POLÍTICA PR
Procuradoras da Mulher de todo o Paraná se reúnem na Assembleia Legislativa para acompanhar Encontro Nacional
Publicado em
26 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuA Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa reuniu as Procuradoras Municipais da Mulher do Paraná, nesta terça-feira (26), no Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcatti, com o objetivo de acolher as novas vereadoras eleitas, das boas-vindas e debater planos futuros. A reunião serviu também para que todos os participantes pudessem acompanhar, on line, o Encontro Nacional de Procuradoras que aconteceu no Congresso Nacional em Brasília.
O Paraná é o estado do Brasil com mais Procuradorias instaladas, 162 no total. Após as eleições de 2024, o número de vereadoras eleitas aumentou: 477 novas e 214 reeleitas, somando 691 mulheres ocupando o cargo na próxima legislatura. Para a procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), o encontro de procuradoras e mandatárias municipais é uma oportunidade para compartilhar experiências, fortalecer a atuação feminina e debater pautas essenciais para o avanço da representatividade.
A procuradora da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD) destacou a relevância do encontro. “Este é primeiro encontro depois das eleições municipais. Recebemos as vereadoras eleitas, reeleitas e as que já são procuradoras. Demos aquele acolhimento, conversamos com elas, para fazer um balanço de como foi esse mandato. E depois, entramos ao vivo com Brasília, onde participaram procuradoras do país inteiro para trocar experiências. Somos uma rede de procuradorias integradas, com a mesma finalidade, o mesmo objetivo de proteger a mulher da violência e falar sobre acolhimento”.
“O Paraná é reconhecido nacionalmente por ter o maior número de Procuradorias da Mulher, um extenso trabalho muito sério e comprometido de toda a equipe. E no próximo ano vamos levar a Procuradoria da Mulher para as escolas. É um trabalho de base essencial para conscientizar, esclarecer sobre a violência e o feminicídio que vem aumentando. Não podemos mascarar esses dados. Eu até pensei que depois do Covid as pessoas iam parar e entender que a vida não é competição, mas a vida está complicada, então se a gente não preparar desde a infância, através das escolas não vamos conseguir resolver. É isso que efetivamente queremos, fazer a transformação e a mudança de comportamento”, exaltou a procuradora da Mulher, deputada Clora Pinheiro (PSD).
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) participou da reunião e destacou as ações da Procuradoria da Mulher. “Eu quero parabenizar a deputada Cloara pela condução da Procuradoria da Mulher, por ter este comando forte e dedicado, porque não adianta só ter o título e não trabalhar, não funciona. A deputada está sempre presente, está sempre batalhando aqui dentro. Como líder do Governo, eu estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a Procuradoria da Mulher, temos muito ainda para avançar, na efetivação de projetos, na agilidade dos processos e contem comigo em tudo que for necessário”.
Convidados
Representando a Advocacia Geral da União (AGU), a Procuradora Federal, doutora Carliane de Oliveira Carvalho disse que “é um orgulho participar deste encontro de Procuradorias. Participo do Programa Nacional da AGU de enfrentamento ao assédio sexual, e o que buscamos, justamente, é que a atuação da mulher não seja pró-forma, mas que seja efetiva. Que a mulher efetivamente assuma cargos, que efetivamente modifique a sociedade, que tenha a mão da mulher dentro do que ela faz, e não só esteja ali para constar. E isso na política é muito importante. É muito revigorante quando vemos mulheres que fazem a diferença e que inspiram tantas outras mulheres”.
A Secretaria de Segurança Pública foi representada pelo delegado Leonardo Bueno Carneiro que descreveu as ações do governo do estado em atenção as mulheres. “Estamos em um momento propício para ampliar aqui no estado do Paraná o combate da violência conta a mulher, sabemos que os números são alarmantes, mas sabemos também que o governo do estado é um entusiasta da causa da mulher, com a criação da secretaria especializada da mulher, vários cargos estratégicos do governo sendo ocupados por mulheres, então mais do que o discurso estamos mostrando na prática que podemos ter mais mulheres em posição de gestão, temos a maior bancada feminina da história do nosso Legislativo que reflete também o desejo da população em ter mais mulheres à frente das tomadas de decisões. A gente sabe que é só começo. Na esfera de segurança pública, o nosso secretário, Coronel Hudson sempre nos pediu para que trabalhássemos de maneira muito efetiva no combate à violência contra a mulher”.
A procuradora da Mulher do município de Jardim Alegre, vereadora Pricilla Bogo (PSD) conta que a procuradoria da Mulher na sua cidade tem apenas um ano e meio, mas muita coisa já foi feita. “Não foram muitos trabalhos feitos ainda, mas foram feitos alguns trabalhos com resultados muito bacanas. Principalmente na questão das palestras, na questão de informar as pessoas o que é a violência doméstica, porque hoje ainda é um tabu muito grande. Por mais que se fale bastante, a luta ainda é muito grande. Os principais trabalhos que eu faço são nas escolas, porque eu venho do município que a gente precisa prevenir as crianças, informar as mulheres, as meninas que já estão em idade de começar o relacionamento e também os meninos de que não podem cometer isso. Mostrar para as meninas o que elas não podem aceitar, o que é proibido, o que não é permitido, para assim elas terem uma consciência do que pode e não pode a partir do princípio da prevenção”.
“Participar dos eventos da Procuradoria da Mulher aqui na Assembleia Legislativa é sempre muito importante, porque é uma troca muito enriquecedora, conversamos com várias vereadoras, conversamos com os deputados, trocamos experiências, levamos trabalhos que foram positivos nos outros municípios, e trazemos ao nosso município as boas práticas que conhecemos” afirmou a vereadora Pricilla Bogo (PSD).
Violência em números
A violência contra a mulher é uma questão pública que afeta diariamente meninas e mulheres de todas as classes sociais, idades e etnias. Entre janeiro e setembro de 2024, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) registrou mais de 159 mil boletins de ocorrência por violência contra a mulher, evidenciando a gravidade da situação no estado.
Em 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou que 258.941 mulheres brasileiras foram vítimas de violência, um aumento de 9,8% em relação a 2022. As ameaças subiram 16,5%, com 778.921 mulheres registrando esse tipo de ocorrência. A violência psicológica aumentou em 33,8%, somando 38.507 casos, enquanto os registros de perseguição (stalking) aumentaram 34,5%, afetando 77.083 mulheres no Brasil.
Além disso, mais de 41 mil boletins de ocorrência foram registrados por violência sexual no país em 2023, um crescimento de 48% em comparação a 2022. O assédio sexual também é preocupante, com mais de 8,1 mil casos, um aumento de 28,5%. As tentativas de feminicídio subiram em 7,1%, atingindo 2.797 mulheres.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia celebra ano de conquistas
Published
7 horas agoon
9 de janeiro de 2025By
O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná fechou 2024 com um saldo bem positivo de ações, atividades, expansão do Programa Tampinha Paraná e arrecadação de tampinhas, brinquedos e livros. “Em 2024, o Conselho reafirmou seu compromisso de atuar como uma ponte entre a sociedade e a Assembleia Legislativa, promovendo iniciativas que ampliaram o alcance social da Casa de Leis. Nosso trabalho buscou engajar a população em ações que fomentaram a inclusão, a solidariedade e o respeito aos direitos de todos, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.
O programa Tampinha Paraná ampliou sua atuação com novas parcerias como com o Museu Alfredo Andersen, a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e a Sanepar. Parcerias estas que resultaram em grandes arrecadações de tampinhas plásticas que foram doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Em 2024, o Programa Tampinha Paraná também ganhou um jingle e um mascote.
A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações, adesões e doações tanto que a campanha ganhou corpo e virou a lei estadual nº 21.697/2023. A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.
Demais ações do Conselho
Ainda durante o ano de 2024 foram inúmeras ações e atividades como apoio à exposição fotográfica “A Outra Face do Autismo”, em comemoração ao Abril Azul; às ações do mês de Conscientização sobre o Autismo promovido pela Casa de Leis; à campanha do Governo do Estado “SOS Rio Grande do Sul”, com o recebimento de mantimentos para os desabrigados no estado e à campanha do Outubro Rosa promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia.
Também, via Conselho, foram realizados dois Grandes Expedientes. Um para homenagear o artista Nilson Müller, ilustrador e criador do personagem Zequinha e na ocasião também aconteceu o encontro entre os personagens Zequinha (criado por Müller) e do mascote Tampinha. O outro Grande Expediente foi com a diretora do Hemepar, Vivian Raksa, que falou sobre a importância da doação de sangue em alusão ao Dia do Doador de Sangue Voluntário, celebrado em 25 de novembro. “Cada campanha, parceria e doação realizadas este ano são reflexos de um esforço coletivo para transformar vidas e criar um impacto positivo”, pontuou a presidente do Conselho, Rose Traiano.
A inclusão digital às pessoas idosas também não ficou de lado em 2024. Mais cinco Workshop “Uso Seguro e Consciente da Internet”, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foram realizados. Um com dicas contra golpes virtuais, com o delegado titular da Delegacia de Estelionatos em Curitiba, Emmanoel David; um com a coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon/Paraná), Cláudia Silvano, sobre ações e dicas sobre os direitos dos consumidores 60+ e prevenção de golpes na internet; um curso intensivo sobre o uso básico do celular na Semana Internacional do Idoso, ocorrido em outubro e um sobre Inclusão Digital. E para fechar o ano, uma Feira de Tecnologia 60+ que apresentou aos participantes interações sem as limitações físicas do mundo real através de dispositivos dedicados, como óculos de realidade virtual e robô social autônomo, além de palestra sobre o metaverso e Inteligencia Artificial (AI).
O Conselho também promoveu duas campanhas solidárias. A “Doe uma História, Inspire um Futuro”, no mês das Crianças, com a arrecadação de mais de mil exemplares de livros infantis e infantojuvenis que foram doados às crianças em situação de vulnerabilidade. E a Campanha de Natal 2024 com arrecadação de brinquedos às crianças dos servidores terceirizados da Casa de Leis.
“Para 2025, nossa meta é ampliar ainda mais o alcance dessas ações, fortalecendo parcerias existentes e criando novas oportunidades de colaboração com instituições e a sociedade civil. Queremos tornar a Casa do Povo cada vez mais acessível, promovendo mais inclusão digital, conscientização ambiental e campanhas sociais que façam a diferença no dia a dia das pessoas. O desafio é grande, mas a vontade de construir uma sociedade mais justa e solidária nos move todos os dias”, disse a presidente do Conselho Rose Traiano.
Atribuições do Conselho
Instituído pelo ato da Comissão Executiva nº 2549/2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia tem como atribuições promover o desenvolvimento de ações e incentivar o engajamento em ações voluntárias e de atos de solidariedade, visando o fortalecimento do vínculo do Poder Legislativo Estadual com a comunidade e o senso de dever cívico; identificar necessidades e vulnerabilidades sociais, organizar sistema de informações para desenvolver projetos, ações e adotar iniciativas que possam ser realizados em conjunto, pelo poder público estadual e municipal, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e cidadãos, por meio de parcerias solidárias, visando potencializar os benefícios à comunidade paranaense e participar na organização e divulgação de estudos e pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento das ações sociais promovidas pela casa legislativa em sua área de atuação. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas pelo Conselho não são remuneradas, tampouco indenizadas. Também integram o Conselho: Cleusa de Fatima Caieiro, Daniela Vanzo Duarte, Kely Schiavinato, Amanda Victoria de Lima, Paulo Valente e demais colaboradores.
Fonte: ALPR PR
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
Ana Castela chega a Santos para embarcar no cruzeiro: ‘Férias com a Boiadeira’
Rafa Kalimann é filmada em em clima de romance com Nattan em Portugal: ‘Home’
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução
PARANÁ
Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução
As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09)....
BRDE alcança R$ 2,07 bilhões em contratações no Paraná em 2024
Com um total de 3.989 novas operações no Paraná, das 13.446 realizadas ao longo de 2024 em toda a região...
Programa do Estado que viabiliza caixas de água já beneficiou 12 mil famílias
O programa Caixa D’Água Boa já beneficiou cerca de 12 mil famílias em mais de 300 municípios do Paraná. Em...
POLÍCIA
Operação Verão: Polícia Militar desmantela ponto de tráfico de drogas em Porto Rico
No âmbito da Operação Verão Maior Seguro na Costa Noroeste, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma operação, na...
Comandante-Geral da PMPR visita Antonina e Morretes para reforçar ações da Operação Verão 2024/2025
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve nos municípios de Antonina e Morretes, no litoral...
PCPR na Comunidade atende veranistas e população do litoral durante o Verão Maior Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está ofertando serviços de polícia judiciária e orientações para veranistas e para a população...
ENTRETENIMENTO
Ana Castela chega a Santos para embarcar no cruzeiro: ‘Férias com a Boiadeira’
A cantora Ana Castela, de 21 anos, embarca nesta quinta-feira (9), para seu primeiro cruzeiro temático, o Férias com a Boiadeira...
Rafa Kalimann é filmada em em clima de romance com Nattan em Portugal: ‘Home’
Rafa Kalimann, de 31 anos, está em Portugal com o namorado, o cantor Nattan, de 26, e, na tarde desta...
De biquíni, Juju Salimeni exibe resultado para carnaval 2025: ‘Tá chegando!’
Juju Salimeni já está focada no Carnaval e iniciou a sua tradicional dieta para secar e aguentar a folia na...
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
O Corinthians atrasou o pagamento dos salários de jogadores e comissão técnica referentes a janeiro. O vencimento, previsto para o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
POLÍTICA PR6 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘