NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Sancionada lei que reconhece utilidade pública da entidade EquoSorriso em São José dos Pinhais

Publicado em

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou a lei proposta pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que reconhece a utilidade pública do Casarão Cícero Moraes Colléct em São José dos Pinhais. A lei 11.806 é de 12 de dezembro de 2024. A entidade presta serviços filantrópicos por meio de equoterapia através do projeto EquoSorriso.

A EquoSorriso já atendeu mais de 600 crianças com necessidades especiais com a prática equestre. “Há inúmeros benefícios físicos, emocionais e sociais, como a melhoria da coordenação motora, o desenvolvimento postural e a estimulação sensorial”, disse Romanelli ao propor a lei.

A entidade agradeceu o deputado Romanelli e iniciou a campanha “Dia de Doar EquoSorriso” em parceria com outras duas ONGs de São José dos Pinhais: Mães de Autistas Borda do Campo e Falando sobre o Autismo. A concessão da utilidade pública permite à entidade receber recursos públicos. Além disso, pode reivindicar isenção de contribuições de seguridade social e o pagamento de impostos e taxas. “O título contribui para fortalecer o trabalho da entidade”, afirma Romanelli.

Leia Também:  Adapar é fundamental para garantir a produção do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

O EquoSorriso atende de terça à sábado, com cerca de 48 praticantes semanais. O método é indicado para portadores de doenças genéticas e mentais, neurológicas, ortopédicas, musculares e metabólicas, para tratar sequelas de traumas e cirurgias, além de distúrbios psicológicos, comportamentais, de aprendizagem e linguagem.

O contato com os cavalos, segundo os especialistas, proporciona às crianças o aumento da autoconfiança, a redução do estresse e da ansiedade e o desenvolvimento de laços afetivos. Para realizar o trabalho interdisciplinar, o projeto conta com profissionais de fisioterapia, psicologia, pedagogia e de equitação.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 170 anos do Arquivo Público do Paraná, guardião da história do Estado

Published

on

By

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco na manhã desta sexta-feira (4) de uma grande celebração aos 170 anos do Arquivo Público do Estado, completados no próximo dia 7 de abril. A sessão solene foi proposta e presidida pela deputada Márcia Huçulak (PSD).

Fundada um ano após a instalação da Assembleia Legislativa do Paraná, o então “Archivo Publico Paranaense” tornou-se o abrigo da história do Estado. Seus documentos mais antigos datam do fim do século XVII. “É a reserva de memória do nosso Paraná, da população que construiu esse Estado”, destacou Huçulak (PSD). “Um povo que não preserva sua história não tem futuro. Esse é um patrimônio que deixamos para as futuras gerações: a história preservada”, complementou a parlamentar.

A Assembleia Legislativa prestou, ao todo, 18 homenagens. Elas foram direcionadas a servidores, secretários, pesquisadores, instituições e outros nomes que ajudam ou ajudaram a sedimentar o Arquivo Público do Paraná. “Imagina tratar um documento de 1627, se o trabalho não for feito com profissionalismo e amor, o Arquivo não estaria tão bom como está. Os documentos não são apenas papeis”, destacou a diretora do arquivo, Kassia Cavalari Basso – uma das homenageadas na cerimônia.

Leia Também:  Telêmaco Borba recebe pela segunda vez a Assembleia Itinerante nesta quinta-feira (20)

“A homenagem é um reconhecimento de que o Arquivo Público é importante e preserva seus documentos históricos”, considerou a servidora Ana Paula Joukoski, que trabalha com o acervo há mais de duas décadas. Homenageada, ela representou todos os demais servidores do órgão.

Órgão recebeu mais de 2 mil visitas em 2024

O secretário da Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, destacou que o órgão sediado no bairro Cabral, em Curitiba, recebeu mais de duas mil visitas presenciais somente em 2024. Cerca de 3400 buscas por informações úteis foram realizadas no período. A procura é justificada pela utilidade do acervo.

“Temos plantas das mais diversas regiões do Paraná, projetos de prédios públicos. As pessoas que buscam a dupla cidadania, por exemplo, procuram informações de imigrantes no Arquivo. As que buscam aposentadoria, buscam lá registros de informações da carreira”, ilustrou o secretário.

Em sua fala, Goulart anunciou dois projetos para o Arquivo Público. O primeiro é uma parceria junto ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) para resgatar a história política dos partidos. Já a segunda, em associação a universidades, amplia a digitalização do acervo.

Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participa de reunião técnica sobre normas sanitárias para a criação do Porco Moura

Participações

Compuseram a mesa, além dos nomes citados, o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o vice-presidente da Fecomércio Paraná, Paulo César Nauiack; o desembargador e presidente do IHGPR (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Paulo Roberto Hapner; o vice-presidente da Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Paulo Salesbram e a diretora de Memória e Patrimônio Cultural, Camila SImoni Junqueira.

Confira a solenidade na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pg8wGlvJOiA

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA