A primeira sessão não deliberativa da Assembleia Legislativa do Paraná foi marcada por uma homenagem aos vigilantes da empresa Embrasil, responsável pela segurança da Casa. Realizado nesta quarta-feira (9), no Plenário, o evento concedeu certificados de menção honrosa aos profissionais e inaugurou um novo formato de solenidades do Legislativo, realizadas fora do horário das sessões ordinárias.
A iniciativa partiu do deputado Ricardo Arruda (PL), com o objetivo de valorizar uma função frequentemente invisibilizada. “A categoria dos vigilantes exerce um papel fundamental no nosso cotidiano, mas costuma ser esquecida. Quando um idoso, uma mãe ou uma criança vai a uma agência bancária ou ao comércio, é o vigilante que garante a segurança. Aqui, na entrada da Assembleia, também são eles que cuidam de todos nós. É uma categoria que merece ser lembrada e reconhecida”, afirmou.
Arruda também elogiou o novo formato permitido pelo Regimento Interno da Casa. “A mudança é positiva, pois amplia nosso tempo sem comprometer as sessões plenárias, que já são poucas diante da quantidade de temas a serem debatidos. Agora, podemos receber convidados e realizar homenagens com mais liberdade”, destacou.
O deputado Alexandre Amaro (REP) também participou da solenidade e reforçou a importância da categoria. “São profissionais que protegem tanto o patrimônio quanto a nossa integridade física aqui na Assembleia. Todo o esforço e dedicação deles devem ser reconhecidos”, disse.
Para o gerente de Recursos Humanos da Embrasil, Humberto Makiaki, a cerimônia foi uma prova de que o trabalho bem executado é valorizado. “Recebemos essa menção honrosa com muita gratidão. A principal missão da vigilância é proteger, garantir a segurança, e hoje celebramos a eficiência com que essa missão é cumprida”, declarou.
Com 18 anos de atuação na Alep, o vigilante Clodoaldo de Oliveira agradeceu a homenagem. “Minha rotina é atender as pessoas com respeito e educação. Gosto muito de trabalhar aqui e aprendo muito todos os dias. Esse reconhecimento valoriza a profissão e contribui para a autoestima da categoria”, afirmou, representando os cerca de 60 profissionais presentes na cerimônia.
Fonte: ALPR PR