NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado defende criação de mecanismos e de leis para o combate ao desperdício de comida e à fome

Publicado em

Gestores públicos, empresários e instituições que fazem o reaproveitamento e a doação de alimentos discutiram ações para combater o desperdício e a fome. Estes foram os assuntos de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Gomes (PP). “Segundo a FAO, agência da ONU de combate à fome, tivemos, em 2022, um bilhão de refeições que acabaram no lixo. Veja que contradição: ao mesmo tempo que temos tantas pessoas passando fome, e o Brasil como grande produtor de alimentos, nós temos na outra ponta, um grande desperdício. É preciso que a gente crie mecanismos para que restaurantes, bares, comércio, indústria entendam a importância da doação e o Estado incentive essas doações. E a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental na criação de leis bem elaboradas para que sejam aplicadas.”

Bons exemplos

Durante a audiência, representantes de entidades que fazem a distribuição de alimentos que seriam descartados, relataram experiências de sucesso. Entre elas, a do Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa. Por meio do programa, hortigranjeiros que acabam não sendo comercializados nas Centrais de Abastecimento do estado são selecionados e distribuídos para entidades sociais e famílias em situação de insegurança alimentar. De acordo com Eder Bublitz, presidente da Ceasa Paraná, são 591 mil quilos de produtos reaproveitados todos os meses. “As Ceasas, tradicionalmente, são grandes geradoras de resíduos orgânicos, então a gente não pode aceitar que alimentos em condições próprias para consumo, de alta qualidade nutricional, estejam sendo destinados ao aterro”, disse Eder.

Leia Também:  Investimento de R$600 mil é destinado para reforma do Banco de Alimentos de Cascavel

Outro programa que teve os resultados apresentados durante a audiência pública foi o Sesc Mesa Brasil. Nos 20 anos de existência do projeto, foram distribuídos 32 milhões de quilos de alimentos em todo país. Esse ano, só no Paraná, quase 2 milhões de quilos foram entregues a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo Rafaela Santos, coordenadora do Programa no estado, a possibilidade de o doador verificar como e onde os alimentos estão sendo entregues, ajuda a gerar confiança em quem quer participar. “A gente tem uma questão de transparência com nossos doadores que é a rastreabilidade: todo mundo que doa tem acesso para rastrear onde o alimento que doou está chegando, quem está recebendo, quantas pessoas estão sendo atendidas”, informou Rafaela.

Para a coordenadora de políticas públicas do Instituto Pacto contra a Fome, Camila Mantovani, a iniciativa do Paraná em debater o assunto é um exemplo a ser seguido por outros estados. “Essa é uma responsabilidade de toda sociedade, então, juntar os setores privado e público, mais o terceiro setor é o que a gente precisa. E acho que puxar essa audiência pública, chamar essa responsabilidade para essa casa legislativa, pode colocar o estado do Paraná à frente do restante do país, como grande modelo de como combater o desperdício de alimentos em prol do combate a fome”.

Leia Também:  Assembleia Legislativa abre inscrições para a palestra sobre as alterações nas normas gerais de licitação e contratação no Estado do Paraná

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Investimento de R$600 mil é destinado para reforma do Banco de Alimentos de Cascavel

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  Presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), participa de seminário do TCE para novos prefeitos

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA