POLÍTICA PR
Deputado Goura (PDT) propõe projetos de cicloturismo em ferrovias desativadas no Paraná
Publicado em
14 de março de 2025por

O Paraná tem grande potencial para efetivar rotas de cicloturismo em ferrovias desativadas ou ociosas, mas ainda há poucas inciativas para desenvolver e colocar em prática projetos no estado.
O alerta é do deputado estadual Goura (PDT), que tem buscado debater o assunto junto aos órgãos do Governo Federal e do Paraná relacionados à infraestrutura e turismo, além de entidades da sociedade civil e empresas dos setores.
“Essas iniciativas refletem um movimento crescente na direção ao desenvolvimento de projetos que promovam o cicloturismo e a valorização das antigas malhas ferroviárias, impulsionando o turismo sustentável e a mobilidade ativa”, destacou Goura.
O deputado informou que recentemente manteve contato sobre o aproveitamento de linhas férreas desativadas para projetos de cicloturismo com órgão como a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e entidades como a Aliança Bike e a empresa Rumo S.A.
Goura explica que o cicloturismo é uma atividade em ascensão no Brasil e no Paraná, trazendo impactos econômicos positivos e benefícios sociais, que permite um turismo mais inclusivo e sustentável, valorizando a cultura e o comércio local.
“A criação de rotas de cicloturismo aproveitando a malha ferroviária desativada ou ociosa é uma grande oportunidade para promover desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do Paraná”, afirmou Goura.
Segundo ele, projetos nacionais e internacionais mostram que a transformação de trilhos em trilhas pode gerar impactos positivos na economia, no meio ambiente e na cultura.
“Por isso solicitamos ao Governo do Paraná mais ações concretas para o desenvolvimento dessas iniciativas e procuramos empresas como a Rumo para falar desses projetos”, informou o deputado.
Goura disse que foram feitas as seguintes solicitações ao Governo do Estado: levantamento e envio de informações com mapas e dados sobre os diferentes trechos de ferrovias e a indicação de interlocutor para estabelecer uma agenda técnica para a implantação de projetos piloto de cicloturismo no Paraná.
Exemplos no Brasil
No Brasil existem algumas iniciativas que desenvolvem projetos de cicloturismo, com destaque para a Rota do Ferro (Minas Gerais); Ciclovia dos Trilhos (Santa Bárbara D’Oeste, SP); Parque Linear de Caçador (Santa Catarina); Circuito Ernestina (Minas Gerais) Trilha Verde da Maria Fumaça (Minas Gerais).
Reunião Rumo
No final de fevereiro, dia 26, o deputado participou de reunião com a empresa Rumo, concessionária e a maior operadora de logística ferroviária do Brasil, que atua nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
Durante a reunião, Goura falou de projetos voltados para a implementação de cicloturismo em ferrovias desativadas ou ociosas. “A implementação de projetos de cicloturismo utilizando leitos ferroviários oferece múltiplos benefícios”, informou.
Goura destacou que a vantagens podem ser econômicas, com estímulo à economia regional com geração de trabalho e renda; ambientais, com promoção de deslocamentos não poluentes e saudáveis e culturais, com valorização e ressignificação de estações ferroviárias e preservação do patrimônio histórico.
Patrimônio e meio ambiente
Goura e equipe foram recebidos pelo gerente executivo de Regulação, Meio Ambiente, Institucional e Social da empresa, Ticiano Bragatto. Ele explicou que a concessão da Rumo se estende até 2027 e destacou as ações de responsabilidade social e ambiental que a companhia tem implementado, incluindo a mitigação de passivos ambientais e patrimoniais.
“Projetos como esses de cicloturismo aproveitando a malha ferroviária desativada e ociosa vai ao encontro das nossas diretrizes. Já temos alguns exemplos acontecendo que integram cicloturismo e a criação de parques lineares”, contou Ticiano.
Entre os projetos apresentados pelo executivo, foram o estudo para a reativação da malha ferroviária entre Cajati e Santos, em São Paulo, visando seu uso turístico e o projeto “Caminho Rio do Peixe”, que pretende transformar o traçado da histórica ferrovia São Paulo–Rio Grande do Sul em um corredor verde.
Ticiano explicou que existem dois modelos para viabilizar os projetos, com remoção dos trilhos para transformar a ferrovia em ciclovias e de uso da faixa de domínio, permitindo que o traçado ferroviário continue existindo e seja adaptado para outros usos.
De acordo com ele, a melhor alternativa é manter os trilhos: “É mais rápido e mais simples de ser executado”, informou. Ticiano citou a Lei Federal 14.273/2021, conhecida como Marco Legal das Ferrovias, que estabelece diretrizes para a exploração ferroviária no Brasil, incluindo regras sobre o uso da faixa de domínio.
A legislação prevê que o uso prioritário da faixa de domínio é destinado à operação ferroviária, manutenção e segurança. Que a área pode ser concedida para outros usos não ferroviários, desde que não comprometam a operação e a segurança da ferrovia.
“A lei também permite o uso da faixa para ciclovias, vias turísticas e áreas de lazer, mediante autorização. Essa flexibilização possibilita novas atividades econômicas sustentáveis, como o cicloturismo, sem interferir na operação dos trens”, informou Ticiano.
Apresentação de Projetos
“Os interessados em apresentar projetos à Rumo devem elaborar uma proposta conceitual, incluindo uma minuta de contrato entre a empresa e o proponente, que pode ser uma entidade, município, consórcio ou órgão gestor de turismo”, explicou Ticiano.
Potencial no Paraná
No Paraná, apesar do grande potencial, mas há poucos exemplos de cicloturismo utilizando ferrovias. Em Curitiba, existem os exemplos de ciclovias que estão na faixa de domínio de ferrovias que cortam a cidade. Em Ponta Grossa, há movimentos locais buscam aproveitar a antiga ferrovia para criar rotas cicloturísticas conectando municípios como Castro, Carambeí e Piraí do Sul. Também na Região Metropolitana de Maringá, na ferrovia que liga Paiçandu – Cianorte.
“Vamos provocar os municípios, que têm potencial para desenvolver projetos e implementar ciclovias nos leitos de ferrovias desativadas ou ociosas ou na faixa de domínio, para saber se tem interesse em projetos”, informou Goura.
Segundo ele, municípios como Maringá, Marques dos Reis, Cianorte, Harmonia, Jaguariaíva, Joaquim Murtinho, Ponta Grossa e Curitiba podem ser potenciais interessados em desenvolver projetos de cicloturismo em ferrovias desativadas ou ociosas no paraná.
Participantes da Reunião
Participaram da reunião representando a Rumo, Murilo Noronha, especialista em planejamento; Mônica Braga Cortes, gerente de governança e Jaderson dos Santos, analista de projetos. Pelo mandato Goura participaram os assessores Leonardo Rocha e Alexandre Lorenzetto.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos
Published
59 minutos agoon
3 de abril de 2025By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.
Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.
O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.
Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.
“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.
Fonte: ALPR PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...
POLÍCIA


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025