NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Motociclistas cristãos são homenageados na Assembleia por ações sociais e de evangelização

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná prestou uma homenagem a um grupo especial de pessoas que leva a palavra de Deus de uma forma diferente: sobre duas rodas. Representantes de 25 moto clubes e motociclistas cristãos do estado ocuparam o Plenário da Casa para receber reconhecimento por promoverem valores sociais e comunitários, em uma iniciativa do deputado Tito Barichello (União).

A cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (4), destacou uma transformação nos moto clubes. “Não faz muito tempo, as pessoas se reuniam para consumir bebidas alcoólicas, brigar e criar situações negativas, até ilegais e imorais. Hoje, esses grupos adotaram princípios e valores baseados na família, no trabalho e no cristianismo”, afirmou o parlamentar.

E são esses valores, segundo Barichello, que levam os motociclistas a desempenharem um trabalho tão relevante. “Esse público atua levando a palavra de Deus, do certo, do correto, independentemente da religião. Esse Deus da honestidade, do amor é pregado, é levado adiante por essas pessoas. Um Deus do amor, do respeito. Um Deus de liberdade em duas rodas”, acrescentou.

Um evangelismo urbano, de acordo com o presidente do moto clube Ceifeiros da Meia-Noite, Gilvan dos Anjos Rocha, um dos homenageados. “Quando se pensa em um cristão, imagina-se uma pessoa de roupa social com a Bíblia debaixo do braço. Mas nós chegamos de moto, com barba, roupas de couro e ouvindo rock, mas também levando a palavra. Isso nos aproxima muito das pessoas”, explicou. Ele ressaltou que o objetivo do grupo é aproveitar as oportunidades para realizar ações sociais e solidárias, oferecendo esperança de maneira menos convencional.

Leia Também:  "Dados dos paranaenses estão em risco", alerta a deputada Luciana Rafagnin (PT) sobre PL que permite desestatização da Celepar

O presidente do Abrutres Moto Clube, Barboza da Silva Marciano, contou que seu grupo reúne em torno de 460 pessoas. “Além de gostar de moto, também tem toda a questão da religiosidade. Eles também rodam todo o estado do Paraná e o Brasil pregando e apoiando todos os motociclistas”, disse.

A vereadora eleita Delegada Tathiana (União) destacou a importância de unir esforços para lutar por pautas e políticas públicas que beneficiem os motociclistas e motofretistas.

Também compuseram a mesa o diretor estadual do Esquadrão Quadrangular, Ivanir Bianchi, o Mano, e o capelão Sivaldo Camargo da Silva, do Cerrado Moto Aventura (CMA Brasil).

Lideranças importantes da comunidade motociclista cristã foram homenageadas, como o presidente do moto clube Águias de Cristo, Valter Muchenski; o diretor regional do Rota da Cruz Curitiba, Giovani Carlos Jussen; e o diretor regional do MC Profetas do Asfalto, Romualdo Schreoede, além de dezenas de motociclistas agraciados com Menções Honrosas.

Iniciativas Legislativas

O deputado Tito Barichello é um entusiasta do fortalecimento do motociclismo no estado e falou aos presentes sobre algumas ações. Entre suas conquistas e iniciativas legislativas estão, por exemplo, a Lei 21.602/2023, que institui o Dia do Mototurismo no Paraná, celebrado em 23 de agosto, e o projeto de lei 201/2023, que dispõe sobre a disponibilização de cancelas exclusivas em praças de pedágios para motocicletas no estado. Também estão em tramitação outras proposições que instituem motos ciclo-turísticas.

Leia Também:  Sessão solene comemorou os 65 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Em parceria com o governo, Barichello reforçou os debates sobre a isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas no Paraná, inclusive com audiência pública no parlamento. O projeto de lei do Poder Executivo sobre o tema foi encaminhado esta semana para tramitação na Assembleia Legislativa. Se aprovada, a proposta beneficiará mais de 732 mil proprietários em todo o estado já a partir de janeiro de 2025.

As medidas, segundo o parlamentar, também impulsionam o turismo e valorizam a cultura dos motociclistas no Paraná. “Esses avanços demonstram a crescente atenção ao segmento e sua importância para a economia e o lazer no estado”, concluiu.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 170 anos do Arquivo Público do Paraná, guardião da história do Estado

Published

on

By

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco na manhã desta sexta-feira (4) de uma grande celebração aos 170 anos do Arquivo Público do Estado, completados no próximo dia 7 de abril. A sessão solene foi proposta e presidida pela deputada Márcia Huçulak (PSD).

Fundada um ano após a instalação da Assembleia Legislativa do Paraná, o então “Archivo Publico Paranaense” tornou-se o abrigo da história do Estado. Seus documentos mais antigos datam do fim do século XVII. “É a reserva de memória do nosso Paraná, da população que construiu esse Estado”, destacou Huçulak (PSD). “Um povo que não preserva sua história não tem futuro. Esse é um patrimônio que deixamos para as futuras gerações: a história preservada”, complementou a parlamentar.

A Assembleia Legislativa prestou, ao todo, 18 homenagens. Elas foram direcionadas a servidores, secretários, pesquisadores, instituições e outros nomes que ajudam ou ajudaram a sedimentar o Arquivo Público do Paraná. “Imagina tratar um documento de 1627, se o trabalho não for feito com profissionalismo e amor, o Arquivo não estaria tão bom como está. Os documentos não são apenas papeis”, destacou a diretora do arquivo, Kassia Cavalari Basso – uma das homenageadas na cerimônia.

Leia Também:  Deputada Luciana Rafagnin (PT) destaca acordo para indenizar vítimas da tragédia de Mariana

“A homenagem é um reconhecimento de que o Arquivo Público é importante e preserva seus documentos históricos”, considerou a servidora Ana Paula Joukoski, que trabalha com o acervo há mais de duas décadas. Homenageada, ela representou todos os demais servidores do órgão.

Órgão recebeu mais de 2 mil visitas em 2024

O secretário da Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, destacou que o órgão sediado no bairro Cabral, em Curitiba, recebeu mais de duas mil visitas presenciais somente em 2024. Cerca de 3400 buscas por informações úteis foram realizadas no período. A procura é justificada pela utilidade do acervo.

“Temos plantas das mais diversas regiões do Paraná, projetos de prédios públicos. As pessoas que buscam a dupla cidadania, por exemplo, procuram informações de imigrantes no Arquivo. As que buscam aposentadoria, buscam lá registros de informações da carreira”, ilustrou o secretário.

Em sua fala, Goulart anunciou dois projetos para o Arquivo Público. O primeiro é uma parceria junto ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) para resgatar a história política dos partidos. Já a segunda, em associação a universidades, amplia a digitalização do acervo.

Leia Também:  Deputada Maria Victoria (PP) garante apoio e apresenta emendas ao Hospital da Criança de Maringá

Participações

Compuseram a mesa, além dos nomes citados, o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o vice-presidente da Fecomércio Paraná, Paulo César Nauiack; o desembargador e presidente do IHGPR (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Paulo Roberto Hapner; o vice-presidente da Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Paulo Salesbram e a diretora de Memória e Patrimônio Cultural, Camila SImoni Junqueira.

Confira a solenidade na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pg8wGlvJOiA

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA