NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Hussein Bakri (PSD) exalta participação fundamental da Assembleia em avanços do Paraná no 2º semestre

Publicado em

Líder do Governo na Assembleia do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) encerra o segundo semestre de trabalhos legislativos comemorando a aprovação de projetos importantes e avanços do Estado em várias áreas. O parlamentar destaca, por exemplo, a modernização da legislação ambiental e das carreiras militares do Estado, a manutenção do Paraná como melhor educação do país e a consolidação como 4ª maior economia do Brasil. Cita ainda o grande desempenho eleitoral do PSD, que, sob o comando do governador Ratinho Junior, elegeu 40% dos prefeitos do Paraná.

“O sentimento é, sem dúvida, de dever cumprido. Mais uma vez, aprovamos 100% dos projetos de lei do Governo, sempre com contribuições importantes dos deputados da base e da oposição, servidores, sociedade civil organizada de maneira geral. Nosso objetivo sempre é o de buscar entendimentos e consensos em favor de 11,8 milhões de paranaenses, e acredito que tenhamos conseguido sucesso nessa missão”, avalia Hussein Bakri.

Um dos projetos mais importantes aprovados neste semestre, de acordo com Bakri, vai desburocratizar os processos de licenciamento ambiental no Estado, ao aprimorar a regulamentação existente até então e aliar as necessidades do setor produtivo com a preservação do meio ambiente. De acordo com o parlamentar, a proposta foi amplamente discutida na Assembleia, tendo incorporado 22 das 47 emendas apresentadas pelos deputados. Também teve a aprovação da Casa o projeto que reestrutura as carreiras de bombeiros e policiais militares, com ganhos salariais expressivos e melhorias no fluxo de cargos, encurtando o tempo para chegar no topo da carreira.

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) solicita melhorias urgentes no trevo da PR-160 em Sertaneja

Presidente da Comissão de Educação, Hussein Bakri ressalta também que o Paraná continua sendo a melhor educação do Brasil tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais), segundo os dados do Ideb. O parlamentar cita ainda o lançamento do Programa Aprova Paraná Universidades que, em 2025, vai reservar cerca de 2 mil vagas nas sete instituições estaduais de ensino superior para estudantes das escolas estaduais.

Já na saúde e assistência social, o Líder do Governo menciona a liberação de R$ 502 milhões para fortalecer a oferta dos serviços de saúde em todo o Estado e para reforçar a estratégia de regionalização dos atendimentos nos 399 municípios paranaenses, e de R$ 52 milhões em emendas parlamentares para centenas de entidades sociais de todo o Paraná. Por sua vez, os índices mais recentes do IBGE colocam o Paraná como a quarta maior economia do Brasil e a principal da região Sul.

“Todos esses dados positivos ajudaram a mostrar o jeito PSD de administrar e a população reconheceu isso nas urnas, elegendo prefeitos do nosso partido em 164 dos 399 municípios do Paraná. E a Assembleia Legislativa estará ao lado do governador Ratinho Junior em 2025 para continuar ajudando a fazer do nosso Estado referência para o Brasil”, projeta Hussein Bakri.

Leia Também:  Deputado destaca proposta para isentar IPVA de motocicletas de baixa cilindrada

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Atuação do crime organizado no comércio de combustível pode motivar instalação de CPI na Assembleia

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) solicita melhorias urgentes no trevo da PR-160 em Sertaneja

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA