NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR

Publicado em

O deputado estadual Goura (PDT) participou, nesta segunda-feira (31), da abertura do Seminário de Direitos Indígenas, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR). O evento marca o início da atuação da Comissão de Direitos dos Povos Originários, criada pela nova diretoria eleita em 2024.
Autor de diversos projetos de leis que tratam das questões relacionadas aos povos originários, Goura compôs a mesa de abertura e parabenizou a OAB-PR pela iniciativa de colocar a questão indígena na pauta a partir da perspectiva jurídica, histórica, antropológica e sociológica.

“A iniciativa demonstra o compromisso da seccional com o aprofundamento do debate sobre os direitos dos povos indígenas e fortalece a atuação jurídica e acadêmica nesse campo tão essencial para a reparação histórica e a construção de políticas públicas eficazes”, afirmou Goura.

O parlamentar falou sobre algumas ações que necessitam acompanhamento prioritário das instituições envolvidas com a questão indígena.

Entre elas, ele citou a decisão da Itaipu Binacional, em conjunto com o INCRA e a FUNAI, de adquirir 3 mil hectares de terras para buscar soluções aos conflitos fundiários no Oeste do Paraná, e a ação originária atualmente em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, que trata do Marco Temporal.

Outro ponto observado por Goura, foi a importância da participação da OAB-PR no Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, cuja criação contou com o apoio do seu mandato.

“Acreditamos que a participação ativa da OAB/PR neste espaço será fundamental para o aprimoramento das políticas públicas voltadas às comunidades indígenas do estado”, observou.

Leia Também:  Paulo e Adão Litro viabilizam recursos para atendimento às vítimas das chuvas em Dois Vizinhos

1ª Comissão

Presidente da Comissão de Direitos dos Povos Originários da OAB, o advogado Luiz Eduardo Canto Azevedo Bueno falou da iniciativa inédita da atual gestão.

“É a primeira gestão a instituir uma comissão para tratar dessa pauta e a ideia surgiu ainda na campanha, através do Dr. Daniel Godoy”, afirmou.
Luiz Bueno contou que atua na questão dos povos indígenas desde 2007, quando assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná.

Ele destacou que atualmente o conflito na Região Oeste é o maior problema envolvendo a questão indígena no Paraná. “Felizmente isso tende a diminuir, graças a iniciativa da Itaipu e do Governo Federal, que vão adquirir terras para os indígenas como parte de uma reparação histórica”.

Em outras regiões, na avaliação de Bueno, falta atenção aos problemas enfrentados pelos povos indígenas. “A grande maioria ainda vive nas aldeias e ali precisa muito uma atuação maior do poder público em várias questões, como a habitação, por exemplo”, disse.

Projetos

Sobre os projetos de lei relacionados à causa indígena que estão em tramitação na Assembleia Legislativa, Goura solicitou a emissão de um parecer jurídico pela OAB Paraná sobre as respectivas proposições e o encaminhamento ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP, com o objetivo de contribuir para qualificar o debate legislativo e fortalecer a segurança jurídica das iniciativas.

Leia Também:  Deputado Goura diz que PL 662/2024, do Poder Executivo, que altera licenciamento ambiental, é ilegal e inconstitucional

São três os projetos, de autoria do deputado Goura, que estão em tramitação: PL 270/2020, que denomina Ângelo do Santos Souza Kretã o trecho da PR-281 entre a BR-373 e a PR-459; o PL 418/2022 que estabelece a oferta de ensino de idiomas indígenas nas escolas estaduais do Paraná; e o PL 665/2021 que altera a lei estadual 14.274, de 24 de dezembro de 2003, que reserva vagas a afrodescendentes em concursos públicos, estabelecendo 1% das vagas para indígenas.

Seminário

O seminário contou com a participação de Orlando Possuelo, indigenista da região do Vale do Javari/AM, e do indígena Bina Tukun Matis, também do Vale do Javari. Eles abordaram os conflitos da região amazônica sob o olhar de um indígena e de um indigenista.

Na sequência, Carlos Frederico Marés de Souza Filho falou sobre a história dos direitos indígenas; Luiz Eduardo Canto Bueno abordou o mundo indígena sob o olhar de um não indígena; Romancil Kretã, indígena Kaingang, falou sobre a força Kaingang para manter seus costumes e tradições no mundo atual.

Na terça-feira (1) o Seminário contou com as seguintes palestras: Daniel Godoy – os direitos dos indígenas do PR violados ao longo da história; Olympio Sotto Maior – Marco Temporal; Fernando Prazeres – mediação de conflitos entre indígenas e não indígenas; Ana Carolina Magnoni – a reexistência Guarani; Indígena Guarani Celso Japuty Alves – o direito à terra como pressuposto de vida.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Deputado Goura (PDT) faz homenagem à Defesa Civil e promove seminário sobre educação para prevenção de desastres

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Projeto de Lei visa garantir isenção automática de IPVA para pessoas com deficiência

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA