POLÍTICA PR
Projeto de lei leva aos salões de beleza conscientização sobre DST e da importância de denunciar a violência doméstica
Publicado em
16 de outubro de 2024por
Itajuba TadeuLevar aos salões de beleza a conscientização de mulheres sobre a importância da identificação precoce de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e de denunciar os casos de violência doméstica. Este é o ambiente propício para reforçar temas como saúde e segurança da mulher segundo o projeto que cria a Campanha Depiladora Amiga. A iniciativa foi aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná.
A campanha é destinada à expansão do conhecimento e à capacitação das depiladoras atuantes no Paraná para identificação de indícios de doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou de violência doméstica. O objetivo é incentivar as mulheres a buscar auxílio.
A proposição 853/2023 é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e cita os salões de beleza como locais de troca de experiências e informações, inclusive sobre saúde. “O projeto de lei é direcionado à categoria de profissionais que trabalham na depilação íntima. O objetivo é conscientizar essas profissionais sobre a importância em alertar suas clientes mulheres a fazerem exames ginecológicos preventivos e periodicamente ou em caso de qualquer sintoma de anormalidade na região íntima”, explicou.
O texto ressalta que a intenção não é de que a depiladora faça um diagnóstico, mas sim oriente outras mulheres a procurarem a unidade básica de saúde mais próxima, especialmente em caso de qualquer suspeita. “Embora o assunto seja reiteradamente tratado pelos órgãos oficiais de saúde, algumas mulheres ainda não tomaram a consciência da importância de se consultar com um ginecologista periodicamente e sobre a gravidade do câncer do colo do útero, que muitas vezes está relacionado ao HPV, infecção sexualmente transmissível mais comum”, diz a justificativa.
Entre os propósitos da campanha estão facilitar informações sobre DST; reforçar a importância do uso da camisinha (masculina ou feminina) e incentivar as mulheres a procurarem uma autoridade policial e a denunciarem casos de violência doméstica.
O projeto prevê que o Poder Executivo poderá firmar acordos, parcerias e convênios entre as secretarias municipais e Estadual de Saúde, bem como com entidades sem fins lucrativos, a fim de promover ações e políticas públicas voltadas à capacitação de depiladoras atuantes no Estado, aproximando a categoria de depiladoras(es) da rede de saúde pública.
Fibromialgia
Os deputados estaduais aprovaram outra iniciava voltada à saúde da mulher. O projeto 546/2021, institui Diretrizes para implantação de Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. A medida visa a atender a demanda de parte da população que é acometida por esta doença crônica multifatorial, de causa ainda desconhecida que provoca dores e transtornos aos seus pacientes.
“É definida pelo renomado profissional Dr. Dráuzio Varela como sendo uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor”, explica o texto assinado pelas deputadas Cristina Silvestri (PP) e Márcia Huçulak (PSD) e pelos deputados Bazana (PSD) e Luiz Claudio Romanelli.
A justificativa cita que, por se tratar de uma doença relativamente nova, a comunidade médica ainda não conseguiu entrar em consenso sobre quais são as suas causas. “Entretanto, já está pacificado que os portadores da citada enfermidade, em sua maioria mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos, possuem maior sensibilidade à dor do que as pessoas que não são acometidos por ela”, acrescenta.
Entre as diretrizes, o projeto indica o atendimento multidisciplinar; a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com fibromialgia; a disseminação de informações relativa à doença e suas implicações; o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados; estímulo à inserção da pessoa com fibromialgia no mercado de trabalho; e o estímulo à pesquisa científica sobre o tema.
Mais projetos
Avançou também em primeira votação o projeto 54/2024, que institui a ‘’Semana Estadual da Economia Criativa’’, a ser realizada anualmente na semana que integra o dia 21 de abril, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
A intenção é criar um período especial para a conscientização e fortalecimento de programas que se utilizem da Economia Criativa, que é, segundo o texto, uma matéria essencial e inovadora para o avanço das mais diversas áreas do conhecimento. O projeto de lei 54/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), anexa o 264/2024, dos deputados Batatinha (MDB), Denian Couto (PODE), Douglas Fabrício (CID) e Samuel Dantas (SD).
O texto cita a Economia Criativa como o processo que utiliza da criação e inovação para que pessoas possam explorar determinado valor econômico, aperfeiçoando modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, inovação, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico.
Ainda em primeiro turno foi aprovado o projeto de lei 771/2023, que institui o dia das Comunidades Terapêuticas, a ser comemorado anualmente em 18 de agosto. O objetivo é homenagear essas entidades constituídas no Paraná e que desenvolvem importante trabalho na recuperação e reinserção do dependente químico no meio social.
O reconhecimento é proposto pelos deputados Gilson de Souza (PL), Tercilio Turini (MDB), Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Cantora Mara Lima (REP), Evandro Araujo (PSD) e Soldado Adriano José (PP).
Segunda discussão
Duas proposições foram aprovadas em segunda discussão. O projeto de lei 866/2023, do deputado Fábio Oliveira (PODE), concede o Título de Capital dos Gaiteiros ao município de Pinhão.
E, por fim, o projeto de lei 70/2024, de autoria do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), institui o Dia da Tradição Gaúcha no Estado do Paraná, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de março. Pela proposta, data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
Published
3 horas agoon
3 de janeiro de 2025By
Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.
“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.
Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.
Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Fonte: ALPR PR
Defesa Civil Estadual entrega mais de 2 mil telhas a famílias afetadas por tempestades em Morretes e Antonina
Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias
Rebeca Abravanel mostra 1º corte de cabelo do filho com Alexandre Pato: ‘Que amor!’
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
Nasce Aurora Reis Schiviatti, primeira filha de Duda Reis: ‘Minha filha tão amada’
PARANÁ
Defesa Civil Estadual entrega mais de 2 mil telhas a famílias afetadas por tempestades em Morretes e Antonina
A Defesa Civil Estadual enviou, nesta sexta-feira (02), 2.340 telhas para atender os municípios de Antonina e Morretes, que foram...
Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias
Pelo 13º ano consecutivo, a Sanepar faz a coleta do lixo nas praias paranaenses com o objetivo de deixar os...
Sanepar investe R$ 431 milhões em municípios dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná, em 2024
A Sanepar realizou grandes obras em sistemas de água e de esgoto na região Sudeste, que abrange municípios dos Campos...
POLÍCIA
PCPR prende autor de homicídio ocorrido em Ribeirão do Pinhal
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 21 anos, investigado pelo homicídio de um jovem, de 20,...
PCPR salva adolescente com atendimento pré-hospitalar após mal súbito em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) salvou uma adolescente de 13 anos ao realizar atendimento pré-hospitalar após um mal súbito...
Polícia Militar recupera veículo furtado em menos de uma hora no litoral do Paraná
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) recuperou, em Guaratuba, no litoral do estado, um veículo que havia sido furtado cerca...
ENTRETENIMENTO
Rebeca Abravanel mostra 1º corte de cabelo do filho com Alexandre Pato: ‘Que amor!’
Rebeca Abravanel dividiu com os seguidores um momento especial do filho, Benjamin, que completa 1 ano no próximo dia 13, na companhia...
Nasce Aurora Reis Schiviatti, primeira filha de Duda Reis: ‘Minha filha tão amada’
Nasceu Aurora Reis Schiviatti, filha da influenciadora Duda Reis com o marido, o cabeleireiro Du Nunes, com quem vive um relacionamento desde 2022. Aos...
Maíra Cardi chora ao falar de perda do bebê que esperava com Thiago Nigro: ‘Um vazio’
Maíra Cardi, de 41 anos, contou que perdeu o bebê que esperava com o coach Thiago Nigro, de 34 anos. A ex-BBB explicou...
ESPORTES
Flamengo recusa proposta do Cruzeiro por Fabrício Bruno
Nesta quinta-feira (02.01), o Flamengo recusou uma proposta do Cruzeiro para a contratação do zagueiro Fabrício Bruno. O clube mineiro...
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
O mercado de transferências está fervilhando com a notícia de que o River Plate, um dos gigantes do futebol argentino,...
Neymar ausente no primeiro treino de 2025 do Al-Hilal por desconforto estomacal
O craque brasileiro Neymar não participou do primeiro treino do ano do Al-Hilal, realizado nesta quinta-feira. Segundo comunicado oficial do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
GATA E PODEROSA!
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Saldo de crédito no agronegócio cresce 6,5% em 12 meses
-
PARANÁ6 dias ago
Começam as atividades nos postos fixos do Verão Maior Paraná no Litoral e Noroeste
-
POLÍCIA7 dias ago
Veículo furtado em Prudentópolis é recuperado pela PMPR em Matinhos