NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto que amplia ações do Estado na prevenção de desastres avança na Comissão de Finanças da Assembleia

Publicado em

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná reuniu-se nesta segunda-feira (28), na Casa de Leis. Quatro projetos foram aprovados, dentre eles o 226/2025, de autoria do Poder Executivo, que amplia o escopo das ações do Estado voltadas ao enfrentamento a desastres e calamidades, e contemplar medidas de prevenção, mitigação e preparação em áreas de risco.

De acordo com a justificativa do Executivo, tais alterações são fundamentais para a otimização das funções desempenhadas pelo Sistema de Defesa Civil (SISDC) em proporcionar mais segurança à população paranaense, agilizar a recuperação de áreas atingidas por desastres e a ajudar na redução de eventuais vulnerabilidades e prejuízos.

Também foram aprovados o projeto de lei 227/2025, do Executivo, que dispõe sobre o funcionamento do Sistema Estadual de Assistência Social, institui a Conferência Estadual de Assistência e o Fundo Estadual de Assistência Social; o projeto de lei complementar 4/2025, que altera a lei n 11.362 e a lei complementar 217, instituindo o programa de Fruição e Indenização e Licença Especial também de autoria do Executivo e, por fim, o projeto de lei 228/2025, de autoria do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) que altera a lei n 21.811.

Leia Também:  Idosos aprendem na prática as funcionalidades dos aplicativos para celulares

A Comissão é presidida pelo deputado Marcio Pacheco (PP). Participaram também os deputados Adão Litro (PSD), Ana Julia (PT), Dr. Leonidas (CDN), Gilson de Oliveira (PL) e também Marcia Huçulak (PSD).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Norte Pioneiro vai colher 28 mil toneladas de café – a maior produção do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira, 28, que o Paraná deve colher 42 mil toneladas de café, conforme projeção do Deral ( Departamento de Economia Rural) e o Norte Pioneiro deve colher 29 mil toneladas nesta safra que começou a ser colhida nesta semana.

“Além de ser o maior produtor de café do Paraná e um dos maiores do país, o Norte Pioneiro tem mais duas características: o café é de melhor qualidade, com indicação geográfica e selo de qualidade, e grande parte da produção está nas mãos de mulheres, que se destacam nacionalmente”, disse Romanelli.

Segundo o órgão da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a colheita deve alcançar 25,5 mil hectares de café no Paraná e que 93% desta área se apresenta em boas condições. Já a área da região soma 15,5 mil hectares.

A cotação do café beneficiado bebida dura tipo 6 hoje é de R$ 2.510,00 a saca. O café “bebida dura” se refere a um tipo de café que, após a torrefação, apresenta uma bebida intensa, encorpada, com certa aspereza ao paladar, muito apreciada.

Leia Também:  Falece Duílio Genári, ex-deputado estadual do Paraná

Mulheres

Segundo Romanelli, as cafeicultoras da região fazem a grande diferença na produção de café especial vendido as mais importantes torrefadoras e cafeterias do Brasil, além de exportar para 12 países europeus. Elas integram a Associação das Mulheres Cafeicultoras do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé).

O grupo de mulheres reúne 62 famílias de 11 cidades da região que há 12 anos também fazem parte do Projeto Mulheres do Café, nascido há 12 anos. Hoje, mais de 200 famílias fazem parte do projeto, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR Paraná).

“As cafeicultoras são as mais premiadas, o que destaca a forte participação da mulher no café produzido do Paraná. Desde 2013, a Amucafé integra o projeto de capacitação na produção de cafés especiais. São 250 famílias, chefiadas por mulheres, que exportam a produção para o Chile, Japão, EUA e países europeus”, destacou o deputado.

“Acompanho o trabalho realizado pela associação em 11 municípios do Norte Pioneiro. A região já foi um grande maciço de cafezais e agora com as mudanças climáticas, a produção se deslocou para um café de qualidade”, completou.

Leia Também:  Deputado Guerra afirma que importar tilápia do Vietnã é uma ação completamente descabida

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA