NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto que cria a “Semana Estadual da Economia Criativa’’ é aprovado e segue para sanção do governador

Publicado em

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram nesta segunda-feira (28), a redação final do projeto de lei dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Batatinha (MDB), que visa instituir a “Semana Estadual da Economia Criativa” a ser inserida no Calendário Oficial do Estado do Paraná.

Ela deverá ser realizada anualmente na Semana que integra o dia 21 de abril, o “Dia Mundial da Criatividade e Inovação’’, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal, explica o deputado Cobra Repórter, é a conscientização e o fortalecimento da Economia Criativa em programas, políticas públicas e em ações públicas e privadas, e a importância para o desenvolvimento socioeconômico paranaense.

“Economia Criativa’’ significa o processo que utiliza da criação e inovação para que pessoas possam explorar determinado valor econômico, aperfeiçoando modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, inovação, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico.

“Nossos objetivos com este projeto são proporcionar avanços na transformação social e econômica através da geração de renda, a formação de mão de obra qualificada, criação de empregos, relações de comércio exterior e interior, proteção do patrimônio histórico, sustentabilidade econômica; valorizar a inovação, a originalidade, a propriedade intelectual e a expressão individual como ativos econômicos nos setores da produção e prestação de serviços, impulsionando a competitividade e a diferenciação no mercado”, explica o deputado Cobra Repórter.

Leia Também:  Em Japira, Cohapar entrega títulos de regularização fundiária a 102 famílias

Agora o projeto segue para sanção do governador Ratinho Junior.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Assembleia Itinerante promove sessão especial nesta terça-feira (19), em Astorga

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  FPA cobra posicionamento urgente de questão com fundo ideológico no ENEM 23

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA