NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Primeira mulher eleita presidente do TJ Paraná, Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia

Publicado em

A desembargadora Lidia Maejima recebeu hoje (dia 10) o diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná em reconhecimento a sua trajetória no Poder Judiciário e pela eleição como primeira mulher que irá assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, no biênio 2025/2026. O desembargador Hayton Lee Swain Filho, vice-presidente eleito para os próximos dois anos, também foi homenageado. “São dois pés-vermelhos que orgulham muito a nossa região, formados em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e que por muitos anos atuaram como magistrados na comarca de Londrina e em outras cidades do interior do estado” – destacou o deputado estadual Tercilio Turini, que propôs as homenagens com apoio da maioria dos parlamentares.

Turini ressaltou que, além do fato histórico, é uma honra ver a ascensão da desembargadora Lídia Maejima ao cargo mais elevado no Poder Judiciário do estado desde a criação do Tribunal de Justiça, em 1891. “Fico muito satisfeito em prestar essa homenagem na Assembleia Legislativa justamente no dia 10 de dezembro, data em que Londrina comemora os 90 anos” – enfatizou o deputado londrinense. Aprovada em concurso público, a futura presidente do TJ iniciou a carreira na magistratura em 1984. Nascida em Arapongas, formou-se pela UEL em 1981. “Tem uma trajetória honrada, competente e foi professora da Escola de Magistratura. Sua eleição coroa um caminho de muito trabalho, dedicação e confiança”, descreve os Votos de Congratulações da Assembleia.

Leia Também:  Policiais penais do Estado reivindicam valorização da carreira dos servidores

“Felicitamos a desembargadora Lídia Maejima e o desembargador Hayton Lee Swain Filho e desejamos muito sucesso no mandato. A Assembleia Legislativa está à disposição para atuar em conjunto com o Tribunal de Justiça em benefício dos paranaenses e do Paraná” – declarou Tercilio Turini. O futuro vice-presidente do TJ nasceu em Apucarana e também se formou pela UEL, em 1978.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, reforçou o sentimento de orgulho pela eleição da primeira mulher à presidência do TJ. “É uma merecida valorização à desembargadora Lídia Maejima que tem uma história de destaque na magistratura paranaense. Tenho certeza que será mantida a harmonia entre os poderes Legislativo e Judiciário. Essa Casa permanece aberta ao diálogo para a construção do que for melhor para o Paraná”, afirmou.

“Como líder da Bancada Feminina da Assembleia, nós também fizemos uma menção honrosa. É um momento histórico. A nossa bancada tem um trabalho de muita parceria com o Poder Judiciário com as nossa juízas e desembargadoras ao longo da nossa história”, destacou a líder da Bancada Feminina na Casa, deputada Mabel Canto (PSDB).

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (PODE) requer informações sobre reserva de até 100% das vagas a cotistas em processo seletivo da UEL

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputada Maria Victoria (PP) destaca abertura de farmácia exclusiva para medicamentos de doença raras

Published

on

By

A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou a abertura de uma farmácia especializada para atender cerca de 1,4 mil pacientes portadores de doenças raras, cujos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estão estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A nova estrutura foi inaugurada nesta semana no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, pelo governador em exercício, Darci Piana.

“Uma grande iniciativa do governo Ratinho Júnior para garantir a distribuição contínua desses medicamentos que são essenciais para o tratamento e qualidade de vida das pessoas com doenças raras”, disse.

O local vai oferecer mais de 40 medicamentos especializados para 15 doenças diferentes, incluindo Lúpus Eritematoso Sistêmico, Hipoparatireoidismo e Insuficiência Pancreática Exócrina, entre outras condições que necessitam de medicamentos especializados.

Segundo o superintendente do Complexo do Hospital do Trabalhador, Guilherme Graziani, hoje, a distribuição destes medicamentos acontece na farmácia da regional de saúde da Marechal Floriano, onde tem um fluxo muito grande de pessoas.

“Com esta nova estrutura, conseguimos garantir um acesso mais tranquilo aos pacientes com doenças raras. Começamos com medicamentos que não precisam de refrigeração, mas a tendência é ampliarmos esta oferta ao longo do tempo”, afirmou.

Leia Também:  Balanço 2024: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher analisa 12 PLs e movimenta legislativo com Audiências Públicas

AME

A farmácia fica localizada no novo Ambulatório Médico Especializado (AME) do Hospital do Trabalhador. A unidade recebeu R$ 13 milhões em investimentos do Governo do Estado para ampliar a capacidade de o hospital realizar consultas de especialidades médicas para a população paranaense.

O novo ambulatório foi projetado para atender à crescente demanda por atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta entrega reforça nosso compromisso com um serviço de saúde de excelência aos paranaenses. É um ambulatório que vai atender toda a Região Metropolitana de Curitiba, ampliando a capacidade de exames do Complexo do Hospital do Trabalhador”, pontuou Piana.

Atualmente, o Hospital do Trabalhador realiza cerca de 8 mil atendimentos especializados mensais. Com o novo AME, esta capacidade aumenta, de imediato, para 10 mil consultas, podendo chegar a 15 mil atendimentos nos próximos meses.

A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada.

Leia Também:  Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA