NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Tercilio Turini (MDB) homenageia FATEC Ivaiporã pelo novo curso de Medicina no Vale do Ivaí

Publicado em

O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) homenageou dirigentes, professores, colaboradores e alunos da FATEC Ivaiporã (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) pela recente conquista do curso de Medicina, que alcançou nota máxima (conceito 5) do Ministério da Educação na autorização de funcionamento. Com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, o parlamentar destaca a contribuição da instituição na formação acadêmica e profissional de jovens do Paraná, especialmente da região do Vale do Ivaí, e também de outros estados. “A nova graduação representa um reforço na rede de universidades públicas e particulares, principalmente na área de saúde, abrindo oportunidades e em breve colocando mais médicos e médicas para atender a população paranaense” – diz o deputado.

Como médico, professor de Medicina da UEL e diretor do Hospital Universitário de Londrina por muitos anos, o atual presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia participou de bate-papo com estudantes da primeira e segunda turmas do curso de Medicina da FATEC. “Foi uma conversa que proporcionou momentos de muita interação e troca de informações. Pude sentir nos acadêmicos a vibração, o entusiasmo e a vontade de concretizar sonhos” – relata o parlamentar, agradecendo pelo carinho e respeito de todos os participantes.

Leia Também:  Projeto de lei quer impedir a divulgação de jogos de azar ou cassinos on-line no Paraná por influenciadores digitais

Tercilio Turini ressalta a cordialidade do diretor geral da FATEC Ivaiporã Fábio Costa, do coordenador do curso de Medicina Bruno Maschio Neto, do coordenador adjunto da graduação João Felipe Marques da Silva, da estudante da primeira turma Giovana Marini dos Passos e dos demais que organizaram a visita. “Tive a satisfação de compartilhar sobre a experiência na Medicina e na vida pública, a atuação em defesa do SUS, as atribuições e ações como deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde Pública” – afirma o parlamentar.

Ele se colocou à disposição para colaborar no fortalecimento do novo curso de Medicina, que projeta Ivaiporã e municípios da região, além de ampliar o polo universitário do Vale do Ivaí. Na homenagem, o deputado Tercilio Turini deixa uma mensagem de sucesso aos estudantes. “Aproveitem bem os anos de faculdade, estudem bastante, convivam com os colegas, façam amizades e conquistem o mundo. A saúde avança cada vez mais com pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Mas lembrem-se sempre: o atendimento humanizado, a conversa com o paciente, a atenção, os cuidados, o carinho e a dedicação são essenciais aos médicos e às médicas no diagnóstico, no tratamento e na preservação da vida das pessoas. Sigam em frente, vocês são precursores de novas turmas de alunos e alunas que chegarão ao curso de Medicina da FATEC de Ivaiporã.”

Leia Também:  Palestra na Assembleia Legislativa reforça importância da doação de órgãos

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Deputada Maria Victoria (PP) propõe Rota Turística da Inovação para gerar novos negócios e empregos

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Palestra na Assembleia Legislativa reforça importância da doação de órgãos

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA