CORONAVÍRUS
Estado distribui primeiro lote de vacinas para crianças de seis meses a dois anos contra Covid-19
Publicado em
17 de novembro de 2022por
Tadeu Itajubá
Elas fazem parte de uma primeira remessa de 53.699 doses, enviada pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descentraliza nesta quinta-feira (17), via terrestre, mais 261.300 vacinas contra a Covid-19. Desse total, 17.860 doses são da versão “baby” do imunizante Pfizer BioNTech, para o início do esquema vacinal, com a primeira dose (D1) das crianças de seis meses a dois anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Elas fazem parte de uma primeira remessa de 53.699 doses, enviada pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária.
“As outras duas doses para esses bebês e crianças estão asseguradas no Cemepar, para que possam finalizar, com as três doses, o esquema completo de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Já solicitamos mais de 1,4 milhão de vacinas para darmos continuidade e assim vacinar todas as crianças dessa faixa etária”, acrescentou.
Além das vacinas “baby”, a Sesa distribui 63.040 vacinas CoroNavac para crianças de 3 a 4 anos e 19.580 doses da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos. Ambas por solicitação dos municípios
Já para a população em geral, acima de 12 anos, a Sesa enviará às Regionais 41.970 imunizantes da Pfizer e 118.850 AstraZeneca.
VACINAS – Na última quinta-feira (10), o Estado liberou a aplicação da segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose em pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. A ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios.
Confira AQUI a distribuição de doses enviadas nesta quinta-feira (17) por Regional de Saúde:
GALERIA DE IMAGENS
-
Saúde distribui primeiro lote de vacinas “baby” contra a Covid-19 nesta quinta –
Foto: SESASaúde distribui primeiro lote de vacinas “baby” contra a Covid-19 nesta quinta –
Foto: SESASaúde distribui primeiro lote de vacinas “baby” contra a Covid-19 nesta quinta –
Foto: SESASaúde distribui primeiro lote de vacinas “baby” contra a Covid-19 nesta quinta –
Foto: SESA
SAÚDE
Crianças também precisam de transplante de coração
Published
2 anos agoon
22 de agosto de 2023
Segundo o Ministério da Saúde, 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração no Brasil; Pequeno Príncipe tem cinco pacientes em espera
No último domingo, dia 20, o apresentador de televisão Fausto Silva entrou na fila de espera por um transplante cardíaco. Embora o procedimento seja mais comum em adultos, no Brasil 67 crianças e adolescentes com até 17 anos de idade aguardam por um coração para continuar vivendo. O número representa 17% do total de pacientes brasileiros esperando por esse órgão. Os dados, atualizados até o dia 16 de agosto, são do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, tem hoje cinco crianças listadas na fila do transplante cardíaco e outras duas estão sendo avaliadas para entrar na lista. Segundo o cardiologista Bruno Hideo Saiki Silva, responsável clínico pelo Serviço de Transplante Cardíaco e Miocardiopatias da instituição, a criança mais nova atualmente no rol de espera tem 1 ano e 10 meses, enquanto o adolescente mais velho está com 16 anos.
No caso das crianças pequenas, é ainda mais difícil encontrar um coração de tamanho compatível. “Ofertas de coração com pacientes abaixo de 30 quilos são um grande desafio”, informa Bruno. É o caso do paciente do Pequeno Príncipe, que aguarda há mais tempo na fila – desde novembro de 2022. Quando foi listado, ele tinha 1 ano e 6 meses.
“Para haver compatibilidade entre doador e receptor, existe a necessidade de uma concordância entre peso e altura. Por exemplo, o peso do doador não pode ser menor que 20% ou maior que o dobro do peso do paciente em lista de espera”, detalha o cirurgião cardiovascular responsável por uma das equipes do Serviço de Cirurgia Cardíaca no Pequeno Príncipe, Fabio Binhara Navarro. Neste ano, a instituição já realizou quatro transplantes cardíacos.
Indicação de transplante cardíaco em crianças
De acordo com o cirurgião cardiovascular Fabio Binhara Navarro, crianças e adolescentes podem nascer com malformações no coração ou desenvolver doenças que afetem o funcionamento da estrutura do órgão no decorrer dos anos. Em alguns casos, o tratamento com medicamentos ou cirúrgico (correções de anomalias) não normaliza a função, por isso o transplante cardíaco é indicado.
Pacientes que apresentem estágio final de insuficiência cardíaca, ou seja, quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, precisam do transplante.
Como é feito o transplante cardíaco pediátrico?
Para o procedimento ser realizado, são necessários diferentes profissionais, como cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas, intensivistas, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, perfusionistas, psicólogos e assistentes sociais. No Pequeno Príncipe, a equipe multidisciplinar analisa cada caso desde a consulta pré-operatória, assim como auxilia na seleção do órgão que a criança vai receber e no procedimento cirúrgico, além dos cuidados depois que o transplante cardíaco é finalizado.
A cirurgia, bastante complexa devido à pouca idade dos pacientes, exige duas equipes. “Enquanto parte dos profissionais vão para a retirada do coração do doador, outra parte prepara o receptor, de forma simultânea. Tudo com o intuito de diminuir o tempo de isquemia [tempo em que o fluxo sanguíneo do coração é interrompido] do coração transplantado, para que ele seja o menor possível, preferencialmente menor do que quatro horas”, ressalta o cirurgião cardiovascular.
Essa divisão da equipe, segundo o médico, é fundamental para um procedimento seguro, principalmente quando a captação do órgão é realizada em outros estados, exigindo transporte aéreo. Durante o procedimento, é utilizada uma máquina que faz a função do coração e do pulmão (máquina de circulação extracorpórea) e mantém a circulação sanguínea dos demais órgãos. Nesse momento, o coração doente é retirado, e o órgão saudável é implantado.
Pequeno Príncipe é referência no atendimento de bebês
O Hospital é referência no atendimento de crianças menores de 2 anos. É o caso de Miguel Gabriel da Silva Valoroski, que realizou um transplante cardíaco pouco antes de completar 1 ano. Ele foi diagnosticado com fibroma, um tumor que cresceu dentro do músculo do coração, e só esse tipo de procedimento poderia normalizar o funcionamento do órgão.
O transplante do menino foi um sucesso. De acordo com a mãe, Beatriz Valoroski das Almas, um dia após a cirurgia, ele foi desentubado e recebeu alta antes do esperado. “Ele ficou mais tempo na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] antes da cirurgia do que depois do procedimento, que é complexo. Ele se recuperou muito rápido, foi um milagre”, comemora.
Conforme Navarro, após o transplante, o paciente é monitorado continuamente e necessita de terapia para imunossupressão, com medicamento que atua no seu sistema imunológico, impedindo o processo inflamatório que pode levar à rejeição do órgão. Depois da alta hospitalar, que varia entre 15 e 30 dias, a criança ou adolescente é acompanhado pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia do Pequeno Príncipe até completar 18 anos.
Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

IPR Tapicuru: com muita ciência, Paraná entrega nova cultivar de feijão para o Brasil

Governador lamenta o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Paraná em Ação levará serviços gratuitos a moradores de Sabáudia nesta quinta e sexta

Ratinho Junior e governadora em exercício de Pernambuco debatem políticas sociais

Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Roteiro Turístico
PARANÁ


IPR Tapicuru: com muita ciência, Paraná entrega nova cultivar de feijão para o Brasil
O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira (26) a cultivar de...


Paraná em Ação levará serviços gratuitos a moradores de Sabáudia nesta quinta e sexta
Os moradores de Sabáudia, no Norte do Paraná, terão à disposição nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) diversos serviços...


Governador lamenta o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamenta a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ocorrida nesta quarta-feira (26),...
POLÍCIA


PCPR e PMPR recuperaram trator de vítima de estelionato em São João
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), recuperaram na sexta-feira (21), um trator que...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Palmeira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 21 anos, pelo homicídio que vitimou Jovildo Guedes de...


PMPR apreende quase 20 kg da maconha em ônibus na cidade de Céu Azul
Na última terça-feira (25), a Polícia Militar do Estado do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron),...
ENTRETENIMENTO


Nicolas Prattes exibe cliques de lua de mel com Sabrina: ‘Bênção atrás de bênção’
Nicolas Prattes, de 27 anos, resolveu abrir em suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), um álbum de fotos em que...


Zé Felipe celebra 4 anos de casado com Virginia e se declara: ‘Sim todos os dias’
Zé Felipe, de 26 anos, comemorou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), os quatro anos de casado com Virginia Fonseca,...


Tati Barbieri curte dia de sol em Balneário Camboriú, com marido milionário: ‘No Sul’
Tati Barbieri, de 37 anos, curtiu uma piscina nesta terça-feira (25), junto com o marido, o milionário russo Roman Shpigel,...
ESPORTES


Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina
Em noite para ser esquecida, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Argentina no Monumental de Núñez, perdendo por 4 a...


Após cortes e suspensões, Brasil recebe novos nomes para desafio contra Argentina
O goleiro Weverton, o zagueiro Beraldo e os meio-campistas João Gomes e Éderson se apresentaram na manhã deste sábado (22)...


João Fonseca brilha em Miami e avança à terceira fase do Masters 1000
Em um sábado de grandes emoções no Masters 1000 de Miami, o tenista brasileiro João Fonseca conquistou uma importante vitória...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Verão Gastronômico em Japurá movimenta economia das agroindústrias familiares
-
PARANÁ6 dias ago
Seleção de voluntários para a Operação Rondon Paraná 2025 vai até 15 de junho
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Aqui: orientações essenciais para produtores rurais declararem o IR 2025
-
PARANÁ5 dias ago
Sanepar apresenta detalhes da PPP que ampliará esgoto em 36 cidades do Norte do Estado