NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Reunião na Assembleia Legislativa debate novas regras para a pesca esportiva no Paraná

Publicado em

O salão nobre da Assembleia Legislativa esteve lotado na manhã desta segunda-feira (14) para um debate sobre a Portaria 177/2025 do Instituto Água e Terra (IAT), que está em vigor desde a semana passada com novos critérios para a pesca nas bacias hidrográficas do interior do Paraná. Do evento organizado pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), foi formado um grupo de trabalho que vai trabalhar na construção de adequações ao texto.

“A partir do diálogo de hoje, que é uma marca do Governo Ratinho Junior, já começamos a avançar. Precisamos unir um meio ambiente sustentável e uma pesca esportiva que continue sendo fruto de empregos e renda aos municípios”, destacou Bakri.

“A pesca esportiva fomenta a economia em vários municípios, trazendo avanços ao turismo. Por isso, de forma amigável e com muito diálogo, o IAT esteve aqui para explicar a portaria e discutir adequações que valorizem a pesca esportiva no Paraná”, afirmou Curi.

Leia Também:  Vídeo: Escola Bonita deputado Batatinha faz indicação de uma verba de R$1 milhão para 11 colégios estaduais de 10 cidades

A partir das discussões feitas nesta segunda-feira, um grupo formado por representantes do setor de pesca artesanal, dos municípios atingidos, da Assembleia e do IAT se reunirá ao longo dos próximos dias para avaliar possíveis alterações ao texto da portaria.

“Mais uma vez, louvo o trabalho da Assembleia sempre no compromisso com o diálogo, vendo o que é melhor para a atividade da pesca esportiva. Foi uma reunião muito proveitosa, buscando uma solução consensual ancorada no espírito do Governo Ratinho Junior de se aproximar dos municípios e do setor produtivo”, explicou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Novas regras

O objetivo da nova portaria do IAT é ajudar a preservar o equilíbrio ecológico, tanto para garantir os estoques naturais para a reprodução das espécies nativas quanto para evitar a proliferação de espécies exóticas.

Entre as mudanças previstas originalmente, está a proibição da pesca em 13 trechos específicos dos rios Ivaí, Piquiri e Iguaçu. Além disso, fica vetada a pesca em pontes e bueiros, a menos de mil metros a montante e a jusante de barragens de empreendimentos hidrelétricos; no raio inferior a 200 metros de locais de despejo de efluentes; e no entorno de Unidades de Conservação (UCs).

Leia Também:  Excelência acadêmica da Universidade Estadual do Maringá é celebrada na Assembleia

Mesmo nos locais onde a pesca é permitida, a portaria estabelece algumas novas restrições. Fica vetada, por exemplo, a pesca de corrico (rebocar a isca com barco), o uso da garateia (anzol múltiplo) e de outros equipamentos de tração motorizada. Outro ponto é que fica estabelecida uma cota máxima de captura de cinco quilos de peixes tanto para pescadores amadores quanto para profissionais.

Também foram feitas alterações na lista de espécies de peixes que não podem ser pescados no Paraná de forma permanente: jaú, pintado, surubim ou monjolo, cachara e piracanjuba. Esse grupo se juntou ao dourado, cuja pesca já era vetada no Estado, por lei, desde 2018.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia homenageia os 86 anos da Pormade Portas

Published

on

By

Em reconhecimento à história de empreendedorismo, nesta quarta-feira (15) a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene para comemorar os 86 anos da empresa Pormade Portas, de União da Vitória. A iniciativa da homenagem foi do líder do governo, deputado estadual Hussein Bakri (PSD).

De acordo com Bakri, o bom empresário merece ser homenageado. “Nós estamos falando de uma das empresas ícones do Brasil. Quando você fala em portas e janelas, você lembra da minha cidade, União da Vitória, uma das melhores empresas do Brasil na confecção e na produção de portas e janelas, que é Pormade. Eu acho que o mínimo que a gente pode fazer é o reconhecimento. Muito obrigado por tudo que há anos e anos vocês vêm fazendo para a economia do Paraná, para a economia da União da Vitória e para a economia do Brasil”, declarou.

Segundo o prefeito de União da Vitória, Doutor Ary, a Pormade é um orgulho para todos os moradores da cidade. “O Claudio Zini é o maior empresário do nosso município, empregando 1.300 pessoas, e esse evento é mais do que merecido. O trabalho dele precisa ser valorizado. Ele é um exemplo”, disse.

Leia Também:  Vídeo: Escola Bonita deputado Batatinha faz indicação de uma verba de R$1 milhão para 11 colégios estaduais de 10 cidades

O secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Marco Brasil, elogiou a iniciativa. “Um grande trabalho feito por essa empresa e por esse empresário. A família merece todo reconhecimento e respeito. É o povo de União da Vitória fazendo a diferença. Deus valoriza aquele que acredita e começa, que trabalha”.

Para Cláudio Zini, proprietário da empresa, a homenagem é uma grande conquista para ele e para todos os seus colaboradores. “Nós somos uma empresa que investe em valores, em educação, em desenvolvimento de pessoas. A Pormade não pretende ser a maior empresa de portas do mundo, mas sim a mais divertida. Porque quando os trabalhadores trabalham com amor e paixão, eles têm alta produtividade, o custo vai lá embaixo e o cliente fica ainda mais satisfeito. E todo mundo ganha com isso”, agradeceu.

História

Fundada em 1939, a Pormade Portas atua na fabricação de portas. Toda a produção utiliza madeira de reflorestamento, proveniente de floresta plantada e mantida pela própria empresa. A estrutura industrial ocupa mais de 106 mil metros quadrados e a empresa comercializa seus produtos em diversos mercados da América do Sul.

Leia Também:  Comissão de Segurança aprova projeto que oferece recompensa ao cidadão que denunciar crimes

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA