POLÍTICA PR
Ney Leprevost encerra mandato na Câmara Federal deixando marca de trabalho, criatividade e muitos projetos

A atual legislatura da Câmara Federal encerra no próximo dia 31 de janeiro. Nessa data, muitos projetos de leis e proposições em tramitação na Câmara dos Deputados serão arquivadas, mas algumas propostas seguirão o seu curso para serem aprovadas ou rejeitadas pelos deputados que iniciam uma nova legislatura em 1º de fevereiro.
Após servir ao Paraná como secretário de Justiça, Família e Trabalho até março, em abril de 2022 Ney Leprevost reassumiu o mandato de deputado federal em Brasília, tendo sido um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, trabalhando e protocolando projetos que beneficiam toda população brasileira.
Em menos de um ano, Ney Leprevost protocolou 132 propostas legislativas, participou de 398 votações em plenário, esteve presente em 107 Comissões Parlamentares e discursou 30 vezes no plenário.
Entre os projetos protocolados por Ney Leprevost, que continuarão tramitando na Câmara Federal, destacam-se o que torna crime hediondo a violência contra a criança e o que deixa inafiançável a prisão por corrupção.
Preocupado com a violência contra as crianças, o parlamentar apresentou projeto que moderniza o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir como crimes a pornografia infantil e a superexposição degradante de crianças nas redes sociais e páginas da internet e o projeto de lei que inclui a pedofilia no rol de crimes hediondos.
Também protocolou o projeto que requer a apresentação de atestado de antecedentes criminais para a admissão de funcionários em estabelecimentos de ensino escolar regular e pré-escolas, públicas e privadas que atendem crianças e o projeto de lei que institui no âmbito nacional o “Programa ABC Diabetes nas Escolas”, que tem como objetivo orientar de forma educativa, pais, alunos e profissionais da educação sobre os sintomas e cuidados referentes ao diabetes em crianças; fornecendo informações e sugestões de como melhorar os cuidados e o tratamento da doença.
Ainda ficará em tramitação o projeto de lei que disponibiliza na Rede Pública de Saúde, o exame de sangue CPK aos recém-nascidos, para diagnosticar a Distrofia Muscular de Duchenne e o projeto que institui o “teste do bracinho” nas consultas pediátricas em crianças a partir de três anos de idade.
O projeto que dispõe sobre a proteção especial durante os primeiros 1.000 dias de todos bebês do Brasil e o projeto que dispõe sobre a comunicação obrigatória do diagnóstico de cardiopatia congênita às instituições relacionadas à doença.
O projeto que cria o Programa Nacional de Promoção à Saúde Mental nas Escolas e o projeto de lei que dispõe sobre normas preventivas para evitar o esquecimento de crianças e animais no interior de veículos.
O que trata da garantia da realização do exame de ultrassonografia às crianças com sintomas de disfunção miccional atendidas pelo sistema Único de Saúde – SUS e o projeto que altera a Lei 12.764/12 , para prever o rastreamento de sinais precoces do Autismo.
O projeto que inclui como matéria extracurricular a Língua Brasileira de Sinais – Libras, no ensino público fundamental e médio e a utilização do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas sinalizações de atendimento prioritário.
Outra proposta que continuará em tramitação é a que altera a Lei nº 13.722/18 (Lei Lucas) para que profissionais que trabalham com crianças recebam treinamento urgente sobre primeiros socorros e o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PNPOI).
O projeto que altera a Lei nº 8.072/90 para tornar hediondo o crime de aliciamento de crianças ao tráfico de drogas e o projeto que dispõe sobre a realização do teste de acuidade visual durante a alfabetização.
A proposta que visa assegurar aos pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência, de fazer coincidir seu período de férias com o período das férias escolares e o que cria a Política Nacional da Prevenção e Conscientização sobre a Síndrome Fetal.
O projeto que cria regras de segurança nas atrações de parques temáticos e o projeto que inclui a vacinação contra a herpes-zóster no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Continuará tramitando a proposta que altera o Estatuto da Pessoa Idosa para assegurar o fornecimento gratuito, pelo Poder Público, de fraldas descartáveis geriátricas para idosos que vivem em instituições de longa permanência e a proposta que altera o Estatuto da Pessoa Idosa, para aumentar a reserva de vagas gratuitas para idosos no sistema de transporte interestadual.
O projeto de lei que cria mecanismos de incentivo para contratação de pessoas idosas no mercado de trabalho e o projeto que dispõe sobre a contratação de pessoas com idades igual ou superior à 50 anos nas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos.
O projeto de lei que proíbe o abate de equídeos, como cavalos, mulas e jumentos, com a finalidade de comércio de carne para exportação e o projeto de lei que propõe a criação de santuários ecológicos para a preservação de pássaros resgatados do tráfico ou comércio ilegal.
A proposta de alteração da Lei nº 6.360/76 que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, saneantes e outros e o projeto que assegura aos diabéticos, o direito de monitorar sua glicemia e realizar aplicação de insulina ou medicamento equivalente em locais públicos.
A obrigatoriedade da inscrição dos dias da semana ou do mês nas cartelas de medicamentos de uso contínuo, de modo a auxiliar o controle e registro de seu uso pelos pacientes e o projeto que reserva vagas de estágio remunerado nas empresas públicas e de economia mista para pessoas com deficiência,
O projeto que visa a prática do Exame Móvel de Diabetes e Hipertensão, além da proposta que altera a Lei 8.989/95, para isentar portadores de Síndrome de Down de IPI na aquisição de veículo automotor.
O projeto de lei que estabelece diretrizes para a política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnósticos de Doença Renal e a proposta que altera a Lei 15.133/21, para incluir a implantação da “Política de Responsabilidade Ambiental e Sustentabilidade” para as empresas contratadas pela administração pública.
O projeto de alteração da Lei nº 12.305/10 estabelecendo que o recebimento de resíduos sólidos oriundos de outras unidades da federação só poderá ser feita pelos estados que tratam ou reciclam, no mínimo, 90% dos seu próprio lixo e o projeto que dispõe sobre a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, por parte das entidades que recebem verbas públicas.
O projeto que prevê a criação do “Memorial em Homenagem aos Profissionais da Saúde Heróis da Luta Contra a COVID-19 no Brasil” e o projeto que dispõe sobre as condições adequadas de convivência e repouso ofertadas aos profissionais nas instituições públicas e privadas de saúde.
O projeto de lei para que órgãos públicos estaduais e municipais que possuam mais de 100 vagas de estacionamento, reservem, no mínimo 2 % delas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, preservadas as vagas já reservadas pela lei nº 20.059/19, para pessoas com deficiência e o projeto que dispõe sobre a comunicação obrigatória do diagnóstico de cardiopatia congênita às instituições relacionadas à doença.
O projeto de lei propondo a realização anual gratuita de exame de aptidão psicológica para porte de armas por agentes das forças de segurança, custeado pelas instituições da qual fazem parte e o projeto de lei que acrescenta ao Art. 147-A do Código Penal Brasileiro o inciso IV para aumentar a pena do crime de perseguição utilizando redes sociais e páginas da internet.
A proposta de criação da “Lei do Performance Bond”, que dispõe sobre a garantia de execução e conclusão de obras contratadas pelo Poder Público e a criação do Estatuto Nacional dos Taxistas.
O proposta que cria o Programa Política sem Corrupção e o projeto que inclui no Calendário Nacional de Eventos o Dia da Conscientização sobre a Mielomeningocele.
O projeto que dispõe sobre a prestação de contas das empresas que contratam com o Poder público sobre o atendimento à Lei Nacional da Aprendizagem e a proposta de emenda que modifica a lei nº 8.072/90, para incluir no rol dos crimes hediondos os crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato, e os crimes contra licitações relativos a contratos, programas e ações nas áreas da saúde pública, educação e assistência social.
O projeto de lei estabelecendo que as concessionárias federais e estaduais deverão monitorar e informar os usuários sobre riscos de acidentes naturais e deslizamentos nas encostas das rodovias; além de cuidar da contenção das mesmas e o projeto que prevê como cláusula obrigatória nos convênios e nos contratos de concessão das rodovias federais e estaduais a construção de pontos de parada e descanso para motoristas profissionais do transporte de cargas e de passageiros.
O projeto que altera a Lei 11.343/06, para regulamentar as condições de internamento involuntário dos pacientes adictos de drogas ou álcool, visando a proteção da sociedade e dos direitos fundamentais e materiais dos pacientes e a inclusão no Código Penal Brasileiro da tipificação do Crime de Tirania, com objetivo de estabelecer punição exemplar a quem tentar implantar ódio racial, étnico ou religioso.
A proposta que altera a Lei 10.289/01, para garantir através do Sistema Único de Saúde o acesso aos métodos menos invasivos de tratamento do câncer de próstata, quando diagnosticados precocemente e o projeto de lei que assegura o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ingressar e permanecer com o cão de apoio em todos os meios de transporte e estabelecimentos públicos.
O projeto de lei que assegura, no dia de eleições nacionais e estaduais, plebiscitos e referendos, o direito à gratuidade no transporte público coletivo de passageiros em todo o território nacional e a proposta de isentar o pagamento das taxas cobradas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD, em eventos beneficentes promovidos por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
O projeto que inclui a dermopigmentação paramédica como serviço assistencial complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres que fizeram cirurgia de câncer de mama e a proposta que altera a Lei nº 5.700/71, para criar o tipo penal de vilipêndio, destruição proposital ou ultraje a bandeira nacional.
O projeto de Lei que altera as Leis nº 9.656/98 e nº 9.961/00, para definir que o Rol apresentado pela ANS não possa ser interpretado como taxativo e o projeto que estipula que definidos os diagnósticos ou iniciados os tratamentos e procedimentos médicos, eles só podem ser interrompidos via indicação, médica ou a partir de sentença judicial.
A instalação do Tribunal Regional Federal da 6 Região e a instituição do Programa de Conscientização do Mutismo Seletivo.
O projeto que proíbe o uso de dióxido de titânio na fabricação de alimentos, bem como a importação de itens que contenham essa substância e o projeto que institui todas as festas tradicionais do Paraná no Calendário Nacional de Eventos.
O projeto para que a União possa mexer na Paridade de Preços Internacionais (PPI) da Petróleo Brasil S.A – Petrobras, para reduzir os valores da gasolina e o projeto de lei que altera o Código de Processo Penal para tornar inafiançáveis os crimes de corrupção passiva e ativa, peculato e concussão no Brasil.
Votou a favor do projeto que estabelece a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), dos insumos e produtos destinados à geração de energia solar e eólica e disponibiliza linhas de crédito como forma de incentivo à geração de energias renováveis e o projeto de lei que limita em até 17% a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes.
A proposta para que o governo compense os Estados com perdas arrecadatórias superiores a 5%, destinando recursos da União.
O deputado Ney Leprevost integrou a Frente Parlamentar Católica, a Frente Parlamentar da Contabilidade Brasileira, a Frente Parlamentar de Apoio a Produção e Industrialização de Pescado, a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil, a Frente Parlamentar da Primeira Infância, a Frente Parlamentar do Esporte, foi escolhido membro titular da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. Também participou de sessões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal.
(Via assessoria de imprensa)
POLÍTICA PR
Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.
“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.
Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.
Preservação
Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.
O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.
Perfil
Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.
É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.
Premiações
O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”