NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Parlamentares já se organizam para a edição e Ivaiporã da Assembleia Itinerante

Publicado em

Os deputados estaduais que representam os municípios da região de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, já se preparam para receber propostas e iniciativas da sociedade durante a sessão especial da Assembleia Itinerante que ocorre na cidade na próxima terça-feira (19). O projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado promove um grande evento para receber as reivindicações e homenagear personalidades do município. A 15ª sessão especial interiorização da Assembleia será realizada a partir das 18 horas, durante a durante a 20ª Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã, que ocorre entre os dias 14 a 19 de novembro no Parque de Exposições de Ivaiporã.

No município, os deputados estaduais vão ouvir os anseios e propostas de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada. Durante as atividades, um documento com as demandas da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Além disso, os parlamentares vão homenagear personalidades de destaque da região.

O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantado pela atual gestão do parlamento, no ano passado a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Neste ano, além de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí e Astorga sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Já Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia durante feiras realizadas nas cidades. Em todos os municípios, o objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), afirmou que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade das pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. “Nossa estada tem o objetivo de aproximar a população e as entidades junto ao Legislativo estadual, oportunizando que a população esteja próxima de seus legítimos representantes”, comentou.

Leia Também:  Ney Leprevost propõe Semana Semestral de Primeiros Socorros nas Escolas do Paraná 

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou o entusiasmo dos parlamentares em levar a Assembleia Itinerante para Ivaiporã. “Durante a edição no Vale do Ivaí da Assembleia Itinerante, vamos ouvir demandas de entidades, do setor produtivo e da população em geral. Posteriormente, em conjunto com o Governo do Estado, vamos buscar soluções que beneficiem os municípios da região. Esta iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo de estar mais próximo dos cidadãos”, disse.

Representação

O deputado Cobra Repórter (PSD) afirmou que a presença da Assembleia Itinerante em Ivaiporã é de extrema importância para que a população possa se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. “Podemos ouvir as demandas da sociedade. Vale ressaltar que esse trabalho gera resultados, já que, no decorrer das atividades da Assembleia Itinerante, documentos com as principais sugestões das cidades visitadas já foram entregues e se tornaram ações práticas”, disse.

O deputado Ricardo Arruda (PL) lembrou que a iniciativa representa uma oportunidade única de aproximar o legislativo estadual da população; “Isso permite uma escuta ativa e mais próxima das demandas locais. Para nós, deputados, é fundamental entender as necessidades específicas de cada região e iniciativas como essa nos ajudam a formular políticas públicas mais eficazes e alinhadas à realidade das comunidades. Essa proximidade reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, contribuindo para a construção de um Paraná mais justo e inclusivo”.

O deputado Arilson Chiorato (PT) recordou que as sessões da Assembleia Itinerante fortalecem a democracia ao aproximar as pessoas dos parlamentares e os parlamentares das pessoas. “Além disso, os deputados e deputadas têm a oportunidade de conhecer melhor a realidade de cada região, incluindo suas necessidades e também qualidades. Por exemplo, a 20ª Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã (Expovale) mostra uma parte do potencial agrícola dessa região”, afirmou.

Leia Também:  Deputadas representam o Brasil em fórum internacional sobre igualdade de gênero, na França

O deputado Tercílio Turini (MDB) ressaltou que é importante a participação de prefeitos, vereadores, lideranças e todos os cidadãos nesta nova edição da Assembleia Itinerante. “Ivaiporã é um município de destaque, referência regional em serviços de saúde, educação e outras áreas sociais. Também tem comércio forte e atrai moradores de toda a região. Por isso, levar os deputados estaduais para ampliar o diálogo com a comunidade certamente resultará em propostas e ações em benefício dos paranaenses. É mais uma oportunidade para o Poder Legislativo estar ao lado e ouvir as pessoas, conhecer os problemas de perto, receber as sugestões e trabalhar para atender as necessidades de Ivaiporã e dos demais municípios do Vale do Ivaí”.

Já o deputado Delegado Jacovós (PL) destacou a honra de participar da Expovale, segundo ele uma feira de grande referência para a agropecuária no País. “A Assembleia Itinerante aproxima o Poder Legislativo da sociedade e desta vez, vamos receber demandas e ouvir a população de Ivaiporã, considerada cidade celeiro do Brasil pela diversidade e qualidade dos produtos agrícolas e pela altíssima produtividade de milho”, comentou.

15ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Itinerante em Ivaiporã

Data: 19 de novembro (terça-feira)

Horário: 18 horas

Local: Parque de Exposições de Ivaiporã (KM 112 da Rodovia PR-466 – Trevo Ouro Verde), Ivaiporã-PR

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

Published

on

By

Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

Leia Também:  Deputada alerta para o risco de aumento dos preços de medicamentos importados

A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

Leia Também:  Projeto de lei que inclui fibromialgia nos direitos das Pessoas com Deficiência avança em primeira discussão

Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA