NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projetos que beneficiam entidades com ações esportivas, culturais e sociais avançam no Legislativo

Publicado em

Os deputados estaduais aprovaram uma série de projetos de lei para auxiliar entidades que desenvolvem ações esportivas, culturais e sociais para melhorar a vida da população paranaense. As iniciativas concedem o título de utilidade pública e avançaram em segundo turno na sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná.

O esporte e o paradesporto são contemplados por projetos como o do deputado Samuel Dantas (Solidariedade), que concede o título à Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria, de Curitiba (PL 227/2024). De acordo com o parlamentar, a entidade se tornou um refúgio de esperança e oportunidade para pessoas com deficiência. “Os tratamentos de terapia assistida por cavalos, conhecidos por seus benefícios terapêuticos, juntamente com a ativa participação em competições paradesportivas, têm transformado vidas, promovendo não apenas a reabilitação, mas também a dignidade, a autoconfiança e a integração social”, diz a justificativa.

O foco do deputado Gugu Bueno (PSD) é atender a LHPR/Paraná Handebol, de Toledo (PL 384/2024), que visa manter, dirigir e incentivar a modalidade esportiva.

Já o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Filhos da Capela, de Antonina, é beneficiado com o título de utilidade pública pelo PL 447/2024, da deputada Cristina Silvestri (PP), e tem finalidade difundir e incentivar a cultura brasileira através da promoção de atividades assistenciais, culturais, recreativas e esportivas.

O deputado Luiz Fernando Guerra (União) assina o projeto que destina o título ao Instituto Azuris, de Pato Branco (513/2024). A organização desenvolve inúmeros projetos, que vão desde atividades de formação esportiva para desenvolvimento motor e iniciação aos esportes até projetos de excelência esportiva.

É dele também a proposição que atende a Casa Padre Eduardo, obra unida à Sociedade São Vicente de Paulo de Terra Rica (PL 413/2024), cujo objetivo é abrigar idosos acima de 60 anos com ou sem vínculo familiar, em situação de vulnerabilidade social e vítima de maus tratos.

Leia Também:  Assembleia Legislativa do Paraná aprova apadrinhamento de espaços públicos

Também na área de assistência social, está contemplado o projeto 513/2024, do deputado Gilson de Souza (PL), destinado à Ação Social Irmandade Sem Fronteiras, que apoia migrantes em situação de vulnerabilidade.

O deputado Gugu Bueno também assina proposta concedendo o título ao Instituto SPES, de Almirante Tamandaré (526/2024), com programas de assistência social voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos, objetivando a inclusão social e preservação da dignidade da pessoa humana.

Do deputado Tiago Amaral (PSD), o PL 502/2024, se destina à Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico (CONCHA), de Londrina, dedicada ao desenvolvimento de programas e projetos culturais, educacionais e sociais, com o objetivo de beneficiar a população e valorizar o patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico do Centro Histórico de Londrina.

Mais projetos

Em primeira discussão foi aprovado o projeto de lei 866/2023, do deputado Fábio Oliveira (PODE), que concede o Título de Capital dos Gaiteiros ao município de Pinhão. O parlamentar justifica que a promoção e incentivo da música e do instrumento musical típico é muito presente na cultura da região e amplamente difundida e popular a realização dos eventos conhecidos como “Encontro de Gaiteiros de Pinhão”, que já possui diversas edições realizadas.

E, ainda, o projeto de lei 70/2024, de autoria do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui o Dia da Tradição Gaúcha no Estado do Paraná, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de março. Pela proposta, data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Leia Também:  Semana da Pessoa Idosa encerra com diplomação dos participantes do curso de uso do celular

Foram retirados de pauta o projeto 204/2023, do deputado Marcel Micheletto (PL), alterando a Lei Estadual nº 13.964/2002, que concede desconto de 50% para doadores de sangue em eventos culturais artísticos. A iniciativa amplia o direito à meia-entrada aos doadores de um dos rins e doadores de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea.

E o 665/2023, de autoria da deputada cantora Mara Lima (Republicanos), que institui a Semana Escolar de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente.

Decretos

Dois projetos de decreto legislativo foram aprovados em segunda discussão e tiveram a redação final dispensada. São eles: o 8/2024, que homologa os decretos do Poder Executivo nº 7.073 e nº 7.074, que alteram o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

E o 9/2024, homologando os decretos do Poder Executivo nº 7.138 e nº 7.139, que alteram o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

Transmissão

A sessão plenária volta a ser realizada nas manhãs de quarta-feira. A transmissão será ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Semana da Pessoa Idosa encerra com diplomação dos participantes do curso de uso do celular

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Comissão aprova alteração de projeto que cria a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA