POLÍTICA PR
Programa Regulariza Paraná avança na Assembleia Legislativa
Publicado em
30 de outubro de 2024por
Itajuba TadeuA criação do Programa Regulariza Paraná avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta do governo voltada à regularização fundiária das ocupações de imóveis urbanos de domínio do Estado chegou ao plenário e passou em primeira discussão na sessão plenária desta quarta-feira (30).
O projeto 916/2023 trata de imóveis e das ilhas de domínio do Estado afetados ao Poder Executivo estadual, suas autarquias e fundações, nos termos da Lei Federal n° 13.465/2017. O texto recebeu 39 votos favoráveis e 4 contrários
“Não cumpre de forma plena a regularização fundiária integrada aos municípios. Estamos tratando de um projeto que viola de forma grave a legislação federal, é inconstitucional, ilegal”, encaminhou pela Oposição, o deputado Arilson Chioratto (PT).
Já o deputado Luz Claudio Romanelli (PSD), ex-secretário de habitação e presidente da Cohapar por oito anos, definiu o Regulariza Paraná como um instrumento eficaz. “Uma ponte entre a legislação federal e as atribuições municipais. Indiscutivelmente é um avanço”, afirmou.
O governo defende que a política estadual de regularização fundiária tem como objetivo identificar os núcleos urbanos informais que devam ser regularizados, melhorando as condições urbanísticas e ambientais. Além disso, quer ampliar o acesso da população de baixa renda à terra urbanizada; promover a integração social e a geração de emprego e renda; estimular a resolução extrajudicial de conflitos; garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas e a efetivação da função social da propriedade; ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades e garantir o bem-estar de seus habitantes, entre outros.
De acordo com a justificativa, o texto que estabelece normas sobre a regularização fundiária vai garantir o direito social à moradia digna e ao pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana, diminuindo as disparidades organizacionais, além de oportunizar um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para o Poder Executivo, a medida trará normatização efetiva para o controle e fiscalização das propriedades estatais. Além disso, será um instrumento de econômico que vai valorizar os imóveis e o acesso a serviços públicos, facilitando a obtenção de crédito bancário e proporcionando o desenvolvimento das regiões paranaenses.
Utilidade Pública
Também foram aprovadas em primeira votação sete propostas de concessão do título de utilidade pública a entidades paranaenses. Do deputado Delegado Jacovós (PL) (PL 553/2024), à Associação Passantes e Pensantes, de Maringá; do deputado Tiago Amaral (PSD) (PL 560/2024), ao Grupo de Radioamadores Voluntários da Defesa Civil de Londrina (GRVDCL); do deputado Alexandre Amaro (REP) (PL 579/2024), ao Centro de Treinamento e Recreação Shackugan, de Piraquara; do deputado Goura (PDT) (PL 580/2024), à Associação Sustentaris, de Curitiba; do deputado Alexandre Curi (PSD) (PL 596/2024), à Associação Metodista de Assistência Social, de Cornélio Procópio; do deputado Soldado Adriano José (PP) (603/2024), ao Instituto Rema Londrina, com sede naquele município; e do deputado Professor lemos (PT) (614/2024) à Associação dos Cadeirantes e Portadores de Necessidades Especiais de Capitão Leônidas Marques (ACPNE), naquele município.
Outras iniciativas foram aprovadas em segundo turno e seguem para sanção após dispensa de redação final. São elas: do deputado Hussein Bakri (PL 353/2023), que concede o título de utilidade pública ao Centro de Reabilitação e Formação de Líderes Jeová Rapha (CREHER), de Quatro Barras; do deputado Goura (PL 917/2023) à Associação Projeto Taquari, de Campina Grande do Sul; do deputado Alisson Wandscheer (SD), à Associação dos Trabalhadores Rurais dos Assentados na Fazenda Itambé, de Jundiaí do Sul; do deputado Arilson Chioratto (PL 192/2024) à Associação Download, de Apucarana; e do deputado Evandro Araújo (PSD) (89/2024), altera a Lei nº 18.499/2015, de concessão de Título de Utilidade Pública ao Lar São Vicente de Paulo, de Santana do Itararé e foro no município de Wenceslau Braz.
Sanção
O projeto de lei 562/2024 segue para sanção após aprovação em redação final. O texto do governo altera as Lei n° 20.740/2021, que dispõe sobre as normas pertinentes aos descontos e consignação em folhas de pagamento de servidores civis e militares, ativos e inativos, assim como de pensionistas de geradores de pensão do Estado do Paraná, e a Lei n° 20.777/2021, que institui o Regime de Previdência Complementar.
Também só depende do crivo governamental para virar lei o projeto 204/2024, da deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa institui o Dia da Imigração Coreana, a ser comemorado anualmente e 12 de fevereiro, data da chegada dos primeiros imigrantes coreanos ao Brasil, em fevereiro de 1963. O texto foi aprovado em segunda discussão e teve dispensa de redação final
Emenda
Já o projeto de lei 280/2019, assinado pelo deputado Goura recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto altera o art. 1º da Lei nº 15.632/2007, que dispõe sobre instalação de coletores de lixo reciclável nas universidades, faculdades, centros universitários, escolas, colégios, estádios de futebol, supermercados, shoppings centers e eventos onde haja concentração pública, conforme especifica.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
Published
4 dias agoon
3 de janeiro de 2025By
Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.
“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.
Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.
Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Fonte: ALPR PR
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Iniciativas de inclusão pautam ações do Governo do Paraná para a igualdade racial
Líder no País, Paraná chega a 319 municípios no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional
PARANÁ
Iniciativas de inclusão pautam ações do Governo do Paraná para a igualdade racial
O ano de 2024 foi marcado por conquistas significativas na pasta de igualdade racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial...
Líder no País, Paraná chega a 319 municípios no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional
Em 2024 o Paraná chegou a 319 municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). É o líder...
Saúde digital avança no Paraná em 2024 com novas plataformas de gestão de informações
Tecnologia para uma vida melhor foi uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 2024, fechando o...
POLÍCIA
PMPR participa do Ciclo de Exposição das Forças de Segurança em Guaratuba
Guaratuba recebeu neste sábado (4) mais uma edição do Ciclo de Exposição das Forças de Segurança, evento promovido pela Secretaria...
PMPR: CIROCAM realiza prisão de cinco pessoas por tráfico de drogas em Matinhos durante a Operação Verão
Na tarde de sábado (4), equipes da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) da Polícia Militar...
PCPR prende homem por ameaças e injúrias contra ex-companheira em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, neste sábado (4), um homem de 68 anos por ameaça e...
ENTRETENIMENTO
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘
A atriz Marina Ruy Barbosa, de 29 anos, aproveitou o calor de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, nesta sexta-feira (3),...
De biquíni, Flávia Alessandra esbanja boa forma em praia paradisíaca: ‘Luz do Sol ‘
Depois de Bruna Marquezine se pendurar em um coqueiro com João Guilherme, a atriz Flávia Alessandra, de 50 anos, mostrou força e elasticidade...
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
Lívia Andrade aproveitou o dia de muito sol nesta sexta-feira (3), para atualizar o bronzeado. A apresentadora de 41 anos...
ESPORTES
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
O São Paulo começou sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, vencendo o Serra Branca (PB) por 2...
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
A Ponte Preta começou sua campanha na Copinha 2025 com uma vitória importante sobre o Cuiabá por 1 a 0,...
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Em sua estreia na Copinha Sicredi, o Corinthians, atual campeão do torneio, demonstrou força e competência ao vencer o Gazin...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ6 dias ago
Investimentos, inovação e parcerias fortalecem presença do Tecpar em sanidade animal
-
PARANÁ6 dias ago
Serviço essencial: empregados do saneamento comemoraram novo ano trabalhando
-
PARANÁ7 dias ago
Corrida da Virada abre os Jogos de Aventura e Natureza no Verão Maior Paraná
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR distribui pulseiras de identificação para crianças em Porto São José