NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Empresária Flora Madalosso Bertolli é a nova Cidadã Honorária do Estado do Paraná

Publicado em

Momento marcante e cheio de emoção, a solenidade de entrega do título de Cidadania Honorária do Estado à empresária Flora Madalosso Bertolli, realizada na noite desta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa do Paraná, reuniu amigos, familiares, autoridades e representantes do setor da gastronomia paranaense. A cerimônia acabou sendo transformada num grande tributo a homenageada, em reconhecimento ao seu empreendedorismo e liderança, e a um legado recheado por inúmeras histórias inspiradoras.

Bastante emocionada e com um radiante sorriso, Flora Madalosso Bertolli, 84 anos – carinhosamente chamada de Dona Flora, agradeceu a honraria, expressando profunda gratidão pela concessão do título. “Estou muito feliz pelo reconhecimento. Nunca imaginei que chegaria a alcançar tanto”, disse. Gaúcha de nascimento, ela acabou adotando a Capital paranaense como sua cidade de coração, e nunca deixa de reconhecer que durante sua trajetória o apoio da família e equipe – hoje são mais de 400 colaboradores atuando no tradicional Restaurante Madalosso, fundada por ela – foram fundamentais. Também sempre faz questão de destacar para todos a importância de trabalhar em prol da comunidade.

Um dos sete netos da homenageada, Marlus Bertolli, falou em nome da família durante a solenidade. Segundo ele, esse era um dia muito importante para todos. “A ‘nonna’ veio do Rio Grande do Sul com os pais, em busca de um sonho, para conhecer terras novas, chegaram sem nada e construíram tudo o que tem. Ela trabalhava 17 horas por dia e ainda tinha disposição para dar atenção a família, aos netos. Sempre esteve presente na vida da família”, recordou. A mãe de Marlus, Soraia Kuroda Bertolli, esposa de Marlos – um dos quatro filhos de dona Flora, também fez questão de lembrar da história de superação da homenageada: “Nossa convivência é de décadas e a ela sempre foi um exemplo de bondade, humildade, persistência, paciência e garra”, afirmou.

O deputado Anibelli Neto (MDB), autor da homenagem aprovada por unanimidade pela Casa de Leis, enalteceu a trajetória da nova Cidadã Honorária. Conforme ele, “Flora Madalosso é um exemplo de perseverança e de amor ao Paraná. É uma mulher guerreira, de fibra”. “Este título é uma forma de reconhecer formalmente sua dedicação ao nosso estado e sua contribuição para a nossa comunidade”, assinalou. De acordo com Anibelli Neto, prestar essa homenagem a Dona Flora é uma forma de celebrar sua história de vida, marcada pela visão empreendedora e pelos valores de honestidade, trabalho e família.

Leia Também:  Novo tempo para a saúde do Oeste. 

O parlamentar lembrou que Flora Madalosso Bertolli é a fundadora do icônico Restaurante Madalosso, sendo amplamente reconhecida por sua notável carreira no setor gastronômico, pela qualidade do serviço oferecido, e por suas contribuições ao desenvolvimento econômico e cultural do estado. “Dona Flora Madalosso Bertolli é um exemplo de determinação, trabalho duro e amor à família. Seu impacto no setor gastronômico e na vida social dos paranaenses é imensurável, possui uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, a solidariedade e o profundo amor por Curitiba e pelo Paraná, tornando-a uma digna Cidadã Honorária do nosso estado”, declarou.

Com origem em uma família de imigrantes italianos, Flora Madalosso Bertolli, nasceu no dia 11 de outubro, consolidou seu nome como uma das empresárias mais respeitadas do Paraná, à frente de um dos maiores restaurantes das Américas, que também é um ponto turístico, em Curitiba, e que iniciou bem pequeno, servindo poucas refeições. Assim, o título de Cidadã Honorária – instituído pela Lei estadual 22.127/2024 – acaba sendo um reconhecimento pelo impacto profundo que o trabalho dela tem na divulgação do Paraná. Além de ser uma referência na culinária local, o Restaurante Madalosso, localizado no bairro Santa Felicidade há 60 anos, também desempenha um papel ativo em ações sociais, como o Programa Mesa Solidária, que oferece refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Família de origem italiana

A empresária Flora Madalosso Bertolli nasceu em uma família de imigrantes italianos oriundos da região de Vêneto e Tirol. Seus avós chegaram ao Brasil no final do século 19, estabelecendo-se inicialmente numa pequena cidade próxima a Caxias do Sul, região vinícola do Rio Grande do Sul. Ali seus pais, Antonio Domingos Madalosso e Rosa Fadanelli Madalosso, trabalhavam na lavoura. Aos nove anos, Flora mudou-se para Curitiba, onde sua vida tomou rumos decisivos.

Leia Também:  Bancada Feminina encerra 2024 com mais conquistas para as mulheres do PR

Em 1963, aos 19 anos, casou com Admar Bertolli (já falecido) então leiteiro, e posteriormente, vereador de Curitiba pelo MDB nas legislaturas de 1969-72, 1973-76 e 1977-82. Juntos, em 1964, adquiriram um pequeno restaurante, rebatizado de Restaurante Madalosso. Com o crescimento do negócio, em 1970, Flora e seus irmãos inauguraram o Novo Madalosso. O local se tornou um dos maiores e mais renomados estabelecimentos gastronômicos das Américas e um dos maiores do mundo, segundo o Guinness Book, com cinco mil lugares, consolidando-se como um ponto turístico e cultural da Capital do Estado.

A nova cidadã paranaense já recebeu outras importantes homenagens. Em 2010, foi condecorada como Cidadã Honorária de Curitiba e; em 2015, recebeu a maior honraria conferida pelo Poder Executivo do Paraná às personalidades que contribuem para o engrandecimento do Estado: a Ordem Estadual do Pinheiro, na classe Grande Oficial. Também foi eleita a Mãe do Ano – edição 2007 – pelo Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP). Além de Marlos, Dona Flora é mãe de Marcelo, Marcius e Marisol; tem sete netos e cinco bisnetos.

Transmissão ao vivo

Entre as autoridades participantes da sessão solene registramos as presenças do vice-governador Darci Piana; do ex-deputado Antônio Anibelli; do ex-governador Orlando Pessuti, vice-presidente do Movimento pró-Paraná; de Alfredo Arten Junior, governador do Distrito 4730 do Rotary Internacional; e do vereador professor Euler, representando a Câmara Municipal de Curitiba. A cerimônia, que aconteceu no Plenário Waldemar Daros, foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, e está disponível no canal do YouTube do Parlamento estadual. O evento contou com a participação especial do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade e da Banda da Polícia Militar do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Feira de Tecnologia 60+ apresentou ferramentas digitais e novas tecnologias aos idosos

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Novo tempo para a saúde do Oeste. 

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA