POLÍTICA PR
Sanepar amplia ação do Programa Tampinha Paraná
Publicado em
10 de dezembro de 2024por
Mais uma unidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aderiu ao Programa Tampinha Paraná. A gerência geral da Sanepar, localizada no Alto da XV, em Curitiba, recebeu nesta terça-feira (10), um coletor do programa. “Nós temos o prazer, junto com a nossa equipe, de contribuir com o Tampinha Paraná, convertendo aquilo que, em tese, iria para o lixo sem ter um valor, transformando no valor e em algo que contribui para sociedade”, disse o gerente-geral Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso, ao destacar que o coletor mal chegou e já tem um grande volume de doações. “Essa ação será fomentada com os todos os nossos funcionários, seus familiares, nossas equipes e com os amigos. Dada a importância deste programa, que é o Tampinha Paraná, e com o entendimento de que isso muda a vida das pessoas. É a oportunidade que nós temos de participar com a sociedade deste programa”, afirmou.
“Hoje nós damos mais um importante passo com essa formalização da parceria entre o programa Tampinha Paraná e a Sanepar do Governo do Estado. E veja só numa ação da Sanepar foram arrecadados mais de 190 quilos de tampinha. Isso representa um compromisso muito grande com a sustentabilidade e com a solidariedade. Então nós temos muito que agradecer a Sanepar por essa parceria, por esse comprometimento e por esse compromisso em levar cada vez mais ações positivas para toda a nossa comunidade”, afirmou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano.
O gerente-geral Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso, comentou que em uma primeira ação da companhia, realizada durante os Jogos da Sanepar no Litoral, mais de 190 quilos de tampinhas foram arrecadados. E a coordenadora do Comitê de Voluntariado da Sanepar, Lucilene de Souza Silva Moreira da Costa, afirmou que para o próximo ano, novos coletores devem ser disponibilizados nas outras cinco gerências regionais da Sanepar.
O projeto une solidariedade e sustentabilidade ao arrecadar tampas de plástico para serem doadas às instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
É lei no Paraná
A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações, adesões e doações. Idealizado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia a campanha ganhou corpo e virou lei estadual.
A legislação (Lei nº 21.697/2023) que cria o Programa Tampinha Paraná foi apresentada pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.
O que descartar
Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. Na Assembleia, há coletores de arrecadação espalhados para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Assembleia Legislativa do Paraná promoveu a conscientização e apoiou campanhas através das cores
Published
2 horas agoon
10 de janeiro de 2025By
A prática de iluminar monumentos e prédios públicos teve início com o já conhecido Outubro Rosa, mês em que diversas ações são desenvolvidas com o objetivo de informar e conscientizar para a detecção precoce do câncer de mama, tipo de câncer que mais atinge mulheres no país. Sob o mesmo conceito, veio o Novembro Azul, procurando elucidar e dar publicidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Desde então, vem aumentando a prática de associar cada mês do ano com uma cor usada em um laço de fita, como simbolismo para lembrar a população da importância de ações de informação, prevenção e combate a doenças que têm taxas de ocorrência significativas. Além da saúde, a iluminação acabou se estendendo para temas como garantia de direitos, diversidade e datas comemorativas.
Assim, no mês correspondente a uma cor e a respectiva campanha, a Assembleia Legislativa tem conduzido ações que vão da realização de audiências públicas, sessões solenes, palestras, cursos, distribuição de material impresso com informações úteis nos canais de mídia do parlamento paranaenses e a iluminação do prédio usando a cor correspondente ao mês, o que vem se convencionando chamar de calendário anual de cores da Assembleia Legislativa.
A decisão pela iluminação passa por uma solicitação administrativa que, em geral, parte do deputado autor da Lei, da mesa Executiva ou de órgão externo, como a Defensoria Pública, Secretarias ou entidades representativas. A Diretoria Administrativa recebe a solicitação e programa os dias que a iluminação na cor solicitada será acesa.
A Assembleia Legislativa foi iluminada com cores diferentes durante todo o ano dependendo de contexto específico. Em alguns casos, as cores podem ser usadas para representar causas ou eventos importantes. Por exemplo, durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a iluminação rosa mostra apoio à causa. Da mesma forma, durante o dia do orgulho LGBTQIA+, a iluminação adotou as cores do arco-íris como um símbolo de inclusão e diversidade. Outras vezes, as cores são usadas em comemoração à datas significativas, como feriados nacionais ou celebrações locais.
Calendário
O compromisso social da Assembleia Legislativa é realçado através da sua iluminação nas Leis elaboradas pelos parlamentares durante todo ano legislativo. O “Janeiro Branco” de autoria do deputado Requião Filho (PT), é dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, o “Fevereiro Lilás”, proposto pela segunda secretária, deputada Maria Victória (PP) pretende sensibilizar a população quanto à importância da conscientização das doenças raras.
O “Março Roxo” proposto pelo deputado Anibelli Neto (MDB) é dedicado à realização de ações de conscientização sobre a epilepsia, mas na segunda semana do mês, as cores mudam para azul, vermelho e amarelo em apoio a Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado proposto pelo deputado Gilberto Ribeiro (PL), e ainda o “Março Azul”, para a Campanha Nacional de Conscientização sobre o câncer de colorretal.
Proposição do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD) instituiu o “Abril Verde” sobre a prevenção aos acidentes do trabalho e às doenças ocupacionais, enquanto os deputados Marcio Pacheco (PP) e Evandro Araújo (PSD) estabeleceram a “Semana Azul”, dedicada à conscientização sobre o transtorno do espectro autista.
Em maio, o projeto de Lei do deputado Hussein Bakri (PSD) reforçou a campanha nacional dedicado às ações preventivas de conscientização para a redução de acidentes de trânsito com o “Maio Amarelo” e o deputado Alexandre Amaro (Republicanos) instituiu o “Maio Furta-Cor”, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da Saúde Mental Materna. Neste mês, ainda, no dia 18, a Assembleia fica iluminada na cor laranja para Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por proposição do deputado Ricardo Arruda (PL).
O destaque de junho é pela conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, “Junho Violeta” por proposição do deputado Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, além das cores do arco íris no dia 28, em atenção ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, aliás, tramita na Casa o projeto de Lei nº 224/2021 de autoria dos deputados Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Requião Filho (PT) e os ex-deputados Tadeu Veneri e Michele Caputo que dispõe sobre penalidades administrativas contra descriminação por orientação sexual ou identidade de gênero na administração pública do estado do Paraná.
De autoria do deputado Anibelli Neto (MDB) ocorre o “Julho Vermelho” para conscientização e incentivo à doação de sangue e o “Julho Dourado” do deputado Cobra Repórter (PSD) que propõe a reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação e a importância da prevenção de zoonoses. O mês acaba com a Assembleia iluminada de azul em atenção à Campanha Coração Azul, realizada anualmente na última semana do mês de julho, ressaltando o dia 30 de julho como o Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas, por proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).
O cinza, o lilás, o azul e o verde são as cores nos edifícios da Assembleia Legislativa no mês de agosto. O deputado Cobra Repórter (PSD), instituiu o “Agosto Cinza”, dedicado à reflexão e à promoção de eventos sobre prevenção e combate a incêndios. O “Agosto Lilás” por proposição do deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil) é dedicado às ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e divulgação da Lei Maria da Penha. Já o “Agosto Azul” é dedicado ao desenvolvimento de ações que visem à integralidade da saúde do homem, fruto de proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos). O mês acaba com a “Semana Verde” de autoria do deputado Professor Lemos (PT) que instituiu a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a ser realizada anualmente no período de 21 a 28 de agosto.
O “Setembro Vermelho” já acontece desde 2016, por proposição do ex-deputado Nereu Moura, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos e o “Setembro Amarelo”, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do ex-deputado Doutor Batista que institui a Semana de Valorização da Vida e de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser realizada na semana que compreender o dia 10 de setembro.
O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A Lei de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) inseriu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a referência ao “Outubro Rosa”. O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD) aprovou projeto de Lei que institui o mês de conscientização, valorização e defesa dos direitos das pessoas com nanismo, chamado de “Outubro Verde”, ocasião em que a iluminação da Casa assume essa tonalidade.
Se outubro é o mês dedicada à saúde da mulher, novembro é o mês dedicado a saúde do homem. O “Novembro Azul” é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e para alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por ocasião da data em referência, o deputado Anibelli Neto (MDB), instituiu a Semana de Valorização das Pessoas Portadoras de Câncer. Também no mesmo mês, legislação proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), estabeleceu a campanha “Novembro Vermelho” dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de boca.
O último mês do ano presenteia os paranaenses com a cor laranja em razão da lei proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB), que institui o mês “Dezembro Laranja’, dedicado a ações preventivas e diagnóstico precoce do câncer de pele e o “Dezembro Transparente” por iniciativa do deputado Evandro Araújo (PSD) para a promoção de ações que visem à implantação de uma cultura de transparência, de prevenção e de combate à corrupção durante todo o ano. Neste último, não há iluminação dedicada, mas a referência ao tema é necessária para todos os paranaenses.
No transcorrer do ano, a Assembleia legislativa do Paraná ainda recebe outras iluminações dedicadas, em atenção às datas importantes, como o Natal, ocasião em que diversos prédios históricos no Centro Cívico recebem iluminação vermelha pelas celebrações natalinas.
Todas estas campanhas sociais e outras datas comemorativas podem ser consultadas nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Paraná e através do aplicativo “Agora é Lei”: https://www.assembleia.pr.leg.br/agoraelei.
Fonte: ALPR PR
Primeiros Passos: MON realiza oficinas e piquenique para crianças de 1 a 3 anos
R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência vai fortalecer atuação no Vale do Ivaí
PMPR recupera itens furtados e apreende carro no bairro Leonor, em Londrina
PMPR apreende 200 quilos de maconha, recupera veículo e prende homem em Diamante D’Oeste
R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência fortalecerá atendimento no Vale do Ivaí
PARANÁ
Primeiros Passos: MON realiza oficinas e piquenique para crianças de 1 a 3 anos
Na primeira edição do ano do programa MON Primeiros Passos, o Museu Oscar Niemeyer propõe atividades especiais para os pequenos...
R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência vai fortalecer atuação no Vale do Ivaí
O Governo do Estado está destinando R$ 4,6 milhões para aquisição de equipamentos e instrumentais cirúrgicos pelo Hospital da Providência,...
R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência fortalecerá atendimento no Vale do Ivaí
O Governo do Estado está destinando R$ 4,6 milhões para aquisição de equipamentos e instrumentais cirúrgicos pelo Hospital da Providência,...
POLÍCIA
PMPR recupera itens furtados e apreende carro no bairro Leonor, em Londrina
Na última quinta-feira (9), a Polícia Militar do Paraná, através de equipes do 5º BPM, localizou e apreendeu um veículo...
PMPR apreende 200 quilos de maconha, recupera veículo e prende homem em Diamante D’Oeste
Na manhã desta sexta-feira (10), policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apreenderam 200 quilos de maconha durante intensificação...
PCPR conclui investigações sobre feminicídio de jovem que estava desaparecida em Palmeira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu as investigações sobre o feminicídio de Vanessa Meyer, de 30 anos, que estava...
ENTRETENIMENTO
Rafa Kalimann abre álbum de viagem romântica com Nattanzinho: ‘Mágica’
Rafa Kalimann, de 31 anos, publicou na noite desta quinta-feira (9), registros da recente viagem romântica que fez com o...
Camila Pitanga curte praia com namorado e amigos, em Alagoas: ‘Água e muito afeto’
Camila Pitanga, de 47 anos, abriu seu álbum de viagem nesta quinta-feira (9). Nas imagens, a atriz aparece curtindo uma...
Ana Castela chega a Santos para embarcar no cruzeiro: ‘Férias com a Boiadeira’
A cantora Ana Castela, de 21 anos, embarca nesta quinta-feira (9), para seu primeiro cruzeiro temático, o Férias com a Boiadeira...
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
O Corinthians atrasou o pagamento dos salários de jogadores e comissão técnica referentes a janeiro. O vencimento, previsto para o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
POLÍTICA PR7 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘