de uso do celular

Publicado em

A Semana do Idoso da Assembleia Legislativa foi promovida pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e ofereceu uma agenda repleta de atividades para a população 60+. A abertura da semana aconteceu no Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro, com a palestra da coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (PROCON-PR), Claudia Silvano que apresentou vários exemplos de crimes praticados contra idosos como o boleto falso, golpe do WhatsApp, do presente, da falsa central de banco, da troca do cartão e tantas outras modalidades fizeram o Brasil registrar um golpe a cada 16 segundos em 2023.

De 02 a 04 de outubro foi ministrado o Curso Básico de Celulares para Idosos com o objetivo de reduzir as dificuldades no uso da tecnologia, ampliar o conhecimento sobre as redes sociais e oferecer maior segurança no ambiente virtual e ainda na manhã desta sexta-feira (04), o Programa Tampinha Paraná destinou milhares de tampinhas plásticas arrecadas pelo Legislativo Paranaense ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. O ato contou também com a colaboração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que também levou sua arrecadação do material.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, fez um balanço da Semana do Idoso da Assembleia Legislativa. “Essa semana dedicada à pessoa idosa foi um sucesso. Começamos na terça-feira com uma palestra da doutora Claudia Silvano sobre golpes virtuais, dando dicas importantes, valiosíssimas, para os nossos idosos se protegerem. Na quarta, quinta e sexta, três quatro módulos do curso do uso dos celulares, as facilidades e as formas de usar. Fizemos a entrega de um certificado a todos os participantes, como forma de homenageá-los, enaltecendo a coragem deles de acreditarem em si, porque nunca é tarde para começar”.

Leia Também:  Missão diplomática da Sérvia visita a Assembleia Legislativa do Paraná

“Nesta sexta-feira pela parte da manhã, estivemos no Arquivo São Vicente e entregamos milhares de tampinhas que serão revertidas em produtos de higiene e fraldas geriátricas dentro do Programa Tampinha Paraná. Nós do Conselho de Ações Solidárias estamos muito felizes com o resultado de oferecer esta oportunidade e inclusão digital”, concluiu a presidente do Conselho, Rose Traiano.

O Curso Básico de Celulares contou com 101 inscritos que ao final receberam diplomas em reconhecimento ao esforço e dedicação durante toda a semana. Na tarde de encerramento, a Assembleia Legislativa ofereceu um tour em 360 graus por todos os espaços do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência imersiva e inédita por meio dos óculos de realidade virtual. O tour virtual foi criado utilizando tecnologia avançada de realidade virtual para oferecer uma experiência completamente imersiva. Os aparelhos escolhidos têm a capacidade de proporcionar uma experiência de alta qualidade. O dispositivo autônomo conta com uma tela de alta resolução, sensores de movimento de última geração e controles intuitivos, permitindo uma navegação fluida e realista pelos ambientes virtuais.

Leia Também:  Audiência pública debate, nesta terça (12), PL do governo que muda legislação sobre licenciamento ambiental no PR

Dia Internacional e Nacional do Idoso

Em 1º de outubro, celebra-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída por meio de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990. No Brasil, a data também é celebrada com a promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais. A norma assegura, entre outros direitos, o atendimento prioritário e individualizado em serviços públicos ou privados, na formulação e execução de políticas sociais, no recebimento da restituição do imposto de renda e na tramitação de processos na Justiça.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, o Brasil tem 32.113.490 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 10,9% da população total. Este número é um recorde desde 1980. Em relação a 2010, o número de idosos no Brasil aumentou 56%. O IBGE projeta que em 2070, o país terá 75,3 milhões de pessoas idosas, o que representará 37,8% da população total. A faixa etária mais representativa entre os idosos é a de 65 a 69 anos, com 7,9 milhões de brasileiros. Já a faixa de 80 anos ou mais tem 4,6 milhões de pessoas, e há 37.814 habitantes com 100 anos ou mais.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Deputado estadual Anibelli Neto (MDB) e deputado federal Tião Medeiros (PP) se unem na luta contra a “carne sintética”

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Audiência pública debate, nesta terça (12), PL do governo que muda legislação sobre licenciamento ambiental no PR

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA