NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Estudante paranaense que pode representar o Brasil em competição de educação profissional recebe homenagem na Assembleia

Publicado em

Um aluno da rede pública de ensino do Paraná é destaque na etapa regional da Worldskills – competição que avalia as habilidades técnicas de estudantes do mundo todo. Erich Nathan de Souza Mendes, de 15 anos, ficou em terceiro lugar nas avaliações de Desenho Mecânico CAD na etapa estadual do torneio e está sendo considerado um dos favoritos para a fase nacional. Erich é aluno do curso de Eletromecânica do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São José dos Pinhais. As aulas do curso técnico começaram a ser ministradas esse ano por meio de uma parceria com o Senai. Para o diretor do colégio, Antonio Sérgio de Oliveira Setim, foi uma surpresa ter um aluno destaque em tão pouco tempo. “Com a abertura desses cursos, oportunizando aos estudantes uma experiência nova na formação deles, a gente descobrir o Erich que, com apenas quatro meses de preparação, conseguiu trazer uma medalha de bronze, é fantástico.”

Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) celebra mais recursos do orçamento para entidades sociais

Homenagem

Na última terça-feira, 5 de novembro, Erich foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná. O estudante recebeu votos de congratulação dos parlamentares, homenagem proposta pelo deputado Paulo Gomes. “A gente sabe que o mercado de trabalho, muitas vezes, tem a vaga, mas não tem a pessoa qualificada para ocupá-la. E pessoas como ele, demonstram que é importante o estudo para valorização inclusive salarial. Por isso, essa homenagem: a demonstração que estamos valorizando os estudantes – neste caso, um aluno da Rede Estadual de Ensino –, para que compreendam que, quanto mais capacitados estiverem, melhores chances para o mercado de trabalho certamente acontecerão”, afirmou Paulo Gomes.

Worldskills

A Worldskills é considerada a maior olimpíada internacional de ensino técnico do mundo. A competição avalia os conhecimentos dos estudantes em áreas da indústria e do comércio, em 56 profissões. O torneio dura quatro dias, durante os quais os alunos têm que responder a desafios de suas áreas dentro de padrões internacionais de qualidade. A etapa mundial da competição vai ser em 2026, em Shangai, e cada país participante poderá enviar apenas um representante por área. Conseguir essa vaga é o próximo desafio de Erich, que nem esperava chegar tão longe. “O Senai mesmo achava que seria só uma experiência, que a gente ia para conhecer o processo, as provas. Mas, consegui o terceiro lugar, né? Superou as expectativas. Agora vai ser bastante treino. Nesses próximos dias vou descansar e no próximo ano volto com força total”, disse Erich.

Leia Também:  Vereador Rogerio Petronilho acompanha as reivindicações da Apae em Nova Aurora

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

É preciso dar um basta nas fake news contra as vacinas, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta segunda-feira, 14, que é necessário combater as fake news contra as vacinas e aqueles que vão contra o interesse público. “Todos sabem que as vacinas salvam vidas. O Plano Nacional de Imunização oferece 18 vacinas para crianças e diversas faixas etárias”, destacou Romanelli na tribuna da Assembleia Legislativa.

“Hoje, as secretarias de Saúde e da Educação iniciaram uma ampla campanha de vacinação infantil nas escolas. Isso não pode ser alvo de ataques, negacionismo ou fake news”, completou.

As vacinas, segundo Romanelli, são obrigatórias, mas não compulsórias, e os pais têm a responsabilidade de decidir pela imunização dos filhos. “Vamos proteger nossas crianças para evitar o retorno de doenças já erradicadas no Brasil”, enfatizou.

Ciência e Saúde

“Não é aceitável que se façam campanhas permanentes contra a saúde pública. Ser eleito deputado não é para trabalhar contra o interesse coletivo. Ir contra a saúde das crianças é ir contra o bem comum”, observou.

Leia Também:  Deputado Luis Corti (PSB) defende projetos de lei de conscientização na área da saúde

Romanelli explicou que as secretarias de Saúde e Educação atuam com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização, da Anvisa e do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os pais que optarem por não vacinar devem assinar um termo de responsabilidade”, esclareceu.

Em março, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que pais que se recusarem a vacinar os filhos contra a covid estão sujeitos à multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Decisões corretas

“O Paraná tem pressa em proteger a vida de suas crianças e jovens. A vacina contra a covid salvou vidas. Não podemos permitir que fake news sejam disseminadas a toda hora”, afirmou.

Romanelli classificou como irresponsáveis as campanhas contra a vacinação infantil. “Peço aos pais: vacinem seus filhos. O que o Estado e o Governo estão fazendo é rigoroso e baseado na ciência. Não vamos nos desviar disso”, reforçou.

“Nossa solidariedade ao governo do Estado pelas decisões acertadas na área da saúde. Os secretários Beto Preto (Saúde) e Roni Miranda (Educação) baseiam suas ações na ciência e no bem-estar das crianças e jovens”, concluiu.

Leia Também:  Vereador Rogerio Petronilho acompanha as reivindicações da Apae em Nova Aurora

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA