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Deputado Professor Lemos (PT) homenageia Marmitas da Terra por combate à fome

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O deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), homenageou o coletivo Marmitas da Terra com uma Menção Honrosa nesta terça-feira (12). A homenagem foi entregue no plenário aos integrantes do grupo, que atuam na produção e distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Lemos enalteceu a relevância da iniciativa promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “O Marmitas da Terra é mais uma ação louvável do MST. Esse trabalho fortalece a solidariedade e a construção de um mundo mais justo”, afirmou o parlamentar. “Portanto, essa singela homenagem é mais do que justa. Iniciativas como esta nos fazem acreditar que um mundo justo, fraterno e solidário seja possível. Seguimos juntos, na construção deste mundo”, completou.

História de solidariedade

O Marmitas da Terra nasceu em maio de 2020, durante a pandemia, como parte da Campanha de Solidariedade do MST. O projeto uniu trabalhadores rurais e urbanos na produção de marmitas para pessoas em situação de rua e em ocupações urbanas de Curitiba e Região Metropolitana.

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Desde o início, já foram distribuídas mais de 185 mil refeições, preparadas com alimentos saudáveis e provenientes de áreas da Reforma Agrária. Além disso, mais de 60 toneladas de alimentos foram colhidas na horta comunitária do Assentamento Contestado, fortalecendo a produção orgânica e sem veneno.

Comida saudável e políticas públicas

A iniciativa também promove a reflexão sobre políticas públicas que incentivem a criação de cozinhas comunitárias como solução para o combate à fome. O coletivo organiza mutirões no Assentamento Contestado, reunindo voluntários para plantar, cuidar e colher alimentos que são destinados à confecção de refeições saudáveis e variadas.

O Marmitas da Terra é exemplo de integração entre trabalhadores rurais e urbanos, mostrando que ações coletivas e solidárias podem transformar vidas e combater a insegurança alimentar.

Fonte: ALPR PR

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Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

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Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

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A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

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Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

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