NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Parlamentares do Bloco PT-PDT repudiam atentado contra o STF:

Publicado em

Os parlamentares do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná condenaram com veemência o ataque à bomba ocorrido na noite desta quarta-feira (13), em Brasília. As explosões, que abalaram a região da Praça dos Três Poderes, vitimaram o próprio autor do atentado, identificado como Francisco Wanderley Luiz, e levantaram preocupações sobre a escalada de violência contra instituições democráticas no país.

O deputado Professor Lemos, líder do Bloco, classificou o episódio como “inadmissível” e um grave atentado à democracia. “Não podemos tolerar crimes como esse contra o Supremo Tribunal Federal (STF), uma das instituições mais importantes da nossa nação. É fundamental que as investigações avancem e que os culpados enfrentem as consequências legais. Esse tipo de ação não pode ser normalizado”, afirmou.

A vice-líder, deputada Luciana Rafagnin, reforçou sua posição contrária a qualquer tipo de anistia para quem ameaça o estado democrático. “Minimizar atos como esse é retroceder nas conquistas democráticas. Precisamos proteger nossas instituições e garantir que a justiça prevaleça, para que liberdade e paz social não fiquem ameaçadas”, alertou.

Leia Também:  Aprovado projeto para instituir de maneira definitiva a gratuidade ou desconto para idosos no transporte intermunicipal

Para o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado Arilson Chiorato, o atentado é fruto do discurso de ódio alimentado por setores da extrema direita. “A intolerância política levou a mais uma tragédia. O autor do ataque é uma vítima da desinformação e da retórica violenta que se espalha no país. Combater a incitação ao ódio é urgente para evitar novos ataques e preservar nossa democracia”, pontuou.

A deputada Ana Júlia também repudiou o ato, chamando-o de uma agressão ao Estado de Direito. “A violência contra instituições é uma ameaça à paz e ao diálogo social. É indispensável que as investigações sejam rigorosas e imparciais, para que todos os responsáveis sejam punidos.”

Já o líder da Oposição na Alep, deputado Requião Filho, defendeu a necessidade de pacificação no Brasil. “Quando foi que o Brasil se tornou palco de situações tão absurdas como essa? Esse atentado a bomba contra o STF mostra que a política nacional precisa urgentemente fortalecer uma cultura de paz.”

Para o deputado Dr. Antenor, a tragédia é reflexo direto da propagação de fake news e do radicalismo. “Milhões de brasileiros estão sendo manipulados por um discurso de ódio que destrói vidas e ataca as bases da democracia. O Bolsonarismo mata, e isso precisa ser combatido com educação e conscientização política”.

Leia Também:  Escola da rede estadual luta contra o desperdício de alimentos dentro e fora da sala de aula

Nota do STF

Em nota, o STF informou que, após a sessão desta quarta-feira (13), foram ouvidos dois fortes estrondos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. A nota diz ainda que “os servidores e colaboradores do edifício-sede também foram retirados por medida de cautela e a Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF”.

A Corte informou ainda que o presidente do STF falou por telefone com o presidente da República, com o diretor-geral da PF e com a vice-governadora do DF. Também por mensagem com o governador do DF. “Os prédios do Supremo Tribunal Federal passarão por uma varredura completa para verificação de eventuais artefatos na madrugada e manhã desta quinta-feira (14). O expediente foi suspenso até o meio-dia em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã”, conclui a nota.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Deputado Professor Lemos (PT) critica proposta da SEED para fechamento de CEBEJAs

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Capacitismo começa no dia 21 de setembro

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA